Buscar

EXERCÍCIOS+DE+MEC.SOLOS+LISTA+2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 1:
Um terreno nas várzeas de um rio apresenta uma camada superficial de 4m de espessura constituída de argila orgânica mole, com as seguintes características: peso específico natural = 14 kN/m³; umidade=115%; índice de vazios = 3; índice de recompressão= 0,15; índice de compressão= 1,4. Assumiu-se, por comparação com dados da região, por exemplo, as várzeas dos córregos e rios da cidade de São Paulo, que a razão de sobre- adensamento é da ordem de 3. O nível d’água apresenta-se praticamente na superfície, como se mostra na figura 9.17.
Deseja-se construir um aterro que deixe o terreno com uma cota 2m acima da cota atual. O aterro será arenoso, com um peso específico natural de 18 kN/m³. Que espessura de aterro deve ser colocada?
 
Exercício 2:
Considerando o perfil abaixo, cuja camada de argila era de 9,0m e o recalque calculado de ρ= 0,54m. Apliquemos a teoria do adensamento para determinar como este recalque se desenvolverá através do tempo. Considere-se que o coeficiente de permeabilidade da argila mole seja de 10-6 cm/s. Para o cálculo do coeficiente de adensamento da argila, deve-se, inicialmente, determinar o coeficiente de compressibilidade. Consideremos o ponto central B. Ao se aumentar a pressão efetiva de 40 kPa, houve um recalque específico de ρ/H = (0,54/9,0)=0,06. Aplicando-se a equação abaixo, obtêm-se a variação do índice de vazios. 
Que recalque terá ocorrido em 100 dias?
Em que tempo ocorrerá um recalque de 15 cm?
Quando o recalque for de 32,4cm, qual a pressão neutra no centro da camada?
Exercício 3:
No exercício 1, determinou-se que a construção de um aterro com 2,5m de altura sobre um terreno constituído de uma camada de 4m de argila mole, sobre areia, apresentaria um recalque de 50 cm (vide figura 9.17). para se estudar a evolução dos recalques com o tempo, precisa-se do coeficiente de adensamento, cv. Ele pode ser calculado estimando-se o coeficiente de compressibilidade av= 0,06kPa-1 e o coeficiente de permeabilidade k=3x10 -6 cm/s = 3x10 -8 m/s, sendo o índice de vazios igual a 3. Qual o valor de cv?
Exercício 4:
Com o coeficiente de adensamento do solo do exercício 3, acima determinado, e admitindo que o aterro seja de areia, portanto permeável, determine:
O tempo para que ocorra 50% do recalque.
Que recalque terá ocorrido 90 dias depois da construção?
A pressão neutra no meio da camada quando tiver ocorrido 50% de recalque.
Nome Curso /Turma Registro Acadêmico
�PAGE �

Outros materiais