Buscar

O uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana vem sendo uma preocupação mundial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Wannmacher L. Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana. Vol 1 N4. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados. Brasília: Ministério da Saúde, março 2004
 Resenha critica
Uma analise descritiva é apresentada a seguir cujo texto foi um artigo da revista uso racional de medicamentos “O uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana” de autoria de Lenita waanmacher, graduado em medicina.
 Com linguagem simples e acessível, Lenita Wannmacher aborda aspectos relevantes sobre o uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana que vem sendo uma preocupação mundial, segundo a Organização Nacional de Saúde (ONS) as infecções causam 25 % das mortes em todo o mundo e 45 % em países menos desenvolvidos. O autor acredita que um dos fatores que podem influenciar a seleção do medicamento e a falta de informação e o desejo do prescritor em satisfazer o paciente e sofre a pressão exercida pelos fabricantes que induzem o uso do que é mais novo e mais caro, a tão chamada receita pronta. No entanto, para cada agente infeccioso existe um tipo certo de antibiótico, a prevalência das infecções e o consequente consumo dos medicamentos para tratar os pacientes acarretam muitos erros de prescrição, cujo sua relação se dá devido a incerteza diagnostica e ao desconhecimento farmacológico, mais de 50% das prescrições são inapropriadas e 2/3 dos antibióticos são usados sem prescrição medica e os consumidores ainda fazem uso incorreto. O uso desses medicamento em infecções virais leva ao aumento da resistência de S.pneumoniae e outros patógenos causadores de infecções na comunidade, o autor também relata que em âmbito hospitalar os prescritores sem nenhuma experiência clínica (internos e residentes), cujo sua prioridades é evitar desastres nas próximas 24 horas facilmente alcançado com o uso de antibióticos de amplo espectro e ou pequeno espectro.
O artigo de Lenita é de grande valia não somente para os profissionais e acadêmicos na área de saúde como também é muito importante para a população e o controle de resistência microbiana depende do desenvolvimento de novos medicamentos e de vacinas preventivas. Detectar o perfil microbiano antes mesmo da prescrição seria um importante passo, porém os planos de saúde não querem ter gastos e daí os prescritores acha que sua experiencia é suficiente e prescreve. Concordo com o autor que se alguma medidas de prevenção forem tomadas podemos então evitar esse aumento, no entanto, enquanto houver interesses pessoais, as prescrições e as vendas de antibióticos não serão totalmente controladas, os laboratórios laçam medicamentos novos divulgam e apresenta aos médicos com intuito de que alcançar recorde de vendas, e então interessado no proposto a ele prescreve receita demasiadamente pondo em risco toda uma população.
Feira de Santana- BA
 2018

Outros materiais