Buscar

Himenolepíase: Infecção Intestinal por Hymenolepis nana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5. HYMENOLEPIS 
 A Hymenolepis provoca himenolepíase, causada por uma taenia (Hymenolepis nana) com variação de 3 a 4 cm de tamanho, trata-se de uma infecção intestinal. A Hymenolepis nana é a única taenia do homem sem um hospedeiro intermediário obrigatório. Trata-se de um helminto cestódeo. 
5.1. CICLO DE VIDA 
 Os ovos infectantes de Hymenolepis nana são liberados com as fezes; com os ovos infectantes podendo sobreviver ate 10 dias no ambiente. Ao serem ingeridos, através de alimento ou água contaminada, ou através da mão contaminada pelas fezes, há a semidigestão dos embrióforos, a oncosfera é liberada no intestino que penetra na vilosidade da mucosa intestinal e se transforma em larva cisticercóide. Após a ruptura da vilosidade, retorna ao lúmen e se fixa na mucosa intestinal pelo escoléx, desenvolvendo uma taenia adulta. O período de vida é de 4 a 6 semanas, mas pode ocorrer a autoinfecção, quando um ovo retorna ao estômago por movimentos peristálticos, resultando na liberação dos cisticercóides penetrando na mucosa do íleo, fazendo com que a infecção persista por anos.
 5.2. MÉTODOS DE TRANMISSÃO 
 A transmissão ocorre através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes infectadas de Hymenolepis nana. Pode ocorrer também através da mão contaminada pelas fezes ou acidentalmente na ingestão de carunchos de cereais infectados. 
5.3. SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA 
 As infecções leves podem ser assintomáticas, se a infecção for severa pode causar enterites como diarreia, dor abdominal, palidez, perda de peso e debilidade.
 5.4. TRATAMENTO 
 O tratamento deve ser feito com praziquantel ou niclosamida.
 REFERÊNCIAS 
 Hymenolepis – Disponível em: <ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/hidrica/himeno.pdf/>. Acesso em 12 de maio de 2018.

Outros materiais