Buscar

casos concretos civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rebeca comprou... R: A) Sim, pois cláusulas gerais são abertas a interpretações. Boa fé = regra ética. B) ETICIDADE. (homem honesto, reto, leal e integro).
As contribuições sociais... R: A) Repristinação = Vigorar de novo. B) Derrogada. C) Não.
Letícia, 17 anos... R: Não, pois ela foi emancipada pelo casamento, adquirindo sua plena capacidade jurídica nos atos civis.
Catarina Almeida... R: Sim. Catarina pode solicitar tem o prazo de até um ano depois de ter atingido a maioridade, desde que este, não prejudique os apelidos de família.
Rebecca, 70 anos... A) R: Consentimento esclarecido é o direito de o paciente receber informações sobre o tratamento. Neste caso, não foi respeitado. B) Sim.
A turma de Direito... R: Associação. Pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, agrupamento de pessoas buscando uma finalidade comum. Pessoa jurídica de direito privado.
O grupo Construções... A) R: Art. 50 CC. B) Não, pois não preenchem os requisitos previstos no abuso da personalidade jurídica, tais como desvio de finalidade ou confusão patrimonial.
Os irmãos Jose e Pedro... R: A) Bem indivisível. B) Não, Por uma imposição de legal devido a metragem do terreno.
Augusto Ribeiro... R: A) Ato Jurídico em sentido ESTRITO, pois não houve a vontade de Augusto. B) Não, pois ele não pode escolher os efeitos do ato. Se sujeita as regras legais.
Em 1993, o jogador... R: No plano da validade, não há qualquer irregularidade. No plano de eficácia, há uma condição suspensiva. É uma condição puramente potestativa já que depende única e exclusivamente da venda do passe do jogador. As condições puramente potestativas são consideradas ilícitas que invalidam o próprio negócio jurídico – as condições, diferente dos outros elementos acidentais do negócio jurídico (termo e encargo), não são anexas, e sim inexas, possuindo o condão de extrapolar o plano de eficácia para interferir na própria validade do negócio jurídico. Tendo em vista a ilicitude da condição inserida na cláusula quinta do contrato, a irresignação do Ituano tem fundamento jurídico. O STJ condenou o São Paulo a fazer a repartição dos lucros com o percentual de 50%.
Maria Sofia Silva, analfabeta... R: Sim, com base no dolo de vontade, pois o analfabetismo em si não anula o ato, porém, pode ser anulado por conta do dolo.
José Roberto sofreu... R: A) Não, pois não caracteriza estado de necessidade. B) Não, ele deve sim pagar as despesas.
Rui foi condenado... R: Sim, ele pode pleitear a indenização, estaria prescrito, mas ele é absolutamente incapaz então não corre o prazo de prescrição.
Juliano descobriu... R: Não pode. Prazo decadencial. Não pode mais propor ação anulatória, pois decaiu do direito.
Dra Marília, meu... R: Ele esta errado. Pois esta excedendo seu direito conforme artigo 187 CC.
Caso concreto Otavio e Thalita emprestaram de Pedro um imóvel para fins residenciais por três anos. Durante o tempo que passaram no apartamento, Otavio e Thalita consertaram algumas infiltrações, colocaram um forno a lenha daqueles inamovíveis, e aplicaram papel de parede em todos os quartos (MELHORIAS). Findo o prazo do contrato, Otavio e Thalita foram notificados para deixar o bem. Nesse caso, e conforme a disciplina jurídica dos bens no Código Civil, responda: 
A) Classifique cada espécie de bem acessório que aparece no comando da questão. Justifique a sua resposta. 
B) O que Otávio e Talita podem fazer com os bens acessórios identificados no item anterior? Cabe direito de retenção? Justifique a sua resposta. 
Questão de múltipla escolha 01 (OAB- XVI EXAMEUNIFICADO/2015) O prédio que abrigava a Biblioteca Pública do Município de Molhadinho foi parcialmente destruído em um incêndio, que arruinou quase metade do acervo e prejudicou gravemente a estrutura do prédio. Os livros restantes já foram transferidos para uma nova sede. O Prefeito de Molhadinho pretende alienar o prédio antigo, ainda cheio de entulho e escombros. Sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta. 
a) Não é possível, no ordenamento jurídico atual, a alienação de bens públicos. 
b) O antigo prédio da biblioteca, bem público de uso especial, somente pode ser alienado após ato formal de desafetação. 
c) É possível a alienação do antigo prédio da biblioteca, por se tratar de bem público dominical. 
d) Por se tratar de um prédio com livre acesso do público em geral, trata-se de bem público de uso comum, insuscetível de alienação. 
Questão de múltipla escolha 02 (CESPE ? JUIZ SUBSTITUTO/TJAM - 2016) A propósito dos bens e do domicílio, assinale a opção correta com fundamento nos dispositivos legais, na doutrina e no entendimento jurisprudencial pátrio. 
a) Possuem domicílio necessário ou legal o militar, o incapaz, o servidor público, a pessoa jurídica de direito privado e o preso. 
b) Pelo princípio da gravitação jurídica, a propriedade dos bens acessórios segue a sorte do bem principal, podendo, entretanto, haver disposição em contrário pela vontade da lei ou das partes. 
c) O atributo da fungibilidade de um bem decorre exclusivamente de sua natureza. 
d) Os rendimentos são considerados produtos da coisa, já que sua extração e sua utilização não diminuem a substância do bem principal. 
e) Ao possuidor de boa-fé faculta-se o exercício do direito de retenção para ver-se indenizado das benfeitorias úteis e voluptuárias, quando estas não puderem ser levantadas sem prejuízo ao bem principal.
Francisco casou com Olívia em 16/202/1957, tendo quatro filhos. O casal recebeu em doação dos pais de Francisco, Gustavo e Elisabeth, um imóvel com área de 242.000,00m². Francisco então, já viúvo, doou, onerosamente, uma área de terras para Oscar e Larissa, com a condição de que os donatários cuidassem do doador, prestando-lhe toda a assistência necessária até sua morte, já que Francisco era portador de Alzheimer. A doação foi escriturada com cláusula de usufruto vitalício. Em agosto de 2009, os Oscar e Larissa manifestaram interesse em adquirir o restante do imóvel de Francisco, o que expuseram na presença dos filhos deste, todos concordando em um primeiro momento. Ocorre que posteriormente tomaram conhecimento de que o imóvel havia sido vendido para Antonio, amigo de um dos filhos de Francisco, na data de 04/6/2009, pouco mais de um ano antes do óbito de Francisco, e pelo preço declarado de R$ 206.400,00, dinheiro nunca visto, sem notícia qualquer de depósito bancário ou aplicação. Ao saber da situação, Clara, também filha de Francisco, procurou um advogado para saber como poderia desfazer a suposta venda a Antonio e, assim, honrar o compromisso com Oscar e Larissa. Considerando os fatos narrados acima e a parte geral do Código Civil, responda se Clara pode desconstituir a venda do imóvel a Antonio. 
Questão de múltipla escolha 01 (Procurador do Trabalho/2015) Quanto ao negócio jurídico, é CORRETO afirmar que: 
a) Será nulo quando a manifestação de vontade emanar de erro essencial sobre o pacto que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal. 
b) Será nulo quando celebrado por pessoa capaz, possuir motivo determinante ilícito relativo a uma das partes. 
c) Se for nulo, não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo. 
d) Será nulo quando decorrente de coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. Questão de múltipla 02 Sobre a invalidade dos negócios jurídicos, considere: 
I. Os negócios simulados são nulos e aqueles praticados mediante erro de direito são anuláveis. 
II. Os negócios praticados em fraude contra credores e os contratos celebrados em estado de perigo são anuláveis. 
III. São nulos os negócios celebrados pelos pródigos e anuláveis os celebrados por menor entre dezesseis e dezoito anos. 
IV. A pretensão para se declarar a nulidade dos negócios jurídicos firmados por pessoa absolutamente incapaz, bem como dos que tiverem objeto ilícito, prescreve em dez anos. 
V. Os negócios jurídicos anuláveis sujeitam-se a prazos decadenciais e os negócios nulos se sujeitam a prazos prescricionais. 
Está correto o que se afirmaAPENAS em: a) I e II. b) I e III. c) I e V. d) II e IV. e) III e V.

Outros materiais