Buscar

- NÚCLEO CELULAR - DUPLICAÇÃO DO DNA; TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO - CICLO CELULAR - MITOSE E MEIOSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

- NÚCLEO CELULAR
- DUPLICAÇÃO DO DNA; TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO
- CICLO CELULAR
- MITOSE E MEIOSE
1 – QUAL É O PAPEL DO NÚCLEO CELULAR?
De forma geral podemos dizer que o núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e armazenar suas informações genéticas.
2 – DESCREVA AS PARTES CONSTITUTIVAS DO ENVOLTÓRIO NUCLEAR.
Envelope nuclear = membrana nuclear.  Membrana dupla (duas bicamadas) que circunda o núcleo. Composta por uma membrana externa e uma membrana interna, sendo perfurada por poros. A membrana externa é contínua com o retículo endoplasmático.
A lâmina nuclear é uma malha bidimensional, uma rede de filamentos formada por proteínas filamentosas (as laminas nucleares), composto por três tipos de laminas (A, B e C),muito semelhante às proteínas dos filamentos intermediários. Localiza-se subjacente à membrana nuclear interna do envoltório nuclear, fornecendo suporte estrutural para o núcleo. 
A lâmina nuclear exerce a função de estabilizar o envelope nuclear e apoiar os cromossomos interfásicos. 
3 – COMO AS ENZIMAS, RNAs E OUTRAS PROTEÍNAS SÃO IMPORTADAS PARA OU EXPORTADAS DO NÚCLEO?
Através dos complexos do poro, que mantêm abertas passagens diretas entre os ambientes citoplasmático e nuclear. 
4 – DIFERENCIE CROMÁTIDE E CROMOSSOMO, CROMÁTIDES IRMÃS E CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS.
Cromossomos: estão presentes nas células que estão em processo de divisão. Os cromossomos nada mais são que o DNA dobrado sobre si mesmo muitas vezes (como o auxílio das histonas). 
Cromátide: Antes de a célula se dividir, os cromossomos são copiados e cada cromossomo é formado por dois segmentos em forma de bastão – as cromátides. Cada cromátide corresponde a uma cópia de um dos 46 filamentos de DNA  
Cromossomos homólogos são aqueles que formam pares nas células diploides. Neste par, um cromossomo tem origem materna (veio no óvulo que deu origem a esse indivíduo), e o outro origem paterna (veio no espermatozoide). Quando os gametas se unem na fecundação para formar o zigoto, reconstituem-se os pares de cromossomos da célula diploide (os gametas são haploides). As cromátides-irmãs são aquelas resultantes do processo de duplicação do DNA, que geralmente ocorre antes do ciclo celular, e que são unidas pela região do centrômero até que ocorra sua separação durante a anáfase da mitose ou anáfase II da meiose.
5 – QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CICLO CELULAR? EM TERMOS DE PROPORÇÃO, QUAL A DURAÇÃO DESSAS ETAPAS SE CONSIDERARMOS UMA CÉLULA QUE SE REPRODUZ EM 24 HORAS?
O ciclo celular é dividido em duas grandes fases: a INTÉRFASE e a Fase mitótica (ou FASE M). na intérfase ocorrem as fases G1, S e G2. Já na fase mitótica ocorrem a mitose e a citocinese.
Intérfase: 21 e 36min
Fase M: 2h e 24min
6 – EXPLIQUE RESUMIDAMENTE O QUE OCORRE NA CÉLULA DURANTE AS FASES DA INTÉRFASE.
Fase G1: célula se prepara para sobreviver, cumprir suas tarefas, fase de vida ativa e o crescimento celular. Esse período tem duração variável, nele ocorre a transcrição e tradução e o ponto de controle onde a célula decide se está pronta para a divisão.
Fasa S: preparação do material genético, síntese do DNA (duplicação), síntese de histonas e duplicação dos centrossomos.
Fase G2: quando a célula se prepara para a divisão celular. Período pré-mitótico: ponto de controle, síntese de proteínas que participam da condensação cromossômica.
7 – QUAL A PRINCIPAL ATIVIDADE CELULAR DURANTE A FASE S? DESCREVA O QUE OCORRE COM AS MOLÉCULAS DE DNA DE UM INDIVÍDUO DIPLÓIDE.
Período de síntese do DNA: duplicação cromossômica. Uma celular diploide (2n) origina 4 células haploides (n), isso ocorre por meio de duas divisões sucessivas sem duplicação do material genético nas fases intermediarias. 
8 – DIFERENCIE O PROCESSO DE DUPLICAÇÃO EM PROCARIONTES E EUCARIONTES.
Diferente das células eucariontes as células procariontes se reproduzem por gemiparidade ou fissão binaria, não ocorre mitose.
9 – EXPLIQUE O PROCESSO DE DUPLICAÇÃO DO DNA EM EUCARIONTES, CITANDO AS ENZIMAS ENVOLVIDAS.
As duas cadeias do DNA se separam e cada uma delas orienta a fabricação de uma metade complementar. No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. À medida que as bases vão sendo expostas, nucleotídeos que vagam pelo meio ao redor vão se unindo a elas. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em sequência e formam uma cadeia complementar. Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela. Certas enzimas desemparelham as duas cadeias de DNA, abrindo a molécula. Outras desenrolam a hélice dupla, e há, ainda, aquelas que unem os nucleotídeos entre si. A enzima que promove a ligação dos nucleotídeos é conhecida como DNA polimerase, pois sua função é construir um polímero (do grego poli, muitas, e meros, parte) de nucleotídeos.
10 – EXPLIQUE O PROCESSO DE TRANSCRIÇÃO EM EUCARIONTES.
A transcrição consiste na síntese de RNA. Ela é realizada por um complexo enzimático cuja enzima chave é a RNA polimerase, composta de várias subunidades e que realiza a polimerização do RNA a partir de um molde de DNA.
Esse processo ocorre em três etapas principais, a iniciação, o alongamento e o término, cada um contendo fatores específicos. Nos eucariontes a transcrição ocorre no núcleo, enquanto a tradução ocorre no citoplasma, isso permite a eles uma melhor regulação da expressão gênica.
11 – DESCREVA AS ETAPAS DA TRADUÇÃO EM EUCARIONTE.
Iniciação – a subunidade pequena do ribossoma liga-se ao mRNA na região de AUG, o codão de iniciação. O tRNA, que transporta o aminoácido metionina, liga-se ao codão de iniciação. A subunidade grande ribossomal liga-se à pequena subunidade. O ribossoma está então funcional.
Alongamento – o anticodão de um novo tRNA, que transporta um segundo aminoácido, liga-se ao segundo codão por complementaridade. Seguidamente, estabelece-se uma primeira ligação peptídica entre o aminoácido que ele transporta e a metionina. O ribossoma avança três bases e o processo repete-se ao longo do mRNA. Continua a tradução dos sucessivos codões e da ligação dos aminoácidos para a construção da proteína.
Finalização – quando o ribossoma chega a um codão de finalização (UAA) e por complementaridade o reconhece, termina a síntese. Os codões de finalização constituem verdadeiras pontuações da mensagem. A cadeia polipeptídica destaca-se. Os componentes do complexo de tradução separam-se. As subunidades ribossomais podem ser utilizadas para formar um novo complexo e iniciação com uma molécula da mRNA.
12 – DIFERENCIE ÍNTRONS E ÉXONS.
Éxon é um segmento de bases nitrogenadas de um determinado gene eucarioto que consiste em DNA que codifica para uma sequência de nucleotídeos no RNA mensageiro. Um éxon pode codificar aminoácidos de uma proteína. Geralmente encontra-se adjacente a um segmento de DNA não codificante chamado íntron. Já os íntrons são secções de DNA de um gene que não codificam qualquer parte da proteína produzida pelo gene. Eles separam a sequência constituída pelos éxons. Os íntrons são também conhecidos pelo termo DNA lixo. O íntron é inicialmente transcrito na molécula de pré-RNAm, mas depois é eliminado durante o processo de maturação (ou splicing) do RNA, antes de sair do núcleo celular. Os íntrons existem principalmente nas células eucarióticas.

Outros materiais