Buscar

Atps Análise de Investimentos etapas 1,2,3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ATPS – Análise de Investimentos
Tutor presencial: Eliane Conrad
Prof.ª Me. Jefferson Dias
TAQUARA
2014�
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ATPS –Análise de Investimentos
Tutor presencial: Eliane Conrad
Prof.ª Me. Jefferson Dias
Desafio de Aprendizagem da Disciplina de Análise de Investimentos do Curso de Administração da Universidade Anhanguera- Uniderp.
TAQUARA 
2014�
Sumário
Introdução	05
Capitulo I – Tipos de Investimentos	05
Capitulo II – Fluxo de Caixa	14
Capitulo III – Técnicas	26
Capitulo IV – Inflação	32
Capitulo V – Imposto de Renda e Depreciação	35
Conclusão	45
Referências Bibliográficas	46
��
Introdução
Na presente atividade prática supervisionada, iremos fazer a análise de investimentos de uma empresa fictícia com nome de FOMER COM. E VESTUÁRIO LTDA, no ramo da vestuário , oferecendo diversas marcas ao público feminino em geral. 
 A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização. 
 Dessa forma, analisaremos o investimento a ser realizado. A enumeração de alternativas viáveis, análise de cada uma das alternativas, comparação das alternativas, e a escolha da melhor alternativa. 
 Dentro desse contexto, demonstraremos a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, na organização, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revendo capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais com as tecnologias da informação (TI). 
 Assim, elaboraremos um projeto de investimento estruturado através da descrição do investimento pretendido; elaboração do fluxo de caixa relevante; métodos para avaliação de investimentos; o efeito da inflação na análise de investimentos; o imposto de renda e a depreciação, e dessa forma elaborar a conclusão do projeto.
�
PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTOS: 
Veja os principais tipos de Investimentos:
AÇÕES: Ações são ativos de empresas com capital aberto ou S.A Sociedade Anônima,  que são negociados em bolsas de valores, em outras palavras podemos dizer que ações são pedaços ou partes das empresas que são vendidas na bolsa de valores. Quando uma pessoa compra um grupo de ações de uma empresa, significa que ela estará se tornando sócia daquela empresa, cuja participação dependerá da quantidade de ações compradas. As ações não são vendidas diretamente na bolsa, mas através das corretoras de valores mobiliários que são empresas credenciadas a operar no mercado de ações. Essas corretas fazem a intermediação entre o investidor e a bolsa.
As ações podem der ordinárias ON ou preferenciais PN.
ON: As ações ordinárias dão o direito a participação nos lucros da empresa e ainda confere o direito a voto nas assembleias da empresa.
PN: As ações preferenciais também permite a participação nos lucros, porém, sem direito a voto.
FUNDO DE AÇÕES: 
DERIVATIVOS: Derivativo é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de outro ativo (uma ação ou commodity), a inflação acumulada no período, a taxa de câmbio, a taxa básica de juros ou qualquer outra variável dotada de significado econômico. Derivativos recebem esta denominação porque seu preço de compra e venda deriva do preço de outro ativo, denominado ativo-objecto. No início do desenvolvimento dos mercados financeiros, os derivativos foram criados como forma de proteger os agentes econômicos (produtores ou comerciantes) contra os riscos decorrentes de flutuações de preços, durante períodos de escassez ou superprodução do produto negociado, por exemplo. Atualmente, no entanto, a ideia básica dos agentes econômicos, ao operar com derivativos, é obter um ganho financeiro nas operações de forma a compensar perdas em outras atividades econômicas. Desvalorização cambial e variações bruscas nas taxas de juros são exemplos de situações que já ocorreram na economia, nas quais os prejuízos foram reduzidos ou até se transformaram em ganhos para os agentes econômicos que protegeram os seus investimentos realizando operações com derivativos.
TITULOS DE RENDA FIXA: O investimento em renda fixa deve ser entendido como um empréstimo: quem investe em renda fixa está comprando um Título de Dívida (bond, em inglês), isto é, empresta dinheiro ao emissor do papel (do título), que em troca lhe paga juros até a data de vencimento desse papel, quando ocorre o resgate do título .
FUNDOS DE RENDA FIXA: É uma carteira de investimentos fechada que pode ter em sua constituição, ações e outras formas de aplicação, mas é formada, majoritariamente, por fontes de renda fixa e títulos de dívida, sejam eles privados ou públicos. São descontados impostos e taxas de administração.
FUNDOS MULTIMERCADO: Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, não possuindo personalidade jurídica,e sendo constituído tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.
FUNDOS DE PRIVATE EQUITY: Private Equity é um tipo de atividade financeira realizada por instituições que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, com o objetivo de alavancar seu desenvolvimento. Esses investimentos são realizados via Fundos de Private Equity.
PREVIDÊNCIA PRIVADA: Geralmente é indicado ao investidor que pretende guardar dinheiro para ter uma aposentadoria mais tranquila, já que sua tributação é mais alta conforme o tempo de investimento.
Dois tipos de planos de previdência são mais comuns: o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) --indicado para quem pretende poupar até 12% da renda bruta e usá-lo realmente para aposentadoria-- e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) --indicado para quem investe mais do que os 12% da renda e que usa a previdência privada como investimento de médio prazo.
O rendimento depende da forma de gestão do fundo pela instituição financeira. Os que possuem maior alavancagem rendem mais, mas podem perder dinheiro. Os menos alavancados, portanto, são mais seguros e com menor rentabilidade. O nível de alavancagem de um fundo é pré-determinado em contrato.
DÓLAR E OUTRAS MOEDAS: Comprar moedas estrangeiras em especial o dólar, por ser a moeda mais líquida sempre foi uma maneira eficaz de se proteger contra a desvalorização da moeda local, uma vez que a cotação da moeda estrangeira se eleva nesses casos. Mas essa lógica pode ser invertida se a própria moeda comprada estiver desvalorizada.
O uso do dólar como investimento é comum a empresas e pessoas com grandes dívidas realizadas nesta moeda. Assim, se o dólar sobe, o custo maior da dívida devido à variação é compensada pelos ganhos do investimento, e vice-versa.
Além de comprar da moeda em si através de casas de câmbio ou instituições financeiras, o investidor ainda pode apostar em fundos cambiais operados por corretoras --mas trata-se de uma opção mais arriscada.
OURO: O ouro é um investimento reconhecidamente como seguro e pode ser feito através dos bancos. As barras de ouro compradas podem ficar com o comprador ou ele poderá contratar um serviço de custódia ou guarda nos bancos. Diariamente são informados os valores do grama do ouro para compra e venda.
POUPANÇA: Classificado por conservador, a caderneta de poupança é muito conhecida, principalmente por poder ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas ir a um banco juntamente com seu CPF, RG, Holerite ou qualquer comprovante
de renda e um comprovante de residência atual. A poupança é um investimento muito tradicional e conservador, paga juros bem baixos mais é seguro. Geralmente a taxa de juros da poupança gira em torno de 0,5% (meio por cento).
Principais características: Rendimento: TR + 0,5%; Isenção de imposto de renda; Não há limite mínimo para aplicação ou quando há é apenas simbólico; Menores de idade poderão ter Caderneta de Poupança.
IMOVEIS: Cada vez mais, os pequenos investidores vêm apostando na valorização do mercado imobiliário como um investimento seguro e de longo prazo. A compra de imóveis comerciais ou residenciais traz hoje uma rentabilidade crescente para os investidores, gerada com o aluguel e a revenda dos mesmos. Em paralelo, mudança no cenário macroeconômico brasileiro vem favorecendo o acesso de mais investidores ao mercado imobiliário: estabilidade econômica com expansão da classe média, nível de desemprego reduzido, elevação do poder de compra da população e incentivo a uma política de crédito imobiliário garantem um grande potencial de crescimento deste mercado.
OBRAS DE ARTE E ANTIGUIDADES: Investir em obras de arte ou objetos antigos demanda conhecimento da área ou, ao menos, a consultoria de um profissional. Trata-se de um bom investimento no caso do investidor descobrir "pechinchas". Seus maiores problemas são a baixa liquidez --só se vende facilmente um objeto quando ele é de fácil reconhecimento de qualidade-- e o risco de se comprar um objeto falso.
Até nesse caso é possível arriscar mais ou menos. Uma aposta de baixo risco é comprar obras de artistas famosos. Mas o investidor pode apostar que determinado artista vai no futuro se tornar reconhecido, o que faria sua obra a princípio barata ter uma grande valorização ao longo do tempo. O risco é que também há a possibilidade do artista não vingar.
Os investimentos dividem-se em três categorias: 
Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais,como votos para os políticos ou governo que gerou estas melhorias para a população.Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.Estes não visam lucros.
Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.Este tipo de investimento é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
 Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.
A empresa será uma loja de Calça Jeans femininas. 
Com o intuito de proporcionar uma maior interação dos clientes com o mundo da moda. A atividade principal será a comercialização de várias marcas de jeans e terá como atividade secundária a prestação de serviços ligados a moda, como consultoria de moda e imagem pessoal.
Será uma loja multimarca, vendendo calças jeans de marcas famosas e conhecidas. A loja terá como publico alvo mulheres na faixa etária dos 25 a 40 anos das classes A e B da cidade.
A empresa terá duas sócias e ambas irão se dedicar integralmente as atividades da empresa. Será uma pequena empresa de comercio varejista, sendo uma sociedade civil por cotas de responsabilidade limitada, com cotas de 50% para cada sócia. Optou-se pelo recolhimento do imposto de renda pelo regime simples.
A razão social será Folmer Comércio do Vestuário LTDA, e nome fantasia Folmer. 
Produtos e serviços:
Os principais produtos a serem vendidos serão artigos do vestuário feminino tais como calças jeans. As roupas comercializadas serão de boa qualidade, seguindo uma linha clássica, clean e trazendo tendências atuais da moda.
Capítulo 2
Fluxo de caixa relevante:
São todos àqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, e apresentam uma estrutura padrão composta por três partes essenciais, quais sejam: 
Investimento inicial ou nos períodos iniciais: compreende investimentos sob a forma de bens físicos ou sob a forma de capital de giro. Por demonstrarem saídas de caixa, devem apresentar, no fluxo de caixa, um sinal negativo. 
Retorno de caixa do investimento: compreende a geração de fluxos de caixa positivos para a empresa/investidor, demonstrando que o projeto tornou-se rentável. 
Valores residuais: compreendem-se valores positivos que representam a venda de algum ativo após a sua utilização ou alguma vantagem tributária adquirida, e, normalmente, ocorrem ao final do investimento. Mas, eventualmente, podem representar um valor negativo. 
Abaixo demonstraremos através de planilhas como:
a) Estimar o preço unitário de venda e a quantidade mensal a ser comercializada. 
Preços unitários de venda e quantidade comercializada, estimativa de 5 anos com crescimento estimado de 5%
Quantidade mensal a ser comercializada gira em torno de 67 unidade no ano 1.
Quantidade anual com previsão para os 5 anos conforme abaixo:
b) Calcular o faturamento anual, multiplicando o valor mensal por 12. 
c) Estimar o faturamento da empresa para os próximos cinco anos, repetindo os 
valores anuais obtidos no item anterior. 
Faturamento anual estimado em 5 anos:
d) Estimar os custos e despesas mensais, com base na quantidade definida no item a).
e) Estimar os custos e despesas anuais, multiplicando por 12 o valor obtido no item
anterior.
Custos e despesas mensais e anuais demonstrados nas planilhas abaixo.
�
f)Estimar os demais valores solicitados na planilha, como: lista de investimento 
inicial, insumos (se for o caso), valor da mão de obra com os respectivos encargos 
trabalhistas, tributos e contribuições, contas do Balanço Patrimonial etc.
*Valor de investimento inicial:
*Insumos:
*Valores de mão de obra:
*Tributações:
*Contas do Balanço Patrimonial:
�
*Diagrama de Fluxo de Caixa:
Capítulo 3 – Métodos para Avaliação de