Buscar

Administração Estratégica APOL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração Estratégica- APOL 2
Nota:100
Questão 1/5 - Administração Estratégica
De acordo com os conceitos abordados sobre comunicação empresarial, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.     
I.        Pode-se definir a comunicação como o processo no qual uma mensagem é enviada por “X” (fonte ou emissor) e entendida por “Y” (receptor), utilizando-se um canal de comunicação.    
II.        Nas empresas, a comunicação empresarial possui uma importância fundamental para o bom andamento das atividades cotidianas.   
III.        A comunicação empresarial é responsável pela disseminação das informações, tarefas, ordens etc. que podem ser usadas das mais diversas formas. 
IV.        Independente da forma utilizada, a comunicação empresarial deve envolver preferencialmente as seguintes variáveis: quem, como, o quê, para quem, com que efeito, quando e onde.
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Letra D Você acertou!
Pode-se definir a comunicação como o processo no qual uma mensagem é enviada por “X” (fonte ou emissor) e entendida por “Y”(receptor), utilizando-se um canal de comunicação. Nas empresas, a comunicação empresarial possui uma importância fundamental para o bom andamento das atividades cotidianas. A comunicação empresarial é responsável pela disseminação das informações, tarefas, ordens etc. que podem ser usadas das mais diversas formas. Independente da forma utilizada, a comunicação empresarial deve envolver preferencialmente as seguintes variáveis: quem, como, o quê, para quem, com que efeito, quando e onde. (SERTEK et. al., 2012, p. 93-94)
Questão 2/5 - Administração Estratégica
A estrutura organizacional pode ser entendida como a Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Nesse sentido a organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Um dos pontos da estrutura organizacional é a autoridade organizacional. Os itens relacionados à autoridade na organização são: níveis hierárquicos, delegação, centralização e descentralização. 
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o termo “Descentralização”.
	
	A
	Referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente.
	
	B
	É transferir atribuições e autoridade a outras pessoas, geralmente subordinados, para a realização de tarefas e atividades. O gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem comprometer o processo final.
	
	C
	É vista facilmente em pequenas e médias empresas em que o dono/chefe é a pessoa que decide tudo. Tem suas vantagens, como: tudo o que acontece na empresa é de conhecimento do dono/chefe. Mas, por outro lado, isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente.
	
	D
	Quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia.
Letra D Você acertou!
Os níveis hierárquicos referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente. (SERTEK et. al., 2011, p. 83) Delegação é transferir atribuições e autoridade a outras pessoas, geralmente subordinados, para a realização de tarefas e atividades. O gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem comprometer o processo final. (SERTEK et. al., 2012, p. 86) A centralização é vista facilmente em pequenas e médias empresas em que o dono/chefe é a pessoa que decide tudo. Tem suas vantagens, como: tudo o que acontece na empresa é de conhecimento do dono/chefe. Mas, por outro lado, isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente. (SERTEK et. al., 2012, p. 87) A descentralização também tem suas vantagens e desvantagens, assim como a centralização. Por exemplo: quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia. (SERTEK et. al., 2012, p. 88)
Questão 3/5 - Administração Estratégica
Dentre os componentes da estrutura organizacional merece destaque o componente “responsabilidade”, que diz respeito à forma estrutural da empresa, referindo-se, nesse caso, às funções a serem executadas dentro dela. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o componente da estrutura organizacional: “departamentalização”.
	
	A
	Procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas.
Letra A Você acertou!
Departamentalização: procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas. Linha e assessoria: possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha). Descrição das atividades: esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa. Autoridade: é a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 81.
	
	B
	Possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha).
	
	C
	Esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa.
	
	D
	É a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
“Na administração de empresas, há uma técnica que facilita o entendimento de controle do processo. Foi introduzido no Japão, após a Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewhart, mas quem o difundiu pelo mundo todo foi William Edwards Deming, em 1950. Essa ferramenta é estudada de forma específica e há muito é utilizada nos cursos de administração, pois todo o processo parte dela.”   
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome da ferramenta descrita acima.
	
	A
	Ciclo PDCA. Letra A Você acertou!
Na administração de empresas, há uma técnica que facilita o entendimento de controle do processo chamado Ciclo PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação). Esse ciclo foi introduzido no Japão, após a Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewhart, mas quem o difundiu pelo mundo todo foi William Edwards Deming, em 1950. Essa ferramenta é estudada de forma específica e há muito é utilizada nos cursos de administração, pois todo o processo parte dela. (SERTEK et. al., 2012, p. 79)
	
	B
	Stakeholders.
	
	C
	Análise SWOT.
	
	D
	FCSs.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
Os níveis hierárquicos referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente.  Nesse sentido as organizações normalmente são divididas em:nível estratégico; nível tático e nível operacional. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o componente do nível hierárquico: “Nível estratégico”.
	
	A
	Representa as funções e as atividades de tomadas de decisão na empresa, ou seja, são as ações que direcionam. Geralmente, esse nível é composto por diretores, assessores, consultores, gerentes etc.
Letra A Você acertou!
Nível estratégico: representa as funções e as atividades de tomadas de decisão na empresa, ou seja, são as ações que direcionam. Geralmente, esse nível é composto por diretores, assessores, consultores, gerentes etc. Nível tático: representa os cargos de liderança e o comando na organização, nos quais supervisores, líderes, chefes, coordenadores etc. atuam. Nível operacional: encontram-se as pessoas que executam tarefas. São aquelas que trabalham, por exemplo, na fabricação dos produtos, no setor de vendas ao consumidor, no atendimento ao público etc. Constam aqui cargos como auxiliares, assistentes, secretárias, estagiários etc. Descentralização: quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 83.
	
	B
	Representa os cargos de liderança e o comando na organização, nos quais supervisores, líderes, chefes, coordenadores etc. atuam.
	
	C
	Encontram-se as pessoas que executam tarefas. São aquelas que trabalham, por exemplo, na fabricação dos produtos, no setor de vendas ao consumidor, no atendimento ao público etc. Constam aqui cargos como auxiliares, assistentes, secretárias, estagiários etc.
	
	D
	Quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia.

Outros materiais