Buscar

Unidade lV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TEXTOS FUNDAMENTAIS DA LITERATURA UNIVERSAL - uniDADE iV
PERGUNTA 1
O Romantismo foi um período literário muito importante no Brasil. Considere o trecho a seguir, presente no romance Iracema, de José de Alencar, e assinale a opção correta em relação à sua interpretação e às características românticas que aparecem nele.
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto. Iracema saiu do banho; o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.”
	a.	O narrador chama Iracema de selvagem para mostrar que os índios não eram pessoas boas e que o colonialismo foi algo positivo. Essa foi uma das marcas do Romantismo.
	b.	Iracema é aproximada dos animais porque sua figura pouco se parece com a humana.
	c.	Os muitos detalhes que o narrador dá sobre a floresta, sobre os animais que a habitam e sobre Iracema são uma tentativa de imitar a realidade, característica do Romantismo.
	d.	Flores, árvores, animais, chuva: esses elementos ajudam a montar um cenário natural, distante da urbanização e da modernidade.
	e.	Iracema é construída como uma feroz guerreira, o que fica atestado no trecho em que ela constrói as flechas de seu quarto.
PERGUNTA 2
Sobre a Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, marque a alternativa correta.
	a.	Mario de Andrade foi um dos poetas da Semana de Arte Moderna. Em sua obra, ele idealiza a vida no campo.
	b.	Quando os artistas organizaram a Semana de Arte Moderna, que foi tão importante e decisiva para a literatura brasileira, eles decidiram inspirar-se na Antiguidade grega e produzir algo mais clássico.
	c.	O movimento buscou a inovação na linguagem.
	d.	“Os sapos”, de Manoel Bandeira, é um poema que foi declamado durante a Semana de Arte Moderna e que prega uma volta à natureza.
	e.	No Manifesto antropofágico, Oswald de Andrade recusa qualquer influência vinda do exterior: apenas o que é nacional é bom.
PERGUNTA 3
Muito se fala em literatura clássica, mas, quando é necessário conceituá-la, surgem dúvidas. Sobre a sua definição, é correto afirmar que:
	a.	O conceito de literatura clássica está relacionado com o cânone literário, com aquelas obras que servem como modelo e inspiração.
	b.	Literatura clássica diz respeito apenas, como o seu próprio nome já aponta, àquelas obras gregas e romanas produzidas na Antiguidade Clássica.
	c.	A literatura clássica precisa ser necessariamente difícil de ser compreendida por estar muito distante da nossa realidade.
	d.	Apesar de o senso comum ter dificuldades em definir literatura clássica, esse é um conceito cujo sentido já é um consenso entre os estudiosos.
	e.	Os livros clássicos formam uma lista fechada, estável e imutável — justamente por isso, eles são clássicos.
PERGUNTA 4
Sobre a literatura clássica moderna ou contemporânea, podemos dizer que:
	a.	Os clássicos modernos possuem uma relevância enorme para a sociedade, já que representam segmentos que, muitas vezes, foram excluídos e silenciados.
	b.	Os clássicos modernos ou contemporâneos necessariamente falam sobre tecnologias avançados e sobre o nosso mundo interligado e globalizado.
	c.	Os clássicos contemporâneos são aquelas obras que se assemelham aos clássicos, mas que são publicados na contemporaneidade.
	d.	Os clássicos modernos provavelmente deixarão de o ser no futuro, pois possuem um caráter efêmero.
	e.	A literatura de autoria feminina não pode ser considerada como um clássico moderno ou contemporâneo, já que as mulheres sempre escreveram — um exemplo disso é Jane Austen, escritora dos séculos XVIII e XIX.
PERGUNTA 5
A literatura clássica possui uma relação estreita com a sociedade e com a identidade cultural. Sobre essa relação, podemos dizer que:
	a.	Os leitores não são relevantes quando se pensa na Literatura Clássica, visto que esses livros já seriam canônicos independentemente de continuarem sendo lidos ou não.
	b.	A Odisséia, de Homero, é um exemplo de como obras clássicas podem deixar de impactar no presente por estarem muito distantes dos leitores contemporâneos.
	c.	Existe um movimento de impacto da obra clássica sobre a sociedade, mas o contrário não é verdadeiro — por ser clássica, uma obra não é impactada pela sociedade ou por um contexto específico.
	d.	A importância dos clássicos para a sociedade limita-se ao campo dos estudos literários.
	e.	Novas criações artísticas baseadas nos clássicos são um exemplo de como esses clássicos impactam na sociedade e na posteridade.
PERGUNTA 6
O Barroco e o Arcadismo foram dois movimentos literários brasileiros que ocorreram entre os séculos XVII e XVIII. Sobre os dois, pode-se dizer que:
	a.	Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga são dois poetas árcades que se envolveram com a Inconfidência Mineira.
	b.	Os árcades eram poetas que cultivavam o sentimento exacerbado, o exagero e a dramaticidade.
	c.	Marília de Dirceu, livro de Tomás Antônio Gonzaga, é um livro que conta a história de um amor não realizado e sofrido.
	d.	Os sermões do padre António Vieira são considerados árcades, pois evidenciam uma conexão grande com a natureza e com a terra.
	e.	Gregório de Matos é um poeta barroco que se preocupou com os sentimentos e com o interior do eu.
PERGUNTA 7
Sobre o início da literatura brasileira, marque a opção correta.
	a.	É considerado o marco da literatura brasileira, o primeiro texto escrito justamente por um brasileiro.
	b.	O início da literatura brasileira dá-se com uma literatura informativa.
	c.	Consideram-se o marco da literatura brasileira as pinturas indígenas, que serviam para comunicar.
	d.	Desde o início do encontro dos portugueses com os índios, há um confronto direto entre esses dois povos tão diferentes.
	e.	Os primeiros documentos escritos relacionados ao Brasil são as impressões do rei português em relação às novas terras encontradas.
PERGUNTA 8
Sobre as Gerações de 30 e de 45, marque a opção correta.
	a.	A Geração de 30 foi essencialmente urbana, em semelhança aos escritores modernistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.
	b.	José Lins do Rego e Graciliano Ramos fazem parte da Geração de 45.
	c.	As duas gerações aproximam-se, no sentido de focarem essencialmente em questões sociais e de denunciarem esses problemas.
	d.	O Regionalismo, também conhecido como Geração de 30, tem como característica (como seu próprio nome aponta) retratar as realidades específicas de cada região do país.
	e.	A Geração de 45 é bastante coesa, e todos os escritores pertencentes a esse movimento apresentam características bastante similares.
PERGUNTA 9
Victor Hugo foi um autor francês que escreveu O corcunda de Notre-Damee Os miseráveis. Sobre essas obras e a sua relação com o contexto vivido por Hugo, é correto afirmar que:
	a.	Como essas obras foram escritas no século XIX, elas já não têm mais tantoimpacto em nossos dias.
	b.	Na época da sua publicação, Os miseráveis não fez muito sucesso, passando a ser reconhecida logo após a morte do escritor.
	c.	Muitos dos aspectos da sociedade francesa do século XIX estão presentes em Os miseráveis— a situação dos meninos de rua e dos trabalhadores nas fábricas são alguns exemplos.
	d.	O único apelo de Os miseráveisé que a obra trata de uma camada da sociedade que se constitui como maioria: os não privilegiados.
	e.	Hugo, por ser um romântico, não estava muito preocupado com os aspectos sociais — portanto, as suas obras falam muito mais do interior do eu.
PERGUNTA 10
Há inúmeras listas, em jornais, revistas, materiais didáticos, pesquisas acadêmicas, etc., daqueles livros clássicos que não podemos deixar de ler e de conhecer. Sobre os critérios utilizados para a definição dessa lista da literatura clássica, é correto afirmar que:
	a.	Os livros considerados clássicos possuem algo de próprio e de intrínseco que fazem deles justamente clássicos — por isso, muitas listas apresentam mais ou menos as mesmas obras e autores.
	b.	Para ser clássico, devem, necessariamente, ter passado décadas da publicação de um livro.
	c.	Esses critérios para a definição de quais livros são clássicos podem ser objetivos, baseados em padrões preestabelecidos.
	d.	Questões como gosto, preferência e inclinações pessoais nunca são consideradas para definir o que é clássico e o que não é.
	e.	Os critérios para definir quais livros são clássicos e quais não são foram estabelecidos há alguns séculos, quando a literatura começou a ser estudada de forma mais sistemática — desde lá, sempre são usados esses mesmo critérios para pensar as novas obras que vão sendo publicadas.

Outros materiais