Buscar

GABARITO EXERCÍCIO DE REVISÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE REVISÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
ABRIL DE 2018
PROFESSOR PAULO COGO
O que é Psicologia?
É a ciência que estuda o comportamento humano individual e a mente humana, ou seja, o conjunto de processos comportamentais e mentais de um indivíduo.
Quais são as quatro principais dimensões do comportamento humano?
As ações diretamente observáveis e registráveis do indivíduo sobre o meio, os pensamentos que são processos cognitivos ou mentais, as emoções e sentimentos e a comunicação verbal e não-verbal.
Qual é a relação existente entre a Filosofia e a Psicologia?
A Filosofia é um conhecimento reflexivo sobre a condição humana, sobre a existência e discute sobre o que é o ser humano, seu lugar no mundo, identidade, destino e finitude. A Psicologia historicamente esteve associada à Filosofia até se tornar uma área independente na sua fundação em 1879, para a partir da década de 60 do século XX retomar a tradição filosófica na compreensão do comportamento humano, ou seja, grande parte dos pressupostos psicológicos têm base filosófica.
O que é um sistema ou escola de Psicologia?
É um sistema de referência ou paradigma constituído historicamente por teorias, métodos e instrumentos utilizados para conhecer o comportamento humano e que possui reconhecimento acadêmico e social, ou seja, legitimidade.
Quais são os principais Sistemas de Psicologia contemporâneos e qual é a ênfase de cada um deles na compreensão do comportamento humano?
Behaviorismo que enfatiza a influência do ambiente, especialmente da educação no comportamento humano. Atualmente o Behaviorismo se tornou cognitivo, pois inclui a cognição ou mente humana ou pensamento entre o estímulos ambientais e as respostas comportamentais.
Psicanálise que enfatiza a influência das formações do inconsciente, tais como sonhos, atos falhos, sintomas, conflitos de identidade, neuroses, chistes, etc. no comportamento e psiquismo humano.
Psicologia Humanista que enfatiza o potencial de crescimento que é considerado inato e que precisa ser reconhecido para ser desenvolvido e utilizado, trazendo saúde mental e auto-realização ao indivíduo.
Qual é a importância da Psicologia na gestão contemporânea. Apresente cinco argumentos que destaquem essa importância.
Essencial. A Psicologia auxilia no processo de humanização no e do trabalho, na preservação da dignidade no e do trabalho, na fomentação da qualidade de vida no trabalho, na prevenção da doença mental no trabalho, no gerenciamento do estresse e na qualidade da cultura e do clima organizacional.
Quais são as quatro principais psicologias que estudam o comportamento humano no trabalho e qual é a ênfase de cada uma delas na compreensão do comportamento humano no trabalho? 
Psicologia Industrial – ênfase na busca de equilíbrio entre produtividade, qualidade e satisfação no trabalho; Psicologia Organizacional – ênfase na influência recíproca entre o indivíduo e o sistema organizacional nos diferentes níveis de atuação do trabalhador, a partir dos subsistemas de recursos humanos; Psicologia do Trabalho – ênfase na saúde mental no trabalho, atuando de forma preventiva; Psicodinâmica do Trabalho – ênfase na relação entre trabalho prazer e sofrimento, a partir das noções de carga psíquica do trabalho e estratégias defensivas coletivas, tais como a normalização do trabalho.
Qual é a área da Administração que estuda o comportamento humano no trabalho e qual é a ênfase dela na compreensão do comportamento humano no trabalho?
Comportamento Organizacional. Estuda as relações entre o indivíduo e os grupos de trabalho e o sistema organizacional enfatizando aspectos tais como cultural, clima, gestão, comunicação, poder, liderança, tomada de decisão e administração de conflitos.
O comportamento humano no trabalho pode ser estudado em três níveis. Quais são eles e que aspectos a Psicologia enfatiza ao analisar estes níveis comportamentais?
Comportamento organizacional individual ou microorganizacional que enfatiza a importância da personalidade do trabalhador frente ao sistema organizacional, incluindo temas como estrutura de personalidade, iniciativa, autonomia, criatividade, inteligência, etc.; comportamento organizacional grupal ou mesoorganizacional que enfatiza o comportamento social do trabalhador frente ao sistema organizacional, incluindo temas como comunicação, liderança, cooperação, competição, confiança, etc.; e o comportamento da organização ou comportamento macroorganizacional que enfatiza o a influência do sistema organizacional, ou seja, sua estrutura, organização e gestão sobre o comportamento dos trabalhadores individual e coletivamente, incluindo temas como complexidade, valores, regras, controle, reconhecimento, segurança, etc..
Qual é o papel do psicólogo organizacional e do trabalho e da Psicologia Organizacional e do Trabalho em relação ao trabalhador e o trabalho humano?
Realizar um trabalho de intervenção e acompanhamento permanente e sistemático do trabalhador a partir da sua contratação, passando pelo acolhimento, adaptação ao trabalho, setor, organização, desenvolvimento de carreira, qualidade de vida, gestão do desempenho, demissão, morte, desligamento voluntário, recolocação no mercado, preparação para a aposentadoria.
Como se dá a relação entre o indivíduo e os sistemas organizacionais na sociedade contemporânea, por exemplo, entre um trabalhador formal e seu empregador. Justifique sua resposta.
De permanente tensão e conflito entre a personalidade, identidade e subjetividade do trabalhador e as demandas crescentes de produtividade e qualidade do sistema organizacional baseado em metas e resultados. 
Qual é a importância da Psicologia na gestão de pessoas contemporânea. Apresente cinco argumentos que destaquem essa importância.
Garantir a humanização no e do trabalho, preservar a dignidade no e do trabalho, apoiar a expressão da identidade do trabalhador através do trabalho, garantir a autonomização do trabalhador no desenvolvimento de carreira e preservar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Outros materiais