Buscar

Metodologia Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 03 – Metodologia Aplicada a Pesquisa
Bloco 02 
-Leitura 
-Pesquisa
Pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio de processos do método científico. A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos.
Podemos, assim, indicar três elementos que caracterizam a pesquisa:
	o levantamento de algum problema;
	a solução à qual se chega;
	os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados.
E quanto ao termo pesquisa científica, do que se trata?
Se trata do tipo de pesquisa que objetiva contribuir para o desenvolvimento do conhecimento humano em todas as áreas, sendo sistematicamente planejada e executada segundo critérios rigorosos de processamento das informações.
	Uma pesquisa será considerada científica, se for objeto de investigação planejada, desenvolvida e regida conforme as normas metodológicas consagradas pela ciência.
	De acordo com Antônio Carlos Gil, duas são as razões para se fazer uma pesquisa:
	As razões de ordem intelectual, que decorrem do desejo de conhecer, são comuns nas dissertações de mestrado, nas monografias, nos artigos e nos trabalhos de conclusão de curso, em que a pesquisa é voltada para fins de conhecimento.
	Já as razões de ordem prática, como próprio título diz, vem do desejo de conhecer com vistas a fazer algo, que muitas vezes pode vir a ser útil e beneficiar a própria sociedade.
Quanto ao Pesquisador…
	É importante destacar que a possibilidade de êxito na tarefa de pesquisa depende das razões e motivações do pesquisador.
	Curiosidade, criatividade, integridade intelectual, atitude autocorretiva, sensibilidade social, imaginação disciplinada, perseverança, paciência e confiança na experiência são ações e atitudes que devem ser incorporadas à pessoa que for ou estiver no papel do pesquisador.
Aspectos da pesquisa
	Classificação:
	Pesquisa pura: Conhecida também por básica ou teórica, a Pesquisa Pura objetiva gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Envolve verdades e interesses universais. É motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador.
Exemplo: A origem do universo.
	Pesquisa Aplicada: É aquela que objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos.
Envolve verdades e interesses locais.
Exemplo: A busca pela vacina contra a AIDS.
	Abordagem:
	Qualitativa: Nesse enfoque não há medição numérica, como nas descrições.
Seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito.
É descritiva e utiliza o método indutivo.
O processo é o foco principal.
	Quantitativa: Neste tipo de pesquisa temos a coleta e a análise de dados para dar conta das questões que envolvem a pesquisa.
Ela utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
	Objetivo:
	
	Procedimentos:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais