Buscar

Avaliando o aprendizado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Avaliando Aprend.: CCJ0001_SM_201801014213 V.1 
	Aluno(a): DAYANE CRISTINA OLIVEIRA VALES DOS SANTOS
	Matrícula: 201801014213
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	11/04/2018 02:23:18 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201803768362)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
		
	
	o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.
	
	o time do Flamengo possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
	 
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803768489)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A __________________ é uma ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter à distância, em espaços próprios que lhes são reservados, determinados indivíduos ou grupos considerados indesejados ou inferiores. Para isso, são estabelecidas fronteiras espaciais ou sociais que aumentam as desvantagens entre grupos discriminados.
		
	
	Nacionalidade
	
	Antiglobalização
	 
	Segregação
	
	Cultura
	
	Etnia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803768359)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	UEL ¿ 2005 - No Brasil e em outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente distintas das de origem européia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as formas de etnocentrismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária ao etnocentrismo.
		
	
	¿Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua acepção mais lata. E assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a branca o progresso, a evolução [...]¿ (Revista Brazil Médico, 1904.)
	
	As sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afrobrasileiras encontram-se nos estádios teológico ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa sociedade. ( Baseado em Augusto Comte.)
	 
	¿O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional¿. (Constituição Federal de 1988 na Seção II ¿ Da Cultura, Art. 215.)
	
	¿Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional¿. (Estatuto do Índio, Lei No 6001 de 19 de dezembro de 1973, Artigo 1º, ainda em vigor.)
	
	¿[...]segundo o que até aqui escrevi acerca dos Coroados [Kaingang] dos Campos Gerais, é evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em inteligência, indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez até em beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia pôr todo o empenho em aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar os casamentos mistos entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer, porém, que é mais fácil matar e reduzir os Coroados à escravidão, do que despender tais esforços em seu favor¿. (SaintHilaire, V. E. Viagem à Comarca de Curitiba ¿1820.)
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803768354)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cultura é uma característica essencialmente humana, mas nem todas as sociedades apresentam formas e padrões culturais idênticos. A partir da afirmação acima, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Compartilhar valores e códigos é essencial para a definição e compreensão de uma cultura, mas isso não significa que a cultura seja homogênea e que os indivíduos participem dela sempre da mesma forma.
	 
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas mantêm-se inalterados ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser estática.
	
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas alteram-se ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser dinâmica.
	
	A tolerância e aceitação da diferença permite compreender de forma mais adequada as culturas diferentes da nossa a partir de um ponto de vista não etnocêntrico
	
	A diferença entre culturas pode ser percebida não apenas quando comparamos culturas distintas, mas também ao observarmos, no interior das culturas, os grupos e segmentos diversos que dela fazem parte
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803769225)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As Ciências Sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas a classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta.
		
	
	Com exceção dos europeus, nenhum outro povo gerou uma identidade cultural própria.
	 
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das Ciências Sociais contemporâneas.
	
	Segundo as Ciências Sociais, a sociedade ocidental não possui diversidade étnica-cultural.
	
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico surgido apenas no século XXI.
	
	O exercício do poder é uma questão ideológica que não está contemplada pelas Ciências Sociais.

Outros materiais