Buscar

AV2 Constitucional II

Prévia do material em texto

O município de Parués, no Estado Anaguá, fica na margem esquerda do Rio Ituiruaçú e faz divisa com o município de Erolim... R: A CF/88 estabelece normas de cooperação entre os entes que integram a federação. SE HOUVER colisão de interesses dos Estados, a lei complementar 140/2011 (art. 7, XIV, ALÍNEA´e´´) DEIXA CLARO QUE a competência é da união, no caso de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades LOCALIZADAS OU DESENVOLVIDAS em dois ou mais Estados.
'NORDEXIT?' - COMO O BREXIT ANIMOU MOVIMENTOS SEPARATISTAS NO BRASIL... R: O BRASIL adotou a forma federativa. não admitINDO a separação DOS ESTADOS MEMBROS da sua unidade federativa, em virtude do principio da indisolubidade. a união Europeia é uma confederação de Estados independentes QUE admitE a saida da união da Europeia.
A cidade brasileira de Porumberá do Estado de Maueré faz divisa com a cidade de Cambraio del Sol, no Paraguai... R: NEM O PREFEITO, NEM O GOVERNADOR TEM COMPETENCIA PARA ASSINAR O ACORDO. ART. 21 CF: COMPETE A UNIÃO – MANTER RELAÇÕES COM ESTADOS ESTRANGEIROS E PARTICIPAR DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS.
Rio pede R$ 14 bilhões ao governo federal e negocia intervenção branca. Sem capacidade financeira para pagar suas contas, governo do Rio... R: A atuação da união sobre o Estado, que ABRE mão de sua autonomia, admite o controle financeiro do Estado SEJA exercido pelA UNIÃO, CARACTERIZA A decretação da intervenção formal.
No início do ano de 2017, o Estado do Espírito Santo viveu uma situação séria: familiares de PMs... r: Tais motivos justificam a decretação do Estado de defesa, pois o caso apresenta a ordem pública ou a paz social ameaçadas, por grave e iminente ameaça a instabilidade institucional.
Um integrante da polícia militar de determinado estado da Federação pretende participar de processo eleitoral na condição... R: a) Sim, conforme art. 14, § 8º, CRFB/88. b) Não, por força de disposição expressa do art. 42, § 1º, c/c 142, § 3º, V, ambos da CRFB/88). c) Sim, como já reiteradamente decidido pelo TSE (Acórdão nº11. 314 e Res. TSE nº21. 608/2004, art. 14 parágrafo 1º). d) No caso apresentado, sim, pois o militar possui onze anos de serviço, de maneira que somente passará para a inatividade caso eleito (art. 14, § 8º, II, CRFB/88).
José resolveu candidatar-se ao cargo de Deputado Federal. Não se elegeu por 05 votos! Ficou como 1.º suplente do seu partido. Apesar da derrota eleitoral... r: A questão trata da imunidade material, ou seja, a garantia da inviolabilidade por quais quer opinião de palavras e votos, dentro ou foro do congresso, mas sempre em razão do mandato. No entanto, para José, suplente de deputado não existe tal prerrogativa. Sendo assim, José responderá pelo crime injuria.
Parlamentar, membro de um CPI, vai realizar diligência investigatória... R: Sim, continuara ser protegido pelas imunidades parlamentares, desde que suas ações ESTEJAM ligadas diretamente ao exercício da atividade parlamentar.
Câmara de Vereadores da Cidade aprovou lei que torna obrigatório a prestação do serviço militar por 3 anos, antiga reivindicação... A: De acordo com a CF, Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre esta matéria. B: Sim, negar aplicação àquela lei inconstitucional via Decreto Autônomo.
PROCESSO LEGISLATIVO
Conceito: conjunto de atos realizados pelos órgãos legislativos visando a formação de normas de Direito (vide art. 59). O modo pelo qual estes atos se realizam chama-se “procedimento”.
Procedimentos legislativos: 3 tipos: Ordinário - é o comum, mais demorado, para elaboração de leis ordinárias e leis complementares. Não tem prazo para terminar. Sumário - é aquele marcado pelo regime de urgência (vide art. 64, §§ 1º e 4º). Especiais - estabelecidos para elaboração de emendas constitucionais, leis financeiras, delegadas, medidas provisórias, resoluções e decretos legislativos.
Projetos de Emenda à constituição - vide art. 60. Observar: não há iniciativa isolada de deputado ou senador. É discutida e votada em dois turnos. Aprovação: maioria absoluta percentual (3/5). promulgação feita pela Mesa do Congresso (não há sanção ou veto).
Medida provisória: art. 62. Casos de urgência e relevância. Iniciativa exclusiva do Executivo. Tem, imediatamente, força de lei. Deve ser apreciada pelo Cong. em 60 dias (prorrogável por mais 60) ou perde a eficácia (vide EC 32/01).
DELIBERAÇÃO PARLAMENTAR- discussão e votação do projeto (cf. Reg. Interno)
                 Pressuposto: quorum p/ instalação (art. 47 - maioria absoluta)
                 Discussão: comissões/ plenário
                 Votação: maioria simples (lei ordinária - art. 47)
                                 maioria absoluta (lei complementar - art. 69)
                 Concluída a votação: projeto vai à Câmara revisora (vide art. 65):
                                se aprova - projeto vai para o Executivo (sanção/veto)
                                        se emenda - proj. volta à casa de origem.
                                        se rejeita - projeto é arquivado (vide art. 67).
 
                  Não tem prazo para se completar (regra). Exceção: pedido de urgência (art. 64). Não mais existe aprovação por decurso de prazo.
Relembrando:
                      simples (metade + 1  - considera a totalidade dos presentes)
                                         
                       Maioria  -  qualificada (considera a totalidade dos membros da casa)
                                             í                í   absoluta - metade + 1
                                             í                í   percentual - 2/3, 3/5...              
 
 
FASE CONSTITUTIVA
DELIBERAÇÃO EXECUTIVA
 
SANÇÃO / VETO (art. 66)- ambos fundam-se em juízo de valor sobre: constitucionalidade do projeto (forma) e interesse público (mérito).
 
Sanção é a aquiescência  do Chefe do Executivo  aos termos do projeto. Prazo: 15 dias (do recebimento - art. 66, § 1º ). Pode ser total ou parcial (art. 66, § 2º ), expressa ou tácita (art. 66, § 3º ).
 
Veto - Chefe do Executivo discorda dos termos do projeto. Deve ser motivado. Pode ser total ou parcial. Em qualquer caso, o projeto retorna ao Legislativo para nova apreciação em sessão conjunta, oportunidade em que o veto será aceito ou rejeitado (art. 66, §§ 4º, 5º e 6º). O veto encerra idéia de supressão, nunca de acréscimo. Não existe veto de palavra ou trechos de palavras (art. 66, § 2º ).
PROMULGAÇÃO - enunciação solene, feita ao público, da existência da lei. É a partir dela que a lei passa a existir (toma a data da promulgação). Prazo: 48h. Regra: cabe ao Presidente. Exceção: Se não o fizer nos casos de sanção tácita ou rejeição de veto, cabe, sucessivamente, ao Pres. do Senado e ao Vice (art. 66, § 7º). Importante: lei promulgada depois, revoga lei promulgada antes, mesmo que esta última seja publicada depois.
Funções dos poderes
LEGISLATIVO: FUNÇÃO TÍPICA: Legislar; Fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Executivo. FUNÇÃO ATÍPICA: Natureza executiva: ao dispor sua organização, provendo cargo, concedendo férias, licenças a servidores etc. Natureza jurisdicional: o Senado julga o Presidente da Republica nos crimes de responsabilidade (art. 52, I).
EXECUTIVO : FUNÇÃO TÍPICA: Prática DE ATOS DE CHEFIA DE Estado, chefia de governo e atos de administração. FUNÇÃO ATÍPICA: Natureza legislativa: O Presidente da Republica, por exemplo, adota medida provisória, com força de lei (ar. 62). Natureza jurisdicional: O Executivo julga, apreciando defesas e recursos administrativos.
JUDICIÁRIO: FUNÇÃO TÍPICA: Julgar (função jurisdicional), dizendo o direito no caso concreto e dirimindo os conflitos que lhe são levados, quando da aplicação da lei. FUNÇÃO ATÍPICA: Natureza Legislativa: regimento interno de seus tribunais (art. 96, I, "a"). Natureza executiva: administra, v.g., ao conceder licenças e férias aos magistrados e serventuários (art. 96, I, "f").

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes