Buscar

PENAL 2 AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2
Qual a diferença entre pena privada, pena restritiva de direitos e suspensão condicional da pena (sursis penal)? R: Privativa -> o condenado vai perder a sua liberdade (Fechado, semiaberto, aberto). Restritiva -> pessoa fica em liberdade, porém vai ter algum direito restringido (Vai ter que prestar serviço comunitário). Sursis Penal -> o condenado recebe uma pena de prisão, porém, ele não vai precisar começar a cumprir a pena.
Quais são as espécies de sursis penal e em que se diferenciam? R: 1- Sursis Simples -> Primeiro ano de suspenção o condenado precisa cumprir prestação de serviço (até 2 anos) *Prazo prescricional –> 2 até 4 anos. 2- Sursis Especial -> Não precisa cumprir o primeiro ano, porém, precisa prestar auxilio danos (até 2 anos) * Prazo prescricional -> 2 até 4 anos. 3- Sursis Etário -> Em razão da idade -> Maiores de 60 anos * Prazo prescricional -> 2 até 4 anos. 4- Sursis Humanitário -> Em razão de doenças graves, aplicado em penas de até 4 anos * Prazo prescricional -> 4 até 6 anos
Compare os requisitos para a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos e os requisitos para a concessão do sursis penal? R: Restritivas -> Até penas de 4 anos se o crime for doloso. Se for culposo qualquer pena; Crime ambiental menor de 4 anos; Sem violência e grave ameaça; é possível reincidência; circunstâncias judiciais favoráveis. Sursis -> penas de até 2 anos; pode com violência e grave ameaça; circunstâncias judiciais favoráveis.
Cite as causas de revogação do sursis penal? R: Se não cumprir a prestação de serviço ou limitação de final de semana; Se for condenado durante a suspensão de pena.
Explique como se dá a aplicação da pena multa, seu pagamento e sua prescrição? R: Aplicação = 2 fases -> Primeira fase -> Fixar o número de dias multa; Mínimo 10 – Máximo 360 (Para descobrir é preciso da pena base/ dosimetria da pena). Segunda fase -> Fixa o valor de cada dia multa, fixa de acordo com a situação do condenado (1/30 até 5x o salário mínimo vigente na época do fato). Pagamento = 10 dias após o transito em julgado. Prescrição = Se a multa foi a única pena do condenado, ela pode prescrever em 2 anos. Se recebeu a multa + pena de prisão, a multa prescreve junto com a pena de prisão. 
Quais são as espécies de medida de segurança? R: Internação -> Hospital Psiquiátrico. Tratamento Ambulatorial -> Recebe remédios, acompanhamentos.
Qual a diferença entre a aplicação da medida de segurança ao inimputável e ao semi-imputável? R: Inimputável -> Não tem nada de capacidade ou quase nada, logo não tem culpabilidade, sendo assim, não existe crime. Obrigado a cumprir uma medida de segurança que não tem prazo. O único prazo é para o exame (1-3 anos), quando ele não apresentar mais perigo é extinguida a medida. Semi-imputável -> Tem capacidade (menor capacidade), ele é condenado, porém, se a culpabilidade dele for menor a pena também vai ser menor. Juiz vai analisar se ele é capaz de cumprir a pena no presídio ou se precisa ser substituído por medida de segurança (Acaba junto com a pena de prisão).
Quando é possível ao condenado pedir o livramento condicional e quais são os requisitos? R: Durante a execução da pena. Requisitos: 1->Pena de no mínimo 2 anos; 2-> Cumprir parte da pena (+ de 1/3 se for primário, + da metade se for reincidente, + de 2/3 se for condenado por crime hediondo, + de 1 crime hediondo não tem livramento). 3-> Reparação de danos (SE POSSÍVEL). 4-> Bom comportamento. 5-> Bom desempenho no trabalho. 6->Ter um futuro (aos olhos do juiz). 7-> Ter aptidão para ser manter DE FORMA LÍCITA.
Cite os efeitos da sentença penal condenatória? R: - Tornar certa a obrigação de reparação de danos: - Perda dos instrumentos do crime. / Produto do crime. / Perda de cargo, função pública ou mandato eletivo (1 ano ou + / crime relacionado ao cargo). / Incapacidade para exercer o pátrio poder. / Inabilitação para dirigir (quando o veículo é usado no crime).
O que é a reabilitação e quando pode ser requerida? Ela pode ser revogada? R: Reabilitação- Benefício dado ao condenado para manter o sigilo de seus processos. Pode ser pedido 2 anos após a extinção da punibilidade (qualquer causa). Pode ser revogada se vier a existir uma nova condenação, a reincidência vai ser reconhecida. 
Diferencie princípios da Ação Penal Pública e da Ação Penal Privada? R: - Ação Penal Pública -> Obrigatoriedade (obrigatória), Indisponibilidade (não pode desistir), oficialidade e publicidade. Ação Penal Privada -> Oportunidade (se quiser), disponibilidade (pode desistir/abandonar), oficialidade, indivisibilidade (se sabe que teve + de um participante no crime é obrigatório entrar com ação contra todos) e publicidade.
Quanto à iniciativa (titularidade) e quanto à petição inicial, em que as ações penais pública e privada se diferenciam? R: - Titularidade da Ação Penal Pública -> Ministério Público. / Titularidade da Ação Penal Privada -> Ofendido (Representante legal ou curador especial). / Petição Ação Penal Pública -> Denúncia (sem prazo). / Petição Ação Penal Privada -> Queixa crime (prazo decadencial, que causa a extinção da punibilidade – 6 meses).
Qual a diferença entre a ação penal pública incondicionada e a condicionada? R: Incodicionada -> o ministério público não depende de nada para entrar com a ação penal (a não ser o necessário: Legitimidade, justa causa, interesse de agir). Condicionada -> O ministério público só pode entrar com denúncia se tiver: requisição do ministro da justiça (em casos de requisição) ou autorização do ofendido (representação) 6 meses de prazo.
Diga o que é a renúncia e quando ela pode extinguir a punibilidade? R: Renúncia: uma demonstração por parte do ofendido, de que ele esta abrindo mão de seu direito (representação ou queixa crime). Quando: Antes de começar. Renúncia Expressa: quando ele fala que não quer a ação. Renúncia Tácita: Praticar um ato que demonstre não querer a ação.
Quais são os prazos decandeciais existentes na ação penal? R: Representação – 6 meses. Queixa crime – 6 meses.
O que é perempção e a qual tipo de ação penal ela se aplica? R: Perempção: abandono da ação -> deixar de movimentar o processo por mais de 30 dias; morreu e ninguém assumir “o lugar”em 60 dias; intimado para comparecer a um ato e não ir sem justificar. Ação Penal Privada (o público não pode abandonar). 
Diferencie perdão do ofendido e perdão judicial? R: Perdão do ofendido -> Ação privada, durante a ação, o acusado precisa aceitar (bilateral). Perdão Judicial -> Para qualquer crime previsto na Lei. Direito Público do réu, se preencher os requisitos o juiz da o perdão.
Diferencie prescrição da pretensão punitiva e a prescrição da pretensão executória? R: Prescrição da pretensão punitiva -> O Estado perde o direito de aplicar a pena. Prescrição da pretensão executória -> O Estado já aplicou a pena, mas perde o direito de fazer o condenado cumprir a pena.
Qual pena deve ser levada em consideração para se verificar o prazo prescricional na prescrição abstrata, retroativa, intercorrente (superveniente) e na executória? R: Abstrata -> A pena máxima prevista para o crime. Transitada em julgado! Retroativa -> A pena concreta aplicada a sentença. Intercorrente -> A pena concreta aplicada a sentença. Executória -> A pena restante. 
Quais são os termos iniciais de fluência do prazo prescricional? R: Antes de transitar em julgado começa a correr: *+ Do dia em que o crime se consumou; *+ No caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa; *+ Nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanência; *+ Bigamia, falsificação ou alteração de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido; *+ Dignidade sexual da criança ou adolescente, da data em que a vitima completar 18 anos, salvo se nesse tempo já houver sido proposta a ação penal; *+ Após a sentença IRRECORRÍVEL (começa a correr). *+ Do dia em que transita em julgado a sentença condenatória, para a acusação, ou a que revoga a suspensão condicional da pena ou o livramento condicional;*+ Do dia em que se interrompe a execução, salvo quando o tempo da interrupção deva computar-se na pena.
Qual a diferença entre causa suspensiva e interruptiva do prazo prescricional? R: Suspensiva -> O prazo para e quando ele volta a correr, volta de onde parou; Interruptiva - > O prazo para e é zerado. 
Quais são as causas modificativas do prazo prescricional? R: Se o agente for menor de 21 anos na data do fato; Maior de 70 anos na data da sentença; Prescrição executória: aumenta 1/3 se a reincidência (se for reincidente) for reconhecida na sentença.

Outros materiais