Buscar

trabalho de solo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
POLUIÇÃO DOS SOLOS
Orientador: Profª Samantha Eslava 
Eduarda Bueno
Eduardo Gomes
Henrique Rego
Mauro Primo
*
*
O solo atua freqüentemente como um "filtro", tendo a capacidade de depuração e 
imobilizando grande parte 
das impurezas nele 
depositadas, além de ser o 
habitat de diversos animais. 
*
*
No entanto, essa capacidade é limitada, podendo ocorrer alteração da qualidade do solo, devido ao efeito de diverso tipos de contaminação
*
*
Forma de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. 
*
*
Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.
*
*
A contaminação do solo tem se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que geralmente, a contaminação interfere no ambiente global da área afetada, podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública. 
*
*
Regra geral, a contaminação do solo torna-se problema quando: 
 há uma fonte de contaminação; 
 há vias de transferência de poluentes que viabilizam o alargamento da área contaminada; 
 há indivíduos e bens ameaçados por essa contaminação. 
*
*
O principais poluentes do solo são provenientes da aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes e da disposição de resíduos sólidos industriais, urbanos, materiais tóxicos e radioativos.
*
*
São defensivos agrícolas de ação tóxica que têm como ingredientes ativos compostos químicos formulados para controlar ou erradicar vetores de doenças animais, vegetais ou humanas, pragas (insetos, fungos, bactérias, ácaros) e ervas daninha.
*
*
Os agrotóxicos de uso agrícola podem ser classificados de acordo com o seu tipo em:
Inseticidas: combatem as pragas, matando-as por contato e ingestão;
*
*
Fungicidas: agem sobre os fungos impedindo a germinação, colonização ou erradicando o patógeno dos tecidos
 das plantas.
Herbicidas: agem sobre as ervas daninhas seja pré-emergência 
como pós-emergência.
*
*
Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.
*
*
O problema é que quando comemos esses
alimentos, estamos ingerindo também os agrotóxicos e fertilizantes. 
Os principais fertilizantes são os fosfatos e nitratos, que vão se acumulando no solo e poluindo cada vez mais. 
*
*
*
*
Algumas das técnicas utilizadas envolvem elevados custos de tratamento. Dos diferentes métodos de descontaminação do solo apenas os biológicos e a incineração permitem a eliminação ambiental dos poluentes orgânicos, através da sua mineralização. 
*
*
Tratamento Térmico
Tratamento Físico-Químico
Tratamento Biológico
*
*
A biorremediação é uma ciência que estuda, monitora e utiliza um conjunto de tecnologias para remover ou neutralizar poluentes orgânicos presentes nos solos
*
*
A tecnologia de biorremediação pode ser empregada “in situ” ou “ex situ”. A biorremediação “in situ” consiste em tratar o material contaminado no próprio local, enquanto a “ex situ” envolve a remoção do material contaminado do seu local original.
*
*
A aplicação da biorremediação in situ no tratamento de solos oferece a vantagem de não ser necessária a remoção e o transporte das zonas contaminadas, permite o tratamento de grandes áreas e tem menor custo.
*
*
A biorremediação ex situ é indicado nos casos em que há risco de alastramento da contaminação e quando não é possível o tratamento no local, devido, por exemplo, dificuldade de acesso ao local.
*
*
É o termo frequentemente usado para a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos 
geneticamente modificados, 
e geralmente adere aos princípios 
de agricultura sustentável.
*
*
Tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças.
*
*
O solo é considerado um organismo vivo e deve ser revolvido o mínimo possível; 
Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade; 
Controle com medidas 
preventivas e produtos 
naturais; 
*
*
O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos; 
O controle de ervas daninhas é preventivo: manual e mecânico (roçadas); 
Teor de nitrato na planta é baixo. 
*
*
Resíduos sólidos são rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de limpeza de vias públicas e outras.
*
*
*
*
· Doméstico: gerado basicamente em residências; · Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços; · Industrial: gerado por indústrias (classe I, II e III); · Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.; · Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.
*
*
É a colocação dos resíduos sólidos no interior de recipientes apropriados e estanques, em regulares condições de higiene, visando a sua posterior estocagem ou coleta.
*
*
É o conjunto de atividades para remoção dos resíduos devidamente acondicionados e ofertados, mediante o uso de veículos apropriados para tal.
*
*
O transporte consiste na transferência física dos resíduos coletados até uma unidade de tratamento ou disposição final, mediante o uso de veículos apropriados.
*
*
A destinação final e o tratamento do lixo podem ser realizados através dos seguintes métodos:
· Lixão (disposição de resíduos 
a céu aberto sem controle)
· Aterros sanitários (disposição, controlada, no solo de resíduos 
domiciliares);
*
*
· Reciclagem energética (incineração ou queima de resíduos perigosos, com     reaproveitamento e transformação
 da energia gerada);
· Reciclagem orgânica (compostagem da matéria orgânica); 
*
*
 
· Reciclagem industrial (reaproveitamento e transformação dos materiais recicláveis);
 
*
*
É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
*
*
As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
*
*
No meio ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativo.
*
*
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.
*
*
*
*
“Uma nação que destrói o seu solo destrói a si mesma."
Franklin D. Roosevelt

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais