Buscar

Estagio “Conscientização sobre a depressão como ferramenta de combate ao suicídio”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. TÍTULO DO PROJETO: “Conscientização sobre a depressão e seus males”
2. PÚBLICO-ALVO: 15 funcionários ACS com idade entre 20 e 40 anos.
3. INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO: PSF CAJAMAR .
4. MUNICÍPIO/ESTADO:CAJAMAR/SP
5. RESPONSÁVEL LEGAL PELA INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO (diretor ou presidente): Elizabeth de Andrade Monteiro.
6. PERÍODO DE PRÁTICA: 16/04/2018 a 20/04/2018.
7. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE: O PSF( Programa Saúde da Família) Cajamar, Está localizado na Av. Prof. Walter Ribas de Andrade, 544, Cajamar-centro São Paulo, a unidade foi fundada no ano de 2005, para atender o anseio e a necessidade da comunidade ,já que não havia PSF no bairro, e para conseguir o atendimento pelo SUS mais próximo havia a necessidade de se pagar transporte, pois a mesma, , localiza-se em um bairro distante e ,comom a criação desta nova unidade, a comunidade tem um acesso mais rápido a uma instituição gratuita de saúde do governo a qual funciona com ajuda das ACS , enfermeiro e médicos que vão na casa de pessoas debilitadas como acamadas, deficientes ,além de proporcionar consultas de rotina (agendadas) que visam acompanhar e manter a boa saúde física e mental da clientela que dispõe de seus serviços. Horário de funcionamento e das 7:00 horas até as 16:00 horas, de segunda a sexta-feira e seu programa foi implantado no Brasil pelo ministério da saúde em 1994, com o propósito de reorganizar a prática da atenção à saúde, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, levando a saúde mais próximos da família, para melhorar a qualidade de vida para a sociedade. No intuito de que tais objetivos sejam alcançados é primordial o trabalhos das Agente comunitário de Saúde (ACS) que são responsáveis pela prevenção e a promoção de saúde, destacando que suas atividades a serem desenvolvidas as mantém em contato permanente com as famílias, o seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência, realizando o mapeamento de sua área, cadastrando as famílias e atualizando permanentemente nesse cadastro, além de identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco, orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e auxiliando no agendando de consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário, e realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade e. A instituição tem de entrada um amplo espaço com cobertura e cadeiras, 2 banheiros acesso ao público, 1 farmácia, 1 sala de recepção ,1 sala de vacina, 4 salas de atendimento, 1 sala de enfermagem, 1 sala de dentista, 1 sala de ultrassom, 1 sala para Agente comunitário de Saúde (ACS), 1 vestuário, 1 cozinha, 1 almoxarifado, 2 banheiros para funcionários, possuem um espaço grande na parte de trás da unidade. Possui 15 ACS, 1 recepcionista, 1 supervisora, 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem, 1 medico, 1 faxineira, 1 dentista ,1 auxiliar, 1 farmacêutico, 1 psicóloga, e 1 fonoaudióloga,. No momento a unidade está em processo de contratação de empresa para se responsabilizar por contratar médicos, recepcionista, e outros, pois as reclamações dos usuários sobre a falta de médicos e profissionais capacitados é grande visto que,no momento, o local dispõe de poucos com tais características.
8. JUSTIFICATIVA: Para a Organização Mundial da Saúde o primeiro passo para o tratamento da depressão trata-se de dialogar sobre o assunto pois , para a OMS , “No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos” porém “Ainda assim, a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão sobre o que é a doença e como ela deve ser prevenida e tratada pode ajudar a reduzir o estigma associado à condição, além de levar mais pessoas a procurar ajuda”,portanto a ideia de trabalhar o tema “Conscientização sobre a depressão e seus males” partiu da necessidade encontrada entre as agentes de saúde, pois na comunidade onde se encontra inserida a instituição têm aumentado os casos de suicídio em decorrência da depressão e as ACS (Agente Comunitário de Saúde) não possuem instrução necessária que possa ajudar a lidar e compreender a clientela atingida por este mal ,informa-las e instruí-las sobre o assunto torna-se necessário para que os conhecimentos obtidos através do projeto as auxiliem na compreensão do tema e reflitam positivamente na comunidade. 
9. OBJETIVO GERAL: Sensibilizar os participantes á importância da conscientização da depressão e seus malefícios a saúde física e psicológica através de atividades pertinentes ao tema
10. OBJETIVOS ESPECÍFICOS : Conscientizar os envolvidos sobre as consequências que a depressão causa na vida das pessoas ;Promover trocas de experiências em grupo;Proporcionar momentos de reflexão acerca do tema abordado;Auxiliar na compreensão do assunto abordado entre o grupo através de dinâmicas; Ajudar os participantes a compreender a importância de incentivar a clientela da instituição a procurar profissionais da área da saúde mental para um diagnostico seguro .
11. CONHECIMENTOS (CONTEÚDOS) A SEREM ABORDADOS NO PROJETO: Será abordada a importância da conscientização sobre a depressão e os males sociais ,psicológicos e afetivos que causam na vida do individuo.
12. CRONOGRAMA DE AÇÃO (METODOLOGIA E RECURSOS):
PRIMEIRO ENCONTRO (16/04): Darei inicio me apresentando,permitindo que todas façam o mesmo e, a fim de introduzir o tema de maneira diferenciada, me utilizarei de um copo etiquetado com a palavra “eu” e uma bandeja com etiqueta onde esteja escrito” a gota d’água” sendo que dentro da mesma haverá copos menores com variados rótulos como baixa autoestima, stress ,desemprego e etc. Apresentarei os utensílios pedindo que cada um visualize a si mesmo como sendo o copo maior e os recipientes menores os problemas a que estamos constantemente expostos enquanto seres humanos e ,a medida que pronuncio os rótulos dos copinhos começando pelo que estará intitulado como “desemprego , vou derramando seu conteúdo até que transborde e perguntarei se todas estão de acordo com fato de que começar ou terminar com determinado copinho não impediria o transbordamento o que me permitirá explicar que ,as vezes , a minha gota d’água é diferente daquela que faz o outro individuo transbordar e que neste nosso projeto trabalharemos a conscientização da depressão ,alguns gatilhos causadores e seus malefícios .Incitarei a partilha de conhecimentos que cada uma possui acerca do assunto e como tem sido o impacto deste transtorno na comunidade. 
RECURSOS UTILIZADOS: Copos de plástico ,bandeja e água.
SEGUNDO ENCONTRO (17/04): Nosso encontro começará com uma dinâmica chamada “ a caixa dos temores “ , onde cada participante recebera um pedaço de papel e escrevera seu maior medo que devera ser colocado em uma caixa para ser sorteado ,lido e discutido perante os colegas preservando o anonimato de todos e ,após ,perguntarei se o fato de poder escrever seus medos sem serem identificados não tornou a atividade mais fácil de ser desenvolvida e os convidarei a assistir um curta animado intitulado “Eu tinha um cachorro preto seu nome era depressão” que se encontra disponível no youtube, faremos uma reflexão sobre o conteúdo em que todos terão espaço para expor o entendimento sobre o mesmo, enquanto conduzo o bate-papo de maneira que os envolvidos sejam levados a refletir como uma pessoa acometida do transtorno depressivo se sente para que compreendam como os conflitos internos os impedem de procurar ajuda ou falar do assunto.
RECURSOS UTILIZADOS: Data-show, lápis, caixa de papelão e papel.
TERCEIRO ENCONTRO (18/04): Dando continuidade ao pensamento do encontro anterior ,que frisou que as vezes o fato de podermos falar das aflições de maneira anônima torna-se um meio mais fácil para que um depressivo se abra , perguntarei se conhecem a sigla CVV ,seu significado e serventia .Distribuirei um texto impresso que se encontradisponível na Wikipédia virtual sobre o CVV e lerei em voz alta ,sendo que ,ao termino da leitura , reforçarei a importância da divulgação deste canal também á comunidade .Irei propor a confecção de pequenos marcadores de paginas feitos de EVA em que constará o numero do CVV e a seguinte frase : “Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta “ da autoria de Paulo Coelho. A quantidade de lembrancinhas será de acordo as famílias que cada ACS é responsável em sua área e resaltarei que ao distribuírem expliquem que trata-se de um projeto de valorização a vida e qual a finalidade do numero impresso. 
RECURSOS UTILIZADOS: Data-show , tesouras ,réguas , EVA e canetas hidrográficas para escrever no mesmo .
QUARTO ENCONTRO (19/04): Neste dia trabalharei com a dinâmica “os problemas no balão” onde distribuirei a todos uma bexiga e papeis ,pedindo que escrevam seus problemas e insiram o papel com o conteúdo dentro do balão ,as enchendo em seguida e a estagiaria amarrará cada uma que estiver finalizada . Solicitarei que olhem bem a esfera em mãos e que agora tentem abrir e retirar seus problemas de dentro sem danifica-la . Aguardarei algum tempo para as tentativas e então permitirei que estourem os balões para retirar o conteúdo e questionarei se o problema desapareceu ao estourar o globo , diante das negativas explicarei que devemos compreender que algumas medidas desesperadas não sinalizam serem opções benéficas .
Também convidarei o grupo assistir ao ultimo epsodio da temporada da serie "13 Reasons Why" a fim de que possamos discutir ,ao termino, como a depressão atinge de igual maneira os jovens ,permitindo que todos contribuam em uma discussão dirigida refletir as causas e consequências dos adultos não procurarem ter diálogo com essa faixa etária em busca de conhecer seus conflitos e anseios bem como a relação entre o que foi aprendido na dinâmica e a lição deixada no final do filme. 
RECURSOS UTILIZADOS: Papel , lápis, Data-show e bexigas.
QUINTO DIA (20/04): Visando avaliar se todos os objetivos do projeto foram alcançados ,pedirei que façam uma redação de no mínimo 10 linhas sobre o que aprenderam no decorrer do projeto e qual o impacto que o mesmo causou para cada um que será lido para turma pelas autoras permitindo a socialização dos conhecimentos absorvidos. Também convidarei a psicóloga do local a dar uma palestra expondo seu ponto de vista profissional sobre o assunto onde ela salientará a importância do incentivo aos acometidos pelos sintomas depressivos da busca de profissionais da área para diagnostico bem como tratamento adequado e me despedirei proporcionando um lanche a fim de confraternizarmos.
RECURSOS UTILIZADOS :Lápis e papeis. 
 
13. AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá em todos os momentos através de registro diário do entusiasmo frente as atividades propostas ,o interesse em partilhar os conhecimentos e a absorção correta dos mesmos que será possível diagnosticar pela redação a ser realizada no ultimo encontro.

Outros materiais