A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
atividades EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Pré-visualização | Página 1 de 5

Na minha opinião, a escola não pode ignorar que a internet faz parte da realidade dos jovens e que cada vez mais cedo as crianças têm acesso a esse mundo digital. Fato é que uma série de ferramentas foram (e estão sendo) criadas para melhorar a qualidade de vida de todos. A internet é um lugar público onde qualquer pessoa pode se tornar colega de outra ou não. Além de ligar redes de computadores, conecta milhões de pessoas que formam suas redes de relacionamento e navegam pelas informações disponíveis no espaço virtual, devemos tomar cuidado com todo tipo de informação que divulgamos na internet, não estamos lidando com algo que podemos ver e principalmente os alunos, pois existem várias armadilhas no mundo digital, não podemos ser omissos. Dentro de uma proposta pedagógica o professor tem como dever orientar seus alunos sobre os perigos.
Atividade Diagnóstica 01 - Educação e Tecnologias
1)Cada nova tecnologia traz (ou acarreta) profundas transformações sociais, culturais, políticas e civilizatórias. Os meios geram ambientes que moldam os tipos de sociedades e as formas de vida, com conseqüências marcantes na cultura e nas formas de sociabilidade.
SILVEIRA, Fabricio. A Galáxia de McLuhan. Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/viewFile/ver.2011.25.59.06/461. Acesso em: 28 Fev. 2018, p. 134.
Com base no fragmento acima sobre a emergência de novas tecnologias, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A criação de uma tecnologia visa atender a um fim específico da sociedade, ou seja, sanar algum problema.
b)A convergência entre ciência e tecnologia nunca foi necessária para as inovações tecnológicas.
c)Nenhuma tecnologia precisa ser planejada, as tecnologias simplesmente acontecem.
d)Todas as tecnologias de nossa história sempre foram criadas apenas com uso da ciência.
e)Uma inovação tecnológica não depende de experimentos passados.
2)A inclusão digital é um dos caminhos para atingir a inclusão social. Por meio dela, as camadas mais carentes da população podem se beneficiar com novas ferramentas para obter e disseminar conhecimento, além de ter acesso ao lazer, à cultura e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Assim, os programas de inclusão digital são ações que ajudam a democratizar o acesso às novas tecnologias, levando computadores, conexão de internet e cursos de formação às populações mais necessitadas.
BRASIL. Programa de inclusão digital. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2010/01/programa-de-inclusao-digital-2. Acesso em: 28 Fev. 2018.
Com base no exposto acima sobre os projetos de inclusão digital do Ministério da Educação, assinale a alternativa que a apresenta o significado correto para a sigla UCA.
Alternativas:
a)Um Computador por Aluno.
b)Um Certificado de Aprendizagem.
c)Um Computador Automático.
d)Um Conhecimento Ampliado.
e)Um Conhecimento Autorizado.
3)No percurso histórico da ciência diferentes lentes foram utilizadas para fenomenalizar a natureza e construir conhecimentos. Essa construção se estabeleceu de forma peculiar nos diferentes contextos históricos e comunidades científicas de cada época, sendo caracterizada por métodos distintos de se fazer ciência. Esses métodos foram observados e discutidos por vários filósofos da ciência contemporânea, que, ao descrevê-los, deixaram transparecer seus posicionamentos e suas lentes para a observação do universo.
RAMOS, F. P; DANHONI, M. C; CORAZZA, M. J. Os paradigmas da ciência moderna e pós moderna e as concepções de professores-pesquisadores. VII Empec. Florianópolis, Nov. 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/6.... Acesso em: 20 Fev. 2018.
De que forma o paradigma moderno da ciência incidiu sobre a educação?
