Buscar

INDICADORES ÁCIDO BASE ROTEIRO

Prévia do material em texto

INDICADORES ÁCIDO-BASE
Para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida, usa-se uma grandeza chamada de pH, que é o símbolo do termo físico-químico Se na temperatura de 25 °C a medida do pH de uma solução líquida for menor do que 7, indica que esta é acida, se for maior do que 7, indica que é básica (alcalina) e se for igual a 7, é neutra. Os valores de pH de uma solução líquida variam com a temperatura.
Os indicadores ácido-base, são ácidos ou bases orgânicas fracos em que os pares conjugados apresentam cores diferentes. Geralmente são pigmentos extraídos de plantas, formando corantes solúveis em água, cuja cor depende do pH. A mudança rápida que ocorre no ponto estequiométrico de uma titulação é, portanto, sinalizada por uma mudança rápida da cor do corante à medida que responde ao pH. Dada a subjetividade em determinar a mudança de cor, os indicadores de pH não são aconselháveis para determinações precisas de pH. Neste caso, é necessário usar um aparelho medidor de pH.
REPOLHO ROXO (BRASSICA OLERACEA VAR. CAPITATA)
O Repolho Roxo é largamente conhecido e utilizado nestas práticas de ensino de química, devido á obtenção de cores fascinantes, fácil observação dos pontos de viragem e ainda facilidade em encontrá-lo (supermercados e varejões). 
MATERIAIS:
Repolho roxo (uma folha somente) 
Liquidificador 
Coador 
Colher 
Água 
5 copos transparentes 
Limão 
Vinagre incolor 
Magnésio
Sabão em pó 
Coca-Cola
PROCEDIMENTO
Coloque uma folha de repolho roxo e um litro de água no liquidificador. Bata bem até que o suco tenha uma cor uniforme. Com a ajuda do coador filtre esse suco, distribuindo-o igualmente entre os cinco copos. Não acrescente nada no primeiro copo, assim, você vai poder comparar caso algo aconteça com os outros. Esse copo é que chamaremos de padrão. Coloque algumas gotas de suco de limão no segundo copo, até notar alguma mudança. Misture com uma colher. Verifique que cor o suco de repolho roxo ficou após a adição do suco de limão. Compare com a cor do suco do copo padrão. Acrescente agora sabão em pó no copo seguinte. Acrescente ao quarto copo o vinagre e no último copo o bicarbonato de sódio, sempre mexendo e notando a cor do suco de repolho após a adição de todos os materiais.
EXPLICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Agrupe os materiais que produziram uma coloração parecida quando misturados ao suco de repolho roxo.
O que eles têm em comum? Você já reparou o que acontece quando colocamos limão no chá preto? E o que isso tudo tem a ver com a mudança da cor das folhas das árvores no outono nos países frios? 
Muitos alimentos de cor roxa, como verduras e frutas, possuem substâncias coloridas na sua estrutura, chamadas de antocianinas. As antocianinas protegem nosso corpo contra infecções, combatem os radicais livres, afastam tumores, doenças vasculares e até agem contra obesidade. Estão presentes em frutas como amora, cereja, jabuticaba, uva e ameixa, por exemplo. As antocianinas apresentam a propriedade de mudarem de cor na presença de ácidos ou bases. Mas o que são ácidos e bases? A idéia de ácido ou base surge quando tentamos agrupar substâncias que têm propriedades químicas semelhantes. Nesse momento, nós ficaremos com uma ideia bem simples e direta, que vem das nossas observações nesse experimento. Ácidos serão, no nosso caso, aquelas substâncias que se comportam como o suco de limão ao serem adicionadas ao suco de repolho roxo. O suco de repolho roxo adquire coloração rosada ao adicionamos o suco de limão e o vinagre. O suco de limão contém ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C) e o vinagre contém ácido acético. Comidas são, em geral, ácidas. Uma das propriedades dos ácidos é possuírem sabor azedo. 
E as bases? Elas têm um caráter oposto aos ácidos e vamos classificar uma substância como básica quando ela tornar o suco de repolho roxo esverdeado, como o sabão em pó ou o bicarbonato de sódio. Os produtos de limpeza são, em geral, básicos, pois as bases ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira. Dependendo da quantidade de sabão e bicarbonato que você colocou, a solução pode ter ficado azulada!!! Então, as substâncias de caráter básico deixam o suco de repolho roxo com a cor azul ou verde. 
Substâncias que mudam de cor em meios ácidos e básicos são chamadas de indicadores ácido-base. Um dos usos desses indicadores é, justamente, reconhecer se uma substância tem propriedades ácidas ou básicas. E você achou que estava fazendo só um suquinho de repolho roxo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes