Buscar

Resumo Tecido Conjuntivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido conjuntivo
Funções:
Conecta tecidos diferentes (tendão = osso e músculo).
Transporte de fluídos (sangue). Altamente vascularizado.
Suporte e proteção de órgãos delicados.
Estoque de energia, isolante térmico (tecido adiposo) regulação térmica. 
Defesa imune (leucócitos). Células de defesa.
Reparo cicatrização.
Preenche espaços vazios.
Características: 
Abundante matriz extracelular formada por combinações de proteínas e substância amorfa (macromoléculas hidrofílicas e adesivas, glicosaminoglicanos e proteoglicanos).
A maioria dos tecidos conjuntivos são altamente vasculares auxiliam na nutrição de outros tecidos.
Possuem células especializadas: 
Residentes: permanentes.
Transitórias: temporárias hemácias, neutrófilos, leucócitos, etc.
Mesenquimais: células tronco multipotentes.
Reparo.
Células do tecido conjuntivo:
Residentes:
- Macrófagos: defesa local, fazem fagocitose.
- Mastócitos: defesa local, estocam mediadores químicos da resposta inflamatória, possuem papel fundamental na inflamação, reações alérgicas e infestações parasitárias.
- Fibroblastos: sintetizam a proteína colágeno, elastina, glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas adesivas que fazem parte da matriz extra celular. São as células mais comuns do tecido conjuntivo. Intensa síntese, ao contrário dos fibrócitos que ficam em repouso.
Transitórias: sangue, células imune.
Fibras:
Estrutura alongada.
São formadas por proteínas que se polimerizam.
Não são células.
Fibras colágenas: colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Os principais aminoácidos que constituem o colágeno são: glicina (33%), prolina (12%) e hidroxiprolina (10%). Células que sintetizam colágeno: fibroblasto, ondoblasto, condroblasto, (tipo I, resistência a tensão), condroblasto (tipo II, resistência a tensão), célula de Schawnn, reticular, hepatócito, fibroblasto (tipo III, formação do arcabouço do baço, fígado, linfonodos, músculo, tecido adiposo), células epiteliais, musculares e de Schawnn (tipo IV, formação da rede da lâmina densa da lâmina basal).
Fibras elásticas: fibroblastos são os principais produtores de elastina. Proelastina vira elastina. Rica em glicina e prolina com ligações cruzadas (essas ligações que dão a consistência elástica da elastina). O sistema elástico constitui uma família de fibras com características funcionais variáveis capazes de se adaptar às necessidades do tecido. Encontradas nas paredes dos vasos sanguíneos, pele, orelha, etc.
Fibras reticulares: são formadas predominantemente por colágeno do tipo III, são extremamente finas. Formam uma malha de rede flexível com células reticulares, fibroblastos e macrófagos. Presentes no fígado, medula óssea, baço, linfonodos, adrenal.
Tecido conjuntivo propriamente dito:
Frouxo: é o mais abundante no corpo. Nutre o epitélio. Altamente vascularizado. Células mais numerosas são os fibroblastos e macrófagos. Possui fibras colágenas e elásticas. Consistência delicada, é flexível e pouco resistente à trações.
Denso: é adaptado para oferecer resistência e proteção aos tecidos. Possui mais fibras do que células. Pouca flexibilidade. Não modelado: fibras sem orientação, resistência em qualquer direção. Modelado: feixe de colágenos paralelos, força de tração unidirecional.
Tecido Adiposo:
Maior reserva de energia: triglicerídeos.
Isolante térmico.
Preenche espaços.
Células predominantes: adipócitos em fibras reticulares (colágeno III).
Unilocular: vascular, libera ácidos graxos e fornece energia, modela o corpo externo (panículo adiposo), secreta leptina, apresenta apenas uma grande gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma.
Multilocular: apresentas varias gotículas de gordura, presente principalmente em animais que hibernam e neonatos, altamente vascular, grande quantidade de mitocôndrias (são avermelhadas pois são ricas em citocromos. Possui distribuição limitada, ao contrário unilocular que é encontrado por quase todo o corpo. Lipólise produz calor, ocorre quando o animal está saindo da hibernação e recebe estímulos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes