Buscar

projeto de pesquisa metodologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL de são paulo
Amanda almeida
beatriz carvalho
emilly rocha 
PAOLA MARÇAL
thais siqueira
EFEITO DE BORDA
DIADEMA
2017
		amanda de almeida
beatriz carvalho nascimento
emilly rocha carvalho
PAOLA MARÇAL
thais siqueira
EFEITO DE BORDA
Parte manuscrita do Projeto de pesquisa das alunas Amanda Almeida; Beatriz Carvalho; Emilly Rocha; Paola Marçal; Thais Siqueira, da Universidade Federal de São Paulo, curso ciências ambientais, apresentado a disciplina de metodologia cientifica a professora Rosangela.
DIADEMA
2017
. 
INTRODUÇÃO
Os fragmentos florestais são as áreas de mata fechada que permanecem em uma área desmatada. As árvores das extremidades desses fragmentos ficam expostas ao clima, parasitas e outros fatores biológicos e químicos, se tornando menos saudáveis e morrendo lentamente. Este processo é o que chamamos de efeito de borda. O presente trabalho tem como objetivo estudar fragmentos de mata da Universidade Federal de São Paulo campus Diadema, unidade José de Alencar, com a finalidade de avaliar se o campus encontra-se realmente sobre efeito de borda ou é uma borda, além de discutir aspectos gerais de mecanismos biológicos que ocorrem em bordas de florestas. Para isso, será utilizado o método de parcelas, o qual será analisado biodiversidade, temperatura, intensidade luminosa, ruídos, humidade relativa do ar e velocidade do vento em diferentes fragmentos de 1m². Desse modo, espera-se encontrar características que corroboram ou refutam o efeito de borda no fragmento estudado. 
Caracterização do Problema
 A intensidade do efeito de borda tem relação com o tamanho e a forma do fragmento florestal. O efeito de borda por atingir, geralmente, 100 metros mata a dentro, logo, fragmentos florestais menores que 100 metros de largura ou diâmetro podem ser "inteiramente borda". Para esses casos, as técnicas de conservação requeridas são mais complexas de serem executadas. As áreas do fragmento perto da borda acabam ficando mais iluminadas, mais quentes e mais secas e cada espécie da floresta responde de maneira diferente a esse fenômeno. As espécies que não suportam a baixa umidade, por exemplo, são prejudicadas, já espécies como cipós acabam por se beneficiar. Dessa forma o equilíbrio natural fica comprometido, havendo a possibilidade de perda de espécies importantes para aquela área.
OBJETIVOS E METAS
Este projeto de pesquisa tem como objetivo verificar se a mata encontrada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus Diadema possui efeito de borda ou se a mata é, por si só, o efeito de borda. 
METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÃO
A área a ser escolhida para a execução do objetivo será a mata encontrada na Unidade José de Alencar, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), localizada em Diadema. O motivo da escolha do local será, principalmente, o fácil acesso que todos os alunos terão ao local, uma vez que a maioria das aulas são ministradas na unidade. 
Imagem 1 – Fragmento de mata encontrada na Unidade José de Alencar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na Avenida Conceição, Diadema – SP. 
Fonte: https://www.google.com.br/maps/place/Av.+Concei%C3%A7%C3%A3o+-+Centro,+Diadema+-+SP/@-23.6819762,-46.6270887,227m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x94ce44e0ccfcad2f:0x96848fcf90348064!8m2!3d-23.6804242!4d-46.6268693 
A cidade de Diadema fica localizada na região metropolitana de São Paulo. Diadema possui 30,7 km², sendo responsável por representar quase 5% de todo o território do ABCD paulista, composto por sete cidades, e cerca de 0,01% do Estado de São Paulo. Segundo o IBGE, em 2010 a cidade possuía 386.039 habitantes, representando a segunda maior demografia do Brasil, com 12.574 habitantes por km². De acordo com o relatório de 2010 da Secretaria Estadual da Fazendo, Diadema é a 14ª economia do Estado de São Paulo e a 41ª economia do Brasil (IBGE 2008)
Para a elaboração da parte prática do projeto, será necessário realizar pesquisas bibliográficas sobre o tema efeito de borda. A técnica de campo que será utilizada ao longo do projeto de pesquisa e posteriormente analisada no relatório de pesquisa será a de estudo de caso por meio da amostragem não-aleatória, no qual serão analisadas pequenas parcelas de 1m² da mata para que se possa atingir um resultado generalizado. Para isso serão utilizadas quatro estacas de madeira, uma trena e barbante para delimitar a área das parcelas e será necessário identificar se a parcela está localizada mais internamente ou externamente da mata. A parcela delimitada será fotografada e serão identificados e descritos os diferentes morfotipos de plantas encontrados na área da parcela. Todas as informações pertinentes à pesquisa serão compartilhadas com todos os alunos da turma 08 de Ciências Ambientais, da Universidade Federal de São Paulo. Além da amostragem não-aleatória, serão usadas medidas do local como luminosidade, umidade, entre outros, com o auxílio do medidor multifunção ITMP-600.
Algumas variáveis podem comprometer a execução das parcelas, como más condições climáticas, portanto, caso necessário, será feito o adiamento da atividade.
Resultados e impactos esperados
A área que iremos estudar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Diadema poderá sofrer efeito de borda, que pode ser definido como uma alteração na estrutura, na composição e/ou na abundância relativa de espécies na parte marginal de um fragmento. Muitas espécies têm dificuldades de adaptação aos novos aspectos naturais à sua volta e adoecem.
Conforme isso ocorre, os impactos esperados são agressão da temperatura, vento, insetos e plantas parasitas atingindo os remanescentes com a possibilidade de toda a área ser extinta. Essas plantas têm morte lenta e gradual. Porém a dinâmica de um fragmento depende de diversos fatores: tipo de vizinhança, formato da área e grau de isolamento, por exemplo. Eles propiciam uma diferenciação entre as condições físicas e bióticas na borda e no interior do fragmento, alterando a estrutura, a composição e/ou a abundância relativa de espécies na parte marginal de um fragmento. 
Quanto menor um fragmento florestal, mais sujeito ao efeito de borda ele estará. Como as dificuldades ocorrem em até 100 metros dentro da mata, muitos fragmentos são inteiramente áreas de borda. A diminuição da área de habitat favorável a uma determinada espécie, leva a uma menor abundância regional desta. 
Contudo, o fragmento florestal nem sempre está fadado aos efeitos de borda e à morte das espécies nativas. Procedimentos de manejo ambiental podem diminuir os impactos do isolamento de uma área de floresta, preservando boa parte de sua biodiversidade.
Riscos e Dificuldades 
Poderemos encontrar dificuldades na coleta de dados, dado a topologia do terreno, o tipo de vegetação e possibilidade de intempérie. Que poderão trazer problemas para fazer a demarcação da amostra que será observada e comprometimento dos dados que serão necessários para a aferição ou não do efeito de borda. Deveremos levar em conta os riscos que o ambiente oferecerá para nós, como plantas, animais e insetos nocivos. Para contornar essas possíveis dificuldades avaliaremos o terreno afim de escolher a região mais propícia para a coleta de dados, para que seja de fácil acesso para a demarcação e a coleta de dados seja satisfatória. Usaremos roupas e calçados fechados que protejam pernas, braços e pés, concomitantemente ao uso de repelentes e capas de chuva caso haja intempérie moderada, mas caso haja e seja de forte intensidade então adiaremos a coleta para um dia mais adequado
Relevância da proposta
 A relevância da pesquisa sobre efeito de borda na mata da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) localizada em diadema é de extrema relevância pois a região jamais fora avaliada dessa forma. Podendo assim desenvolver técnicas para a amenização do efeito de borda na região. 
Viabilidadee adequação da infraestrutura
 A viabilidade da técnica proposta para a realização do projeto é simples e a infraestrutura usada para a execução do projeto contou com o método de parcelas e o uso do medidor multifunção ITMP-600.
CRONOGRAMA
	
	ABRIL
	MAIO
	ATIVIDADES
	01 até 08
	09 até 16
	17 até 24
	25 até 30
	01 até 08
	Pesquisa Bibliográfica
	
	
	
	
	
	Coleta de Dados
	
	
	
	
	
	Desenvolvimento do Projeto
	
	
	
	
	
	Entrega do Projeto de Pesquisa
	
	
	
	
	
Referências bibliográfica 
AMBIENTE BRASIL, Redação. Corredor Biológico e Efeito de Borda.[S.l.]. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/unidades_de_conservacao/artigos_ucsAndré Deberdt/>. Acesso em 30 abr. 2017.
BRUNIERI, Celina M. (Cop.). Guia básico para elaboração de referências bibliográficas segunda a ABNT, Revista Entreteses, São Paulo, ago. 2014. Disponível em: <http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/pdf/entreteses/guia_biblio.pdf>. Acesso em 30 abr. 2017.
CASADEI, VITOR. O Efeito de Borda nos fragmentos de mata. [S.l.], 23 jul.2014. Disponível em: <http://diariodoverde.com/o-efeito-de-borda-nos-fragmentos-de-mata/>. Acesso em 28 de abr de. 2017.
 DEBERDT, André et alii. Fragmentação de ecossistemas: Causas, efeitos sobre a biodiversidade e recomendações de políticas públicas, Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Brasília, p. 23–20, 2003. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/fragment.pdf>. Acesso em 30 abr. 2017.
DIADEMA. Conheça Diadema. Secretaria de Comunicação de Diadema, Diadema, 19 fev. 2017. Disponível em: <http://www.diadema.sp.gov.br/cidade/conheca-diadema/historia>. Acesso em: 29 abr. 2017.
Ewers RM, Didham RK (2007) The effect of fragment shape and species’ sensitivity to habitat edges on animal population size. Conserv Biol 21:926–936. Acesso em 28 abr. 2017.
SANTOS, ANDRÉ ; SANTOS, BRÁULIO. (2007). A estrutura e a composição da vegetação da Caatinga arbustiva são livres da influência de borda?. Acta Bot. Bras. Pernambuco., vol.22, n.4, p.1-5. 2008. Acesso em 28 abr. 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes