Buscar

Unidade lII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEXTOS FUNDAMENTAIS DA LITERATURA UNIVERSAL uniDADE iii
PERGUNTA 1
Baudelaire foi um flâneur e essa figura do flâneur acabou sendo muito corriqueira pelas ruas de Paris. Sobre o flâneur, é correto afirmar que:
	a.	o flâneur caminha pela cidade distraído, absorto no seu mundo interior e distraído da realidade ao redor.
	b.	o flâneur é um indivíduo que precisa caminhar muito pela cidade devido ao seu trabalho. Nesse processo, acaba conhecendo todos as ruas e os recantos.
	c.	o flâneur era sempre uma pessoa sem dinheiro. Por não ter emprego, era obrigado a vagar pela cidade.
	d.	Baudelaire descreve as cenas observadas enquanto flanava pela cidade na parte intitulada “Tédio e Ideal” do livro As flores do mal. Apenas observar tudo e todos entediava o poeta, que não era capaz de sair dessa situação.
	e.	“A uma passante” é um poema escritor por Baudelaire que mostra bem a natureza de um flâneur e no que consistia flanar pela cidade.
PERGUNTA 2
Sobre um dos romances mais famosos e mais importantes de Flaubert, Madame Bovary, é possível dizer que:
	a.	O romance causou muito escândalo na época por narrar a história de uma mulher que trai o marido.
	b.	Emma Bovary é uma jovem que tem os pés no chão. A sua principal preocupação é com a falta de dinheiro em casa, o que a deixa angustiada.
	c.	A história é narrada pela personagem que dá nome ao romance, Emma Bovary.
	d.	Emma, a protagonista, é representada como uma mulher quase incorpórea, angelical. Esse era o ideal feminino realista.
	e.	O romance conta a história de uma mulher infeliz no casamento, que procura a felicidade em um caso extraconjugal. Assim, é dado bastante enfoque aos sentimentos arrebatados Emma.
PERGUNTA 3
 A metamorfose é uma das obras mais famosas de Kafka. Esse livro conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que acorda, um dia, e percebe ter se transformado em uma barata. Sobre esse livro, é correto afirmar que:
	a.	toda a narrativa gira em torno de Gregor procurando um antídoto ou uma forma de voltar a ser humano.
	b.	a metamorfose em barata é construída, na narrativa, como se fosse uma maldição jogada em Gregor devido à sua ganância.
	c.	o livro apresenta uma situação grotesca e surreal, bem como um personagem perdido em um mundo moderno no qual não consegue se adaptar.
	d.	Grete era a irmã de Gregor Samsa. Os dois irmãos eram bastante próximos antes da metamorfose, e Grete foi a única que continuou ajudando-o e apoiando-o depois de ele adquirir a sua forma de barata.
	e.	por contar a história de um homem que se transforma em uma horrenda barata, é um livro que se encaixa no gênero do terror.
PERGUNTA 4
Kafka nasceu em 1883 e morreu em 1924. Sobre a sua vida e obra, é correto afirmar que:
	a.	a obra de Kafka retrata situações absurdas e grotescas que impactam o leitor.
	b.	Kafka nunca conseguiu se manter em um emprego, em parte por conta da sua saúde frágil e em parte por conta da sua vontade de se dedicar cada vez mais à literatura.
	c.	nas obras de Kafka, percebe-se o entusiasmo pela modernidade e pelas novas tecnologias, como o telefone ou o carro.
	d.	as suas obras estavam em tanta sintonia com os sentimentos da sociedade em geral que foram um sucesso imediato.
	e.	Kafka nunca casou, e as mulheres não tiveram um grande impacto na sua vida — ele preferia se dedicar à literatura.
PERGUNTA 5
Gustave Flaubert foi um dos escritores realistas de maior destaque. Sobre a sua vida, é correto afirmar que:
	a.	Os seus amigos ficavam espantados com a rapidez com que Flaubert escrevia as suas obras.
	b.	Apesar de ter publicado várias obras, Flaubert começou a sua carreira de escritor já na maturidade.
	c.	A obra de Flaubert não fez muito sucesso na época em que foi publicada, sendo valorizada apenas depois da sua morte.
	d.	Flaubert chegou a iniciar os estudos em Direito, mas a sua vocação era realmente a literatura. Logo ele largou a faculdade.
e.Flaubert não costumava usar elementos autobiográficos nas suas obras. Em compensação, os seus personagens eram inspirados em pessoas que ele conheceu.
PERGUNTA 6
As flores do mal, de Charles Baudelaire, foi um livro que revolucionou a poesia. Sobre essa obra e o seu caráter pioneiro, é correto afirmar que:
	a.	nessa obra, os poemas mostram um encantamento e um contínuo maravilhamento com todas as coisas no mundo.
	b.	essa obra foi revolucionária por introduzir os versos livres e brancos na poesia.
	c.	esse livro, por ser tão revolucionário, foi recebido com grande sucesso na época em que foi publicado.
	d.	o livro está dividido em seis partes ou ciclos: “Tédio e Ideal”, “Quadros Parisienses”, “O vinho”, “As flores do mal”, “Revolta” e “A Morte”.
	e.	o livro foi revolucionário, pois Baudelaire reuniu as características e marcas de outros poetas simbolistas, dando um corpo ao movimento.
PERGUNTA 7
Leia o trecho abaixo de A metamorfose, sobre o momento no qual os pais de Greg e o Gerente se deparam com a sua metamorfose em barata, e assinale a alternativa correta.
“Gregor percebeu que não poderia de modo algum deixar o gerente ir-se embora no estado de espírito em que se encontrava, caso não quisesse ver seu emprego na firma em perigo extremo. Os pais não compreendiam tudo isso muito bem; eles haviam formado para si ao longo de todos aqueles anos a convicção de que Gregor estava garantido naquela firma pelo resto da vida; e além do mais tinham tanto a fazer com as preocupações momentâneas que qualquer previsão não poderia estar mais longe de seu alcance. Mas Gregor era capaz dessa previsão. O gerente tinha de ser detido, acalmado, persuadido, e por fim conquistado; o futuro de Gregor e sua família dependia disso!”
a.	A “previsão” a que Gregor se refere (que ele conseguiria fazer, mas, a sua família, não) diz respeito à perda do emprego de caixeiro viajante.
b.	Gregor se preocupa com a possibilidade de ser demitido, porque, em nenhum momento, perde as esperanças de se transformar novamente em humano.
c.	Pela sua preocupação, em primeiro lugar, com os familiares, percebe-se que o personagem Gregor Samsa é construído como um herói salvador.
d.	As “preocupações momentâneas” que Gregor afirma ter a sua família naquele momento dizem respeito à iminente perda do emprego.
e.	Quando o narrador afirma “o futuro de Gregor e sua família dependia disso”, o pronome “disso” se refere à necessidade de a família de Gregor fazer a previsão sobre a possibilidade de ele perder o emprego. Apenas assim o Gerente poderia ser impedido de sair às pressas e persuadido a não demitir Gregor.
PERGUNTA 8
Leia o poema abaixo, do simbolista Paul Verlaine, e assinale a alternativa correta sobre as características do Simbolismo que podem ser identificadas nele.
O amor por terra
O vento derrubou ontem à noite o Amor
Que, no recanto mais secreto do jardim,
Sorria retesando o arco maligno, e assim
Tanta coisa nos fez todo um dia supor!
O vento o derrubou ontem à noite.
À aragem
Da manhã gira, esparso, o mármore alvo. E à vista
É triste o pedestal, onde o nome do artista
Já mal se pode ler à sombra da ramagem.
É triste ver ali de pé o pedestal
Sozinho! e pensamentos graves vêm e vão
No meu sonho em que a mais profunda comoção
Imagina um porvir solitário e fatal
É triste! — E tu, não é?, ficas emocionada
Ante o quadro dolente, embora olhando à toa
A borboleta de oiro e púrpura que voa
Sobre os destroços de que a aléa está juncada.
	a.	O poema aponta que a amante fica dilacerada por ter feito o eu lírico sofrer.
	b.	Quando o eu lírico fala “no meu sonho em que a mais profunda comoção/Imagina um porvir solitário e fatal”, ele afirma querer ficar sozinho. Isso se relaciona com a preocupação dos simbolistas apenas com o Eu.
	c.	As rimas do poema são intercaladas: a primeira estrofe rima com a última, e a segunda, com a terceira. Os simbolistas costumavam rimar os seus poemas, não fazer versos livres e brancos.
	d.	O título do poema remete à identificação do amor idealizado com a natureza. A natureza é pura e o amor é puro também.
	e.	O amoré visto como algo maligno para mostrar que os sentimentos são negativos. Por isso, o indivíduo deve seguir a razão e a ciência.
PERGUNTA 9
Carta ao pai é uma obra de Kafka escrita em 1919. Leia atentamente o trecho abaixo e assinale a alternativa correta sobre a sua interpretação e sobre esse livro:Seja como for, éramos tão diferentes e nessa diferença tão perigosos um para o outro, que se alguém por acaso quisesse calcular por antecipação como eu, o filho que se desenvolvia devagar, e tu, o
homem feito, se comportariam um em relação ao outro, poderia supor que tu simplesmente me esmagarias sob os pés, a ponto de não sobrar nada de mim.
	a.	O narrador diz que pai e filho eram perigosos um para o outro porque ambos eram muito fortes.
	b.	Kafka entregou a carta ao pai, que começou a entender um pouco melhor o filho tão diferente de si. Foi o pai que lhe incentivou a publicar a carta, devido à imensa qualidade estética do texto.
	c.	Quando o narrador afirma que o filho se desenvolvia devagar é porque ele sempre viveu cercado de cuidados e auxílios e nunca precisou resolver os problemas por si só.
	d.	Essa foi uma carta que Kafka escreveu para o pai, explicando como ele se sentia em relação à figura paterna esmagadora e sufocante.
	e.	O narrador fala sobre “o filho que se desenvolvia devagar”, e essa seria apenas a visão do pai sobre o filho, que não corresponderia à realidade.
PERGUNTA 10
Kafka viveu em um período histórico marcado por muitas mudanças, entre o final do século XIX e o início do XX. Sobre essa época, é correto afirmar que:
a.	Com as novas tecnologias, como o carro, o bonde elétrico e novas máquinas modernas nas fábricas, as condições de trabalho dos operários melhoraram bastante.
	b.	Uma das invenções que passou a fazer parte do cotidiano das pessoas nessa época foi o telefone. Com o avanço nos meios de comunicação, as pessoas passaram a, em geral, sentir-se menos solitárias e desamparadas.
	c.	Era uma época de total felicidade e realização por conta dos muitos inventos, como o carro e o telefone, que facilitaram o cotidiano das pessoas.
	d.	A Primeira Guerra Mundial não teve um grande impacto, pois apenas alguns países foram campo de batalha, apesar de muitos terem participado mandando soldados.
	e.	A burocracia em excesso foi uma faceta dessa época.

Outros materiais