Alternativas:
a)Na atuação de professores mediadores do conhecimento.
b)No estabelecimento de uma dinâmica em que só o professor fala e os alunos copiam a matéria.
c)Na utilização de  tecnologias da informação e da comunicação em todas as aulas.
d)Na criação de uma dinâmica marcada pela memorização e repetição de conteúdo das aulas.
e)Na utilização das diretrizes das ciências exatas e biológicas como modelo ideal a ser seguido na prática do ensino.
4)É por meio da aprendizagem colaborativa, que o aluno é capaz de estabelecer um paralelo daquilo que já conhece com o conhecimento que está sendo construído, participa ativamente e dessa forma consolida, amplia e formula suas próprias respostas. É profícuo esclarecer a importância de o professor oferecer atividades que aproximem o modo de fazer com sua realidade e é dentro desta perspectiva colaborativa que os alunos buscam objetivos e trabalham em grupo para alcançá-los.
SILVA, A. S; CÔRREA, A. M.; SILVA, K. C; MOURA, M. A; SILVA, M. D.Ecossistemas educomunicativos: o "blog" como ferramenta educomunicativa. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Uberlândia MG, 2015. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2015.... Acesso em: 28 Fev. 2018.
Com base no contexto apresentado acima, qual deve ser o papel do docente?
Alternativas:
a)Deve ser orientador e mediador emocional, intelectual e comunicacional.
b)Deve ser porta-voz do conhecimento e oferecer apoio emocional.
c)Deve ser orientador de atividades extracurriculares.
d)Deve ser porta-voz das novas tecnologias frente aos colegas professores.
e)Deve ser orientador para uso de pesquisas na internet.
Atividade de Aprendizagem 01
1)[...] tecnologia não é tão somente "objeto". Ela pode sim ser identificada por ou através de um objeto, desde que se tenha clareza de que tecnologia não é só isso ou apenas algo físico.
KROLL, Ariana Chagas Gerzson; BRITO, Glaucia da Silva. Por que a escrita pode ser considerada uma tecnologia?. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-mi.... Acesso em: 02 Mar. 2018. 
Com base no fragmento acima, responda: por que a escrita pode ser considerada uma tecnologia?
Alternativas:
a)Porque facilita a comunicação entre as pessoas.
b)Porque depende da eletricidade.
c)Porque foi criada junto com os computadores do século XX.
d)Porque foi criada na Primeira Revolução Industrial.
e)Porque pode estar presente em plataformas digitais. 
2)A avaliação de um software educacional é uma etapa de fundamental importância para que sejam assegurados que os objetivos e metas propostos foram realmente alcançados e que o software atinja o problema de ensino aprendizagem que motivou seu desenvolvimento. Uma avaliação criteriosa de um software educacional é fundamental antes de ser disponibilizado à população alvo.
SILVIA, Helena Zem-Mascarenhas; SILVIA Helena De Bortoli Cassiani. Desenvolvimento e avaliação de um software educacional para o ensino de enfermagem pediátrica. Revista Latino-am Enfermagem, 2001, nov-dez 13-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v9n6/7820. Acesso em: 02 Mar. 2018. 
Com base no fragmento acima, responda: por que não é possível importar e aplicar uma tecnologia sem nenhuma adaptação?
Alternativas:
a)Porque as tecnologias são construídas em contextos sociais específicos.
b)Porque as tecnologias não são importáveis e adaptáveis.
c)Porque países com tecnologias avançadas não colaboram com aqueles atrasados.
d)Porque tecnologias de países como Estados Unidos são muito caras.
e)Porque tecnologias são pesadas demais para serem locomovidas.
3)O conhecimento está necessariamente imbuído no campo da atividade prática do homem, mas para garantir o êxito desta atividade ele deve relacionar-se necessariamente com a realidade objetiva que existe fora do homem e serve de objeto a essa atividade.
KOPNIN, P.V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978, p.125.
Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do conhecimento científico no medievo.
Alternativas:
a)Era pautado pelo empirismo.
b)O conhecimento científico era multidisciplinar.
c)O conhecimento científico era mitigado