Buscar

Atividade Estruturada Redes Sem Fio Presencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada Redes Sem Fio
Faça uma pesquisa dos diversos fatores envolvidos que existem entre a transmissão e a recepção de uma informação em uma rede sem fios. 
a) sinais analógicos e digitais.
Sinal analógico é contínuo no tempo e muito difícil de ser trabalhado, pois a informação está nas amplitudes e perder informação significa não recuperar novamente. Qualquer distorção no sinal também ocasiona perda de informação.
Sinal digital apresenta somente poucos, limitados estados possíveis. Mais fácil de trabalhar. Para representar sinais analógicos existe a necessidade de converter sinais analógicos em digitais. Sinal mais robusto uma vez que na recepção basta identificar qual o nível transmitido.
b) identificar os elementos que compõem um sistema de comunicação digital.
Fonte – Origina os dados digitais, a informação a ser transmitida.
Transmissor – Adapta o sinal de informação digital para ser transmitido de forma eficiente por um meio/sistema de transmissão.
Sistema de Transmissão/Canal – Meio em que o sinal se propaga para chegar ao receptor. Existem meios guiados (par trançado, fibra) e meios não guiados (transmissão rádio). 
Receptor – Faz o processo inverso do transmissor, recupera a informação desfazendo os processos feitos na transmissão.
Destino – Entidade que vai receber a informação transmitida.
Porque o protocolo MAC 802.11 não implementa a detecção de colisão. Cite pelo menos duas razões? (Resposta página 404 do Kurose).
A capacidade de detectar colisões exige as capacidades de enviar (o próprio sinal da estação) e de receber (para determinar se uma outra estação está transmitindo) ao mesmo tempo. Como a potência do sinal recebido normalmente é muito pequena em comparação com a potência do sinal transmitido no adaptador 802.11, é caro construir um hardware que possa detectar colisões.
Mais importante, mesmo que o adaptador pudesse transmitir e ouvir ao mesmo tempo (e, presumivelmente, abortar transmissões quando percebesse um canal ocupado), ainda assim ele não seria capaz de detectar todas as colisões devido ao problema do terminal escondido e do desvanecimento.
O adaptador ainda não seria capaz de detectar todas as colisões devido a terminais ocultos.
É dispendioso montar hardware sem fio que detecte colisões.
Quais as vantagens e desvantagens da utilização do RTS/CTS (Resposta pagina 407 do livro Kurose)
O problema da estação oculta é atenuado, visto que um quadro DATA longo é transmitido somente após o canal ter sido reservado.
Como os quadros RTS e CTS são curtos, uma colisão que envolva um quadro RTS ou CTS terá apenas a duração dos quadros RTS ou CTS. Uma vez que os quadros RTS e CTS sejam corretamente transmitidos, os quadros DATA e ACK subsequentes deverão ser transmitidos sem colisões.
Ao enviar um RTS é poupado o reenvio de um quadro grande de dados caso haja colisão, pois, o RTS é pequeno.
RTS também pode avisar terminais ocultos que está sendo enviado dado, através do CTS enviado por estações que enxergam estações ocultas. 
O quadro CTS enviado pelo receptor será ouvido por todas as estações da vizinhança do receptor, então o quadro CTS ajuda a evitar o problema das estações ocultas.

Outros materiais