A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL aula 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão
	
	
	
	Sobre a introdução do governo geral no Brasil colonial, leia as alternativas abaixo:
I- Enquanto as capitanias receberam poderes soberanos, os governadores estariam submetidos diretamente ao controle metropolitano.
II-O Governo Geral foi criado buscando superar os obstáculos encontrados com o sistema anterior.
III-O Governador Geral não tinha autorização para doar sesmarias, apenas os donatários.
IV-O Regimento do governador geral determinava que este fizesse aliança com os índios e desse auxílio em sua catequese.
Marque a alternativa que demonstra quais afirmativas estão corretas.
		
	 
	I e III.
	
	I e II
	
	I, II e IV
	 
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	
Explicação:
A criação do Governo-geral, em 1548, tinha o objetivo de centralizar o governo na colônia, coordenando o esforço de defesa contra os indígenas rebeldes, ou navegadores piratas estrangeiros.
Das proposições citadas, a correta é a primeira opção tendo como respostas I, II e III, sendo que a proposição a IV não é verdadeira.  
 
	
	 
	Ref.: 201703069774
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A tecnologia, as técnicas de produção do açúcar e sua posição no mercado internacional contribuiram para a formação da sociedade brasileira. Marque, dentre as opções abaixo, a afirmativa que se relaciona a frase acima:
		
	
	A sociedade patriarcal no Brasil só existou graças a participação indígena sistemática na distribuição e no comércio açucareiro.
	
	A produção açucareira no Brasil influenciou a formação da sociedade colonial devido a participação dos holandeses no plantio do açúcar.
	
	A produção açucareira de Portugal concentrou-se na metrópole, devido a existência de terras mais férteis ao seu plantio.
	 
	O açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu e por isso foi escolhisdo para ser produzido no Brasil.
	
	O açúcar não fora escolhido como produto a ser produzido na colônia, pois não tinha grande valor no mercado internacional.
	
Explicação:
O enunciado da questão, deixa claro sobre a importância da produção do açúcar, devido não somente às técnicas e tecnologia, mas a posição que ocupava no mercado internacional. Lembrando que essa fase açucareira corresponde ao período em que a produção e a exportação do açúcar foram as principais atividades econômicas.
Entre as opções abaixo, a que se relaciona com o enunciado é a C, onde diz que o açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu e por isso foi escolhido para ser produzido no Brasil.
	
	 
	Ref.: 201703078167
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Estabelecido para julgar recursos das decisões judiciais proferidas pelo Ouvidor da Comarca, este órgão administrativo era presidido pelo governador e pelo vice rei e existiu apenas na Bahia e no Rio de Janeiro. Estamos nos referindo:
		
	
	As cortes
	
	Aos tribunais inquisitoriais
	 
	Aos Tribunais da Relação
	
	A ouvidoria
	
	As audiências
	
Explicação:
A contextualização da questão, sinaliza a forma para julgar recursos das decisões judiciais proferidas pelo Ouvidor da Comarca, este órgão administrativo era presidido pelo governador e pelo vice-rei e existiu apenas na Bahia e no Rio de Janeiro.
A única resposta que atende ao que pediu a questão é a terceira proposição: "aos tribunais da relação".
 
	
	 
	Ref.: 201704143090
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, devido à falta de recursos humanos para o inicio da exploração e do povoamento, Portugal, depois das feitorias, lançou mão de um sistema que já havia utilizado em outras colônias. Esse sistema era:
		
	
	Meação.
	
	Primogenitura.
	 
	Capitanias Hereditárias.
	
	Morgadio.
	
	Fidalguia.
	
	 
	Ref.: 201703124068
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre o processo de colonização do Brasil. Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta. 
I) Portugal iniciou a posse da terra 30 anos após a sua descoberta por temer perder o território para holandeses e franceses. 
II) Para colonizar a região, foi necessário montar uma estrutura colonial que pudesse atuar aqui e manter a ordem para a metrópole. 
III) Montou-se uma administração colonial capaz de manter lucro para metrópole e estimular o crescimento da colônia de forma ascendente. 
IV) No início da colonização, buscou-se imediatamente mão-de-obra externa pois não havia o suficiente no novo território. 
V) A colonização do novo território português se inseriu em um processo de afirmação da metrópole dentro de uma política mercantilista. 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, III e V
	
	I, II e III
	
	I, II e IV
	 
	II, III e V
	 
	I, II e V
	
	 
	Ref.: 201704187237
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(Vunesp-2003) O Brasil foi dividido em quinze quinhões, por uma série de linhas paralelas ao equador que iam do litoral ao meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhões entregues [¿] [a] um grupo diversificado, no qual havia gente da pequena nobreza, burocratas e comerciantes, tendo em comum suas ligações com a Coroa. FAUSTO, Boris. História do Brasil. No texto, o historiador refere-se às:
		
	
	controladorias.
	
	câmaras setoriais.
	 
	colônias de povoamento.
	
	sesmarias.
	 
	capitanias hereditárias.
	
Explicação:
O texto se refere às capitanais hereditárias que deram início à colonização do Brasil. Podemos dizer que as camaras setorias, não estavam ligadas a esse processo, muito menos as colônias de povoamento. As sesmarias eram lotes de terra entreuges aos colonos, pelos donatários. 
	
	 
	Ref.: 201703069961
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas: capitanias hereditárias e governo geral. Assinale a alternativa abaixo que expressa corretamente uma característica desse período:
		
	
	O governo-geral extinguiu as Donatárias no século XVI interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar
	
	As capitanias, sendo empreendimentos exclusivamente privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão-de-obra necessária à lavoura.
	 
	As capitanias contribuiram para o início da colonização do Brasil, apesar das dificuldades financeiras do início do processo colonizador
	
	A produção do açúcar era controlada diretamente pela coroa o que assegurou o rápido povoamento do território.
	
	As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais de todas as estruturas jurídicas e administrativas feudais.
	
Explicação:
O enunciado da questão sinaliza que a colonização brasileira no século XVI foi organizada de duas formas administrativas: capitanias hereditárias e governo geral.
As capitanias tiveram grandes dificuldades para cumprir seus objetivos e para contornar essas fragilidades, D. João III, criou o governo geral que tinha como objetivo centralizar a administração.
Nas proposições abaixo, a que realmente atende ao que pediu a questão é a primeira colocação que mostram o papel das capitanias na colonização.  ¿As capitanias contribuíram para o início da colonização do Brasil, apesar das dificuldades financeiras do início do processo colonizador¿
	
	 
	Ref.: 201703123514
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Dois documentos regulamentavam o sistema de capitanias hereditárias instalado no Brasil: a carta de doação e o foral que garantiam os direitos do capitão donatário e suas obrigações à Coroa. Marque dentre as alternativas abaixo aquela que não contempla os poderem de que dispunham os capitães no tocante à administração pública quando da instalação desse sistema no Brasil:
		
	
	Comando militar.
	 
	Desenvolvimento de manufaturas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.