Pesquisa OP e SPBS.APOL1.docx
5 pág.

Pesquisa OP e SPBS.APOL1.docx


DisciplinaProva Objetiva Pesquisa Operacional19 materiais656 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina(s): Nota 100
Pesquisa Operacional
Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
Uma estratégia recorrente para ajudar a encontrar a solução de um problema consiste em dividi-lo em etapas que facilitem sua compreensão e, consequentemente, encaminhe a solução deste. Em pesquisa operacional não é diferente, diversos autores buscaram identificar algumas etapas que permitem encadear o processo de solução de um problema em PO. Sendo assim, correlacione as etapas a seguir com as descrições abaixo:
1 - Estudo do problema.
2 - Levantamento e tratamento de dados.
3 - Definição da metodologia a ser empregada.
4 - Análise dos resultados obtidos.
5 - Implementação da proposta.
 
(  ) O tipo de problema determinará a escolha do método/ferramenta de PO a ser empregada, consequentemente, a metodologia estará mais ou menos definida.
(  ) Os trabalhos de PO são quantitativos e, consequentemente é necessário trabalhar os dados numéricos estatisticamente. O conjunto final de dados a ser empregado, deve ser confiável.
( ) Nesta etapa deve ser possível obter subsídios para identificar as atividades/recursos a serem priorizadas na elaboração da proposta de solução.
(   ) Nesta etapa parte-se da análise dos resultados finais para a aplicação do resultado obtido a fim de solucionar ou minimizar o problema estudado.
(  ) É a etapa em que o contexto do problema deve ser estudado de forma detalhada a fim de identificar o nível de complexidade e, consequentemente, escolher a técnica/ferramenta de PO mais apropriada para solucionar o problema.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	1 - 2 - 3 - 4 - 5
	
	B
	1 - 5 - 4 - 2 - 3.
	
	C
	3 - 1 - 5 - 4 - 2.
	
	D
	2 - 4 - 5 - 3 - 1.
	
	E
	3 - 2 - 4 - 5 - 1.
Questão 2/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
A função produção não existe sozinha dentro de uma organização.  Embora os setores sejam denominados de formas diferentes (Marketing, Contabilidade, Recursos Humanos, Produção, entre outros), é a cooperação entre as funções (ou sistemas) que fará com que os objetivos propostos pela empresa sejam atingidos tornando-a mais competitiva no mercado. 
A partir do exposto, analise as sentenças a seguir que versam sobre as tarefas atribuídas a cada função:
 
I \u2013 A função Produção tem como uma de suas principais atribuições o desenvolvimento do plano de investimentos de médio e longo prazo.
II \u2013 A função Marketing tem como um dos seus objetivos prospectar mercado para os novos produtos para que a função produção possa produzir.
III \u2013 A função de Recursos Humanos tem como tarefa a determinação do lead time de entrega do fornecedor de matérias primas.
IV \u2013 A função Compras se envolve nos procedimentos de entradas e saídas de materiais e contato direto com fornecedores.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas
Questão 3/5 - Pesquisa Operacional
Leia atentamente o enunciado a seguir:
 
A indústria Portas & Janelas S.A. fabrica dois tipos de produtos: portas e esquadrias de madeira. Os produtos apresentam margens de contribuição por unidade, conforme a Tabela 1.
TABELA 1 \u2013 Margens de contribuição unitárias dos produtos
	Produto
	Margem de Contribuição por Unidade ($)
	Portas
	10
	Esquadrias
	8
Os produtos são processados por dois departamentos: montagem e acabamento. Ao passar por esses departamentos, cada unidade do produto consome determinado número de horas, conforme indicado na Tabela 2.
TABELA 2 \u2013 Consumo de tempo nos departamentos
	Departamento
	Consumo de horas pelos produtos (por un.)
	Portas
	Esquadrias
	Montagem
	3
	3
	Acabamento
	6
	3
Os departamentos apresentam, contudo, limitação em sua capacidade produtiva, como mostra a Tabela 3.
TABELA 3 \u2013 Capacidade produtiva dos departamentos
	Departamento
	Capacidade máxima disponível em horas
	Montagem
	30
	Acabamento
	48
Tendo em vista as condições de produção das portas e esquadrias enunciadas acima podemos afirmar que:
I - A função objetivo Z=c1x1+c2x2+\u2026+cnxn do problema de otimização acima será representado por, Maximizar Z=30x1+48x2 em que x1 é a unidade de portas produzidas e x2 é a unidade de esquadrias de janelas produzidas.
II - As restrições matemáticas do problema podem ser identificadas a partir das tabelas 2 e 3.
III - A única função matemática de restrição será expressa pela equação de restrição do departamento de montagem que é 3x1+3x2=30 em que x1 é a unidade de portas produzidas e x2 é a unidade de esquadrias de janelas produzidas.
IV -  As restrições matemáticas conhecidas como restrições de não negatividade são equações que definem as variáveis de decisão como sendo menores ou iguais a zero. Essas restrições são apenas simbólicas não tendo impacto no resultado do problema.   
 
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e IV são verdadeiras.
	
	B
	II é verdadeira.
	
	C
	III é verdadeira. 
	
	D
	I e II são verdadeiras. 
	
	E
	I, II e IV são verdadeiras. 
Questão 4/5 - Pesquisa Operacional
Segundo Andrade (2009) ao fazer uso da programação linear (PL) busca-se responder questões de otimização de processos, maximização de lucros, minimização de custos, etc.
Portanto, identifique em quais das questões a seguir poderiam ser aplicados corretamente os conceitos de programação linear:
 
I - Definidas as condições de trabalho, como designar os equipamentos para atividades de forma a minimizar o tempo de operação ou maximizar as despesas?
II - Conhecido o valor nutricional dos alimentos que compõem uma ração, qual quantidade de cada um deve ser usada a fim de satisfazer condições nutricionais mínimas e dar ao animal o crescimento desejado, ao custo mínimo?
III - Considerando determinadas condições de produção, quais insumos são plenamente usados? Quais insumos possuem estoque/disponibilidade para uso?
IV - Definidas as localizações da produção, dos fornecedores e dos pontos de consumo, como estabelecer os circuitos de distribuição de modo a minimizar o custo total?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	II, III e IV são verdadeiras.
	
	B
	II e IV são verdadeiras.
	
	C
	III é verdadeira.
	
	D
	I, II e III são verdadeiras.
	
	E
	I, II, III e IV são verdadeiras.
Questão 5/5 - Pesquisa Operacional
Em pesquisa operacional, ao trabalhar para a solução de um problema, frequentemente nos deparamos com a possibilidade de usar uma solução pronta ou a de desenvolver uma solução que atenda pré-requisitos específicos para o problema em questão. Assim, faz-se necessário diferenciar os conceitos de \u201cmodelo\u201d e de \u201cmodelagem\u201d a serem empregados, pois há uma pequena sutileza no emprego dos referidos conceitos.
Preencha corretamente as lacunas utilizando os conceitos de \u201cmodelo\u201d e \u201cmodelagem\u201d.
 
Um(a) _________ pode ser usado para resolver problemas similares, dado que as condições usadas para a elaboração deste nem sempre são encontradas na realidade.
Para problema de baixa complexidade, o emprego de um(a) ________ pronto, pode ser o mais indicado por apresentar um menor custo que a(o) ___________, a solução pode ainda ser obtida em menor prazo.
A(O) _________, deve ser entendida como a elaboração específica de um algoritmo ou _________ matemática(o) para um problema a ser resolvido, que possui escopo e objetivos bem definidos, ou seja, será construído um(a) _________ \u2018sob medida\u2019, \u2018personalizado\u2019.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Modelo - Modelo - Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo.
	
	B
	Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelagem - Modelo.
	
	C
	Modelo - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelagem - Modelagem.
	
	D
	Modelo - Modelo - Modelagem - Modelo - Modelagem - Modelo.
	
	E
	Modelagem - Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelo.