A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
atividade filme quase deuses

Pré-visualização | Página 1 de 1

Curso: Fisioterapia / Psicologia
Disciplina: Saúde, Bioética e Sociedade
Turma: .................... Data: ........./........./.........
 ...........................................................................
Nome legível do aluno(a)
.....................................
Nº acadêmico
	Verificação G1 (X ) G2( ) SG( )
Nota:........................(________)
 
Cláudia Cavallari Marasciulo
 Nome do Professor Rubrica 
MISSÃO DA INSTITUIÇÃO: “A ULBRA assume como Missão Institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão, buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores nas áreas da educação, saúde e tecnologia”.
Fonte: PDI – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Baseado no filme Quase Deuses, diga qual o foco principal do filme? 
A relação profissional de medico com um homem negro que mesmo sem ser formado mostrou capacidade de ser um medico, realizando experimentos e cirurgias em uma época onde negros não eram aceitos pela sociedade.  O filme mostra que o conhecimento do senso comum não deve ser desprezado e que ele pode ser comprovado como verdadeiro e que esse conhecimento não é inútil e falso como pode-se pensar, ele antecede o conhecimento científico.
Que problemas pontuais e que problemas gerais o filme aborda (ética)?
Racismo: a ignorância, o preconceito racial e o conflito racial estão implícitos no filme , os negros saiam da rua para os brancos passarem, não exerciam profissões de destaque, não tinham acesso à porta da frente dos prédios, Havia banheiros separados.
A Solidariedade Humana: Esquecida ou deixada de lado pelo cirurgião branco na hora de agradecer e lembrar publicamente ajuda e cooperação do auxiliar negro, por não ser graduado em medicina, não levando em consideração os anos de dedicação, trabalho e companheirismo do mesmo.
A ética e a moral estão presentes na narrativa? Comente.
Estão pois os personagens seguem os preceitos da época violando apenas quando é em prol de uma causa maior, salvar uma vida. 
O filme aborda a ética profissional? E as relações entre profissionais?
sim, sim o filme mostra a relação de respeito entre os médicos mas que discriminam Vivien por ser negro.
O filme aborda a ética na pesquisa?
Sim, no ponto em que eles apenas fazem experimentos em beneficio de algo maior.
Que fato do filme comprova a influência religiosa na moral e costumes da época? 
A conversa com o padre que aconselha os pais a não permitir a cirurgia, pois segundo a religião só deus pode operar milagres e que deus tem planos e não se pode intervir nisso.
Que fato científico-histórico para a área médica o filme aborda? Onde e quando os fatos ocorreram? 
Realizando cirurgia experimental em cachorros e desenvolvendo novas técnicas, novos aparelhos durante muitos anos até a realização da primeira cirurgia em coração humana (bebê azul), uma cirurgia que até então era vista como impossível, ocorre no hospital em que Dr. Blalock trabalha 
Faça um comentário do filme mostrando pontos positivos e pontos negativos na relação dos personagens principais da trama ( Dr Alfred X Vivien).
Pontos positivos – a relação de cumplicidade e amizade desenvolvida durante anos que possibilitou trabalharem juntos e fazerem descobertas cientificas.
Pontos negativos – O Dr Blalock não ter empatia com Vivien e demorar para dar o reconhecimento que Vivien merecia.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.