Buscar

fórum 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.a) O elemento novo na biologia é o aprofundamento da compreensão da natureza e das causas da evolução do comportamento social, que deu origem ao ramo da sociobiologia. Comportamentos encontrados entre espécies do reino animal e igualmente presentes nos seres humanos, como o altruísmo e a agressividade para a proteção da progenitura ou de seus pares, passaram a ser estudados não apenas como influência da cultura, mas como derivadas da genética.
b) A afirmação refere-se ao pressuposto da sociobiologia, exposto acima (letra a), de que algumas características do comportamento têm origem natural, advêm da evolução da espécie humana. O trabalho ao qual se refere ao autor é o da capacidade do ser humano de agir moralmente (respeitar leis, regras de conduta, ser justo). O contrato social não o completa pois essa capacidade é uma característica que, do ponto de vista da sociobiologia, é inata ao ser humano, resultado de sua evolução biológica. Essa teoria é criticada pelo filósofo contemporâneo e estadunidense John Rawls (1921-2002), para quem é necessário haver interação social para que o pensamento moral se desenvolva em um indivíduo, não tendo a ver com a evolução da nossa espécie.
c) O egoísmo racional não é compatível com a ideia de altruísmo. Não é compatível pois o altruísmo seria de natureza instintiva ao homem, enquanto o egoísmo racional não corresponderia a sua natureza, que é propensa a fazer o bem, a cooperar.
d) A moralidade é muito relativa e não possui uma relação intrínseca com a evolução. Ela é inerente apenas às necessidades da interação social, ou seja, ao que cada um e a sociedade como um todo, toma como sendo o melhor para a convivência de todos. A moral é algo subjetivo e cada tem sua própria visão acerca dela, baseada em experiências de vida. Portanto, não há como encontrar fundamento para a moralidade dentro da biologia, pois é um fenômeno puramente social.
e) A "objetividade modesta" esta ligada à influência externa que serve para complementar o modo de pensar individualmente. Sendo modesto em relação à nossa visão de mundo somos capazes de decidir e administrar nossos atos diante dos nossos semelhantes de forma coerente não apenas com nossos próprios valores e princípios mas também com os valores morais da sociedade em que vivemos.
f) A “mensagem negativa da evolução” consiste no fato de que não há fundamentos biológicos ou justificação para a moralidade. Acredita-se que ela é “apenas uma ilusão coletiva” que busca fazer de nós “bons colaboradores”.

Outros materiais