Buscar

SIMULADOS SOCIO E PSICO DA EDUCAÇAO

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLOGICO SIMULADOS
Questão 1/2
Leia a seguinte citação:
“Quando se observam os fatos tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 6. 
Levando em consideração o extrato de texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a definição de educação proposta por Durkheim, assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta da referida definição:
	A	A educação é um processo sistêmico em que há, atualmente, diferentes aspectos que influenciam o desenvolvimento educacional dos alunos.
	B	Trata-se de uma definição que acentua o aspecto plural, dialético e dialógico que envolve a socialização das crianças.
	C	Cabe às gerações adultas oportunizarem às crianças o contato com diferentes valores, normas e condutas, deixando a critério dos alunos escolherem o que melhor lhes convier.
	D	Educação é um processo que se inicia na infância e se estende por toda a vida. Inicialmente, cabe à escola e aos professores garantir a transmissão da cultura de modo a promover a socialização das gerações mais jovens conforme o interesse da sociedade adulta.
	E A educação é um processo inflexível e tradicional.
Considere o excerto de texto a seguir: 
“Não podemos, nem devemos, nos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida; temos, segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho, que nos incumbe. Nem todos somos feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In: _____. Educação e sociologia. Tradução de Lourenço Filho. 3. ed., Cap. I, p. 29-32. São Paulo: Melhoramentos, 1952. p. 30.
Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos socioculturais da educação, analise o que afirma Durkheim na citação acima e marque a alternativa que apresenta corretamente a interpretação crítica do referido autor sobre a concepção de educação:
	A	A educação para Durkheim é um aparelho ideológico de Estado e, como tal, deve organizar a formação das gerações mais jovens conforme a ideologia dominante.
	B	De certa forma, a educação para Durkheim é uma ferramenta que visa à socialização das crianças de acordo com o modelo de sociedade estabelecida, atuando na formação dos diferentes grupos e as funções que estas deverão desempenhar.
	C	Educação é um exercício existencial em que professores e alunos precisam fazer experimentações, testando, criticando e reconstruindo conhecimentos, práticas, valores e comportamentos.
	D	A educação, na visão de Durkheim, representa uma etapa opcional no processo de socialização. Para este autor, a escola é conveniente, mas não necessária, pois a transmissão de conhecimentos pode acontecer tanto de modo formal, quanto informal.
	E	Para definir educação, é preciso desconsiderar os sistemas que ora existem.
 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles, Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação para o qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com as aulas e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que diz respeito ao conceito de educação para Libâneo:
	A	A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola, envolvendo fatores, como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet.
	B	Trata-se de um processo dual que congrega duas esferas, a escolar e a não escolar.
	C	Na visão de Libâneo, a educação principal é a mais importante é aquela que ocorre fora da escola, pois tem relação com a vida e o universo das experiências humanas.
	D	Libâneo concorda com Durkheim quando este afirma que a escola é a guardiã da cultura e fornece as bases da integração social por meio de uma educação moral dos jovens.
	E	Educação escolar e educação assistemática são equivalentes em termos de contribuição ao produto final do processo educativo, que é a formação intelectual e operacional dos trabalhadores
Leia o extrato de texto a seguir: 
Existe uma relação intrínseca entre a teoria educacional de Durkheim e sua concepção de sociedade. Não faz parte do horizonte teórico desse autor uma preocupação em propor uma alternativa ao capitalismo por diz-se se tratar de uma abordagem sociológica de cunho tradicional e conservador.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com as ideias educacionais de Durkheim, relacione os conceitos a seguir às suas definições:
1. Função distributiva
2. Função política
3. Função econômica
4. Função acadêmica
( ) Fornece os elementos de socialização, introjeção da cultura para manutenção da ordem social.
( ) Seleciona e mantém os grupos sociais.
( ) Favorece a convivência social, compreensão e aceitação das diferenças.
( ) Contribui para o desenvolvimento e produtividade.
Agora, selecione a alternativa com a sequência correta:
	A	4 – 1 – 2 – 3
	B	1 – 2 – 3 – 4
	C	4 – 3 – 2 – 1
	D	1 - 2 – 4 – 3
	E	2 - 1 - 4 – 3
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“No toyotismo, foi cristalizado o envolvimento individualizado do trabalhador e o compromisso do trabalho em equipe. A apropriação do saber tácito do trabalhador também foi sistematizada para padronizar as operações, e o princípio de combinar trabalho em equipe e habilidade individual proporcionou o desenvolvimento das aptidões individuais até a mais plena capacidade. Para isso, foi necessário o foco na iniciativa e comprometimento dos trabalhadores, juntamente com o envolvimento da gerência na operacionalização das tarefas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, Erika. Fordismo e taylorismo: apontamentos sobre suas rupturas e continuidades. Link: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/terceirosimposio/erika_batista.pdf. Acesso em 12 nov. 2015.
Tendo em vista o toyotismo, de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação e os demais conteúdos da disciplina sobre a relação entre escola, educação e sociedade, é correto afirmar que:
 
	A	A escola contemporânea recebeu a função de formar um novo perfil de indivíduo e trabalhador com atributos flexíveis, multifuncionais e polivalentes.
	B	A escola contemporânea possui uma trajetória independente, seu trabalho não se vincula necessariamente às demandas do mercado de trabalho.
	C	A educação escolar atual prescinde de formar mão de obra, seu foco está em preparar líderes cidadãos críticos e participativos.
	D	A educação atual conseguiu romper o dualismo educacional.
	E	Existe uma grande diferença entre o trabalho pedagógico das escolas do início do século XX e as escolas atuais, principalmente em seus objetivos
Considere a citação a seguir: 
Ensinava Aristóteles em sua Ética à Nicômaco, que nascemos da espécie humana, mas tornar-se humano é um processo que envolve esforço individual e coletivo, sendo a educação a principal ferramenta que a sociedade e educadores possuem para realizar essa tarefa.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com Dermeval Saviani, estudado no livro-base Fundamentos socioculturais da educação, a principal tarefa da educação tomada em sentido amplo consiste em:
 
	A	Transmitir a cultura acumulada na forma de um ensino curricular.
	B	Desenvolver habilidadese competências atentas às demandas da sociedade tecnológica e às exigências do mercado.
	C	Oportunizar a realização da humanidade em cada indivíduo, permitindo a absorção da cultura acumulada e sua reelaboração individual.
	D	Desenvolver o acesso aos saberes acumulados pela humanidade em um processo de instrução linear e progressiva.
	E	Cabe à escola e à educação escolar adaptar os indivíduos para que possam, ao se apropriar dos saberes, desenvolver os comportamentos esperados pela sociedade.
Considere a definição do verbete a seguir: 
“O relativismo cultural é um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação sem usar nenhum meio ou parâmetro pré-concebido pela cultura ocidental e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural sem nenhum preconceito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Relativismo_cultural. Acesso em 12 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a compreensão de cultura, leia as afirmações abaixo e assinale o que for correto em relação à definição de relativismo cultural:
	A	Trata-se de compreender que existe uma relação hierárquica entre as diferentes expressões culturais, indo das mais básicas e singelas às mais elaboradas e sofisticadas.
	B	Diz respeito ao entendimento da diferença entre pessoas cultas e pessoas incultas.
	C	Muitas vezes, expressões culturais que podem ser vistas como “estranhas” representam um universo cultural legítimo.
	D	O relativismo cultural justifica atitudes de preconceito e discriminação em relação às culturas minoritárias.
	E	Relativismo cultural, multiculturalismo e xenofobia são conceitos que servem ao estudo das civilizações antigas.
Considere a seguinte afirmação: 
No curso da história humana, mudam os interesses e as necessidades; surgem novos contextos com diferentes demandas fazendo com que ocorram mudanças sociais e culturais. Na década de 1960, a condição da mulher era muito mais limitada do que atualmente. Foi devido a movimentos como o feminismo e mudanças de ordem econômico-social que a mulher ganhou mais espeço e reconhecimento.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos socioculturais da educação, como a escola, vista como operadora da cultura, pode contribuir para mudanças culturais mais positivas?
Assinale alternativa correta:
	A	A escola deve ater-se à sua função técnica e operacional. O estudo e aquisição de conhecimentos por si só já possibilitam mudanças culturais.
	B	Inserindo em seu currículo temas que estimulem o debate e a reflexão sobre os processos de construção de papéis e identidades e seus correspondentes em termos de valores, crenças e comportamentos.
	C	Desenvolvendo ações afirmativas de resgate das tradições de defesa da moral e dos bons costumes, reafirmando os ideais ocidentais de civilização, de cultura e de cidadania.
	D	Cabe à escola, educadores, alunos e toda comunidade afirmarem suas identidades, suas trajetórias e demarcarem suas fronteiras culturais de modo a se preservarem das influências de outros grupos. É preciso preservar a pureza cultural de cada grupo.
	E	O papel da educação escolar é o de se preservar, mantendo fora de seus muros as influências externas da sociedade. Essa separação e isolamento é o que garantirá a preservação de sua cultura escolar e a eficiência na formação de seus alunos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Conforme Freire, [em] uma educação afetiva e dialógica que se compromete com a humanização dos sujeitos, afetividade e dialogicidade só são significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de reciprocidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Vanderlei Dias de Araujo. A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem. Link: http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-professor-aluno-no-processo-de/73895/#ixzz3suoGZvMz. Acesso em 16 nov. 2015.
Considerando os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação em relação ao papel da educação e dos professores, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
( ) A educação é um artefato social, tipicamente humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
( ) A educação progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
( ) Ao longo da história, a educação em sua organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um reflexo das formas de vida social.
( ) O homem como ser genérico depende da educação e dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	A	F – F – F – V
	B	V – F – V – F
	C	V – V – V – V
	D	V – F – V – V
	E	F – F – V – F
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontrem atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação à sua própria civilização - e não apenas por não terem em sua arrasadora maioria experimentado a formação nos termos correspondentes ao conceito de civilização, mas também por se encontrarem tomadas por uma agressividade primitiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. In: ADORNO, T.W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 53.
Para Adorno, a educação tem o potencial de humanização e, dessa forma, pode evitar a barbárie. 
Considerando os estudos realizados nas aulas e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre o papel positivo e o potencial da educação, assinale a alternativa correta:
	A	A educação cumpre um duplo objetivo, adaptar o indivíduo à vida em sociedade e oportunizar sua emancipação.
	B	A adaptação que acontece pelos processos de socialização constitui a principal e mais importante tarefa da educação e da aquisição da cultura.
	C	Sem a escola e a educação, não haveria sociedade, nem organização social, nem instituições, e a vida sociabilizada seria impossível.
	D	A adaptação à escola significa adquirir os rudimentos da cultura, saber portar-se, falar, comportar-se adequadamente, dominar a escrita, a leitura e os rudimentos da matemática.
	E	Ao promover a educação como um processo adaptativo, a escolarização já garante, por consequência, um processo emancipatório.
questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em todo o mundo, as pessoas são mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem é justiça social e mais voz política. Mas não é tudo. Também exigem reconhecimento e respeito [...] E importam-se em saber se [...] viverão em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma única cultura dominante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. p. 45.
Considerando os estudos realizados nas aulas e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre o conceito de interculturalidade e a sua relação com o universo escolar, avalie as asserções a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A perspectiva interculturalpermite construir um currículo centrado nas expressões culturais mais importantes como forma de reconhecer certos grupos étnicos no ambiente escolar.
II. ( ) A abordagem da interculturalidade contribui para a desconstrução de posicionamentos etnocêntricos e reconhecimento de culturas plurais entre grupos minoritários.
III. ( ) Trata-se de um novo paradigma cultural e pedagógico, que surge como resposta às demandas de diferentes atores sociais em busca de espaço e reconhecimento.
IV. ( ) A interculturalidade se configura em uma visão e teoria equivocada, tendo em vista que permite miscigenação cultural, ameaçando as identidades culturais e as origens étnicas dos indivíduos e grupos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta: 
	A	F – V – V – F
	B	F – F – V – V
	C	V – V – V – F
	D	F – F – F – V
	E	V – F – F – V
uestão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Somos igualmente diferentes e diferentemente iguais. O que significa dizer que, enquanto seres humanos, somos herdeiros da diversidade cultural que abunda o planeta. Contudo, apesar dessas diferenças e das diferenças naturais em relação à condição física de cada um, existe uma igualdade intrínseca que nos define enquanto seres de uma mesma espécie.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Considere o que traz o livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre o entendimento de escola como instituição democrática e igualitária e assinale a alternativa correta:
	A	Igualdade não significa um tratamento homogêneo por parte da escola em relação às diferenças entre os indivíduos, mas o acolhimento de cada um em sua singularidade.
	B	Igualdade de tratamento supõe usar a mesma avaliação e os mesmo critérios para estabelecer quem é quem no ambiente escolar, somente assim a escola consegue ser mais justa.
	C	A escola só consegue promover a igualdade em seu meio com o estabelecimento de regras de comportamento que todos possam cumprir e obedecer.
	D	O ambiente escolar deve primar pelo tratamento formal e impessoal como regra geral de um relacionamento igualitário na comunidade escolar. Ninguém é melhor que ninguém.
	E	Igualdade e justiça são dois conceitos estranhos à realidade educacional. O que importa é o mérito e o desempenho de cada um, não o lugar onde mora, o sobrenome de sua família ou a cor de sua pele
FUNDAMENTOS PSICOLOGICOS DA EDUCAÇAO SIMULADOS
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A primeira teoria filosófica envolvendo a reforma social e a educação ocorre no diálogo A República, de Platão [...]. Na filosofia moderna, a idéia da reforma social sofre uma modificação drástica com a obra Emílio, de Rousseau, na qual é o indivíduo o foco das mudanças que a educação pode proporcionar. Já, na filosofia contemporânea, um filósofo marxista reflete sobre a tragédia do seu tempo — o nazismo na Europa — e sugere o que a educação pode fazer para evitar que tal tragédia se repita".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 28.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico acerca da filosofia moderna, analise as afirmativas a seguir:
I. René Descartes ficou marcado como filósofo precursor da ciência moderna, inclusive, da psicologia.
II. Jean-Jacques Rousseau, embora pertencente à idade moderna, criticava a exaltação excessiva à razão.
III. Karl Marx trouxe contribuições significativas à filosofia ocidental durante o período moderno.
IV. Santo Agostinho foi um dos grandes marcos da filosofia moderna, deixando grande legado à educação.
Agora, assinale a alternativa correta:
	A Afirmativas I e II apenas.
	B	Afirmativas II e III apenas.
	C	Afirmativas III e IV apenas.
	D	Afirmativas I e III apenas.
	E	Afirmativas II e IV apenas.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Com Wundt, nasce a Psicologia, como ciência à parte e nasce concomitantemente a primeira escola de psicologia, denominada Estruturalismo. Observem que, a partir deste momento, estamos já falando de uma história da ciência da Psicologia, identificada separadamente das demais ciências, inclusive da Filosofia".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Elaine Wainberg Rodrigues. Um breve olhar para a história da Psicologia. In: RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg (Org.). Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 22.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do Estruturalismo, primeira escola de pensamento psicológico, analise as afirmativas a seguir:
I. A primeira corrente de pensamento psicológico, Estruturalismo, tem origem nos EUA, onde permaneceu em evidência por cerca de vinte anos.
II. O objeto de estudo da escola de pensamento psicológico Estruturalista foi a base para o movimento do qual surgiu a psicologia experimental.
III. O estruturalismo ganhou força por volta dos anos 1960, nos EUA, assim como o behaviorismo.
Agora assinale a alternativa correta:
	A	Afirmativa I apenas.
	B	Afirmativa II apenas.
	C	Afirmativa III apenas.
	D	Afirmativas I e II apenas.
	E	Afirmativas II e III apenas.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piaget é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. 6 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2015. p. 19
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios cognitivos da teoria de Piaget, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Estágio sensório-motor
Estágio pré-operatório
Estágio operacional concreto
Estági operacional formal 
( ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata e de pensar de forma hipotética.
( ) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo.
( ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano.
( ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem.
Agora, marque a sequência correta:
	A 1 – 3 – 2 – 4.
	B 4 – 3 – 1 – 2.
	C 2 – 3 – 1 – 4.
	D 3 – 1 – 4 – 2.
	E 4 – 2 – 4 – 3.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[Para Piaget,] no construtivismo, o conhecimento só pode ter o estatuto da correspondência, da equivalência e não da identidade. Por isso, o conhecimento só pode ser visto como um 'tornar-se' e não como um 'ser'. Em uma perspectiva adulta, formal, já constituída (ainda que em constante reformulação), sabemos, por exemplo, que há um conhecimento sobre leitura e escrita a ser transmitido".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. p. 17.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a teoria construtivista de Piaget, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O método construtivista trata-se de uma teoria ou um método criado por Piaget para aplicação em sala de aula.
II. ( ) Os estágios do desenvolvimento propostos porPiaget podem auxiliar o professor a planejar suas aulas.
III. ( ) A mais conhecida teoria derivada dos preceitos de Piaget chama-se psicogênese da língua escrita.
IV. ( ) O chamado construtivismo piagetiano popularizou-se nas escolas brasileiras por volta de 1980.
Agora marque a sequência correta:
	A V – F – V – V.
	B V – V – F – V.
	C	F – V – V – V.
	D F – V – V – F.
	E V – F – F – V.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Piscologia: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 86.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Vygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicologia, que baseou-se no homem enquanto constructo social e histórico.
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas.
III. ( ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estudou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin.
Agora, marque a sequência correta:
	A F – V – F – V.
	B V – V – F – F.
	C F – F – V – V.
	D V – F – V – F.
	E V – F – F – V.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos e críticos. DANIELS, Harry (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 112.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de atividade, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A atividade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos.
II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultura do meio em que se insere.
III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição.
Agora, marque a sequência correta:
	A V – F – V.
	B F – V – F.
	C V – V – F.
	D F – F – V.
	E V – F – F.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 28.
Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo-emocional, na teoria de Wallon, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II. ( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III. ( ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento.
Agora, marque a sequência correta:
	A V – V – F.
	B V – F – V.
	C F – V – F.
	D V – F – F.
	E F – V – V.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. A criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p. 47.
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional
2. Sensório-motor e projetivo
3. Personalismo
4.Categorial
5. Puberdade e adolescência 
( ) Estágio que sem rompem a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
( ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros.
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
( ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
( ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora, marque a sequência correta:
	A 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
	B 1 – 3 – 5 – 2 – 4.
	C 5 – 3 – 1 – 4 – 2.
	D 5 – 1 – 3 – 2 – 4.
	E 3 – 2 – 1 – 4 – 5.
Considere a seguinte citação: 
"Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Daniel Iria; NARDI, Roberto. Uma abordagem construtivista ao ensino de física moderna com a hipermídia. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciência: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, 2008. p. 331.
Tendo em vista as proposições teóricas de David Ausubel, apresentadas no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação ntegrativa às suas respectivas características:
1. Organizadores prévios
2. Diferenciação progressiva
3. Reconciliação integrativa 
( ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula.
( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectosdiferenciados do conteúdo/objeto do conhecimento.
( ) Refere-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido/ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno.
Agora, marque a sequência correta:
	A	3 – 1 – 2.
	B	3 – 2 – 1.
	C	1 – 2 – 3.
	D	1 – 3 – 2.
	E	2 – 3 – 1.
Considere a seguinte afirmação: 
"O modelo proposto por Ausubel exige a incorporação de novos conceitos e informações em uma estrutura cognitiva que se organiza de uma forma particular. O paradigma da transferência aplica-se aqui e transferência refere-se ao impacto da experiência prévia sobre a aprendizagem atual".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RONCA, Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel.Temas de Psicologia, 1994. v. 2, n. 3, p. 91-94. Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf. Acesso em 05 mar. 2015. p. 93.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, leia e analise as assertivas a seguir:
I. Segundo a teoria ausubeliana, a estrutura cognitiva é organizada de forma hierárquica, fato que deve ser levado em consideração pelos professores.
II. De acordo com a teoria ausubeliana, na base da pirâmide organizativa, devem estar sempre os conteúdos de ordem mais abrangentes, inclusivos.
III. Conforme as proposições teóricas de Ausubel, a identificação dos conceitos mais abrangentes da disciplina é um desafio aos professores.
IV. A partir da teoria de Ausubel, sabe-se que a Zona de Desenvolvimento Proximal acaba por definir as funções que ainda não amadureceram, nas quais o professor deve atuar.
Estão corretas as afirmativas:
	A	I, II e III apenas.
	B	I, III e IV apenas.
	C	II e III apenas.
	D	I e IV apenas.
	E	II, III e IV apenas.
uestão 1/2
Considere o seguinte extrato de texto: 
"Para Rogers, 'ensinar e transmitir conhecimento tem sentimento num meio imutável. Eis por que essa tem sido a função inquestionada da escola durante séculos. Mas, se há uma verdade a respeito do homem moderno, é de que vive num meio continuamente em mudança', e essa função tal qual foi descrita torna-se inadequada para o nosso tempo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUELUZ, Ana Gracinda. A pré-escola centrada na criança: uma influência da Carl Rogers. São Paulo: Pioneira, 1984. p. 9.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Rogers propõe que os alunos sejam capazes de compreender os conteúdos educacionais de forma pessoal e...
	A isolada.
	B	automática.
	C	significativa.
	D	mnemônica.
	E	mecânica.
uestão 2/2
Considere o seguinte excerto de texto: 
"Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada possui duas versões a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Princípios e métodos de supervisão e orientação educacional. Curtiba: IESDE, 2010. p. 17.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria de Rogers no contexto educativo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas:
I. ( ) No contexto educativo, o método não diretivo de Rogers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolhas.
II. ( ) Mesmo que o aluno seja o centro do processo educativo, na teoria de Rogers, o professor permanece sendo aquele que transmite os conhecimentos e é detentor do saber.
III. ( ) Na teoria de Rogers, o autoaprendizado, na psicoterapia e na sala de aula, é secundário, sendo o aprendizado pela integração ao meio físico e social o mais importante.
Agora, assinale a sequência correta:
	A	V – V – F.
	B	F – V – F.
	C	V – F – F.
	D	F – V – V.
	E	V – F – V.

Continue navegando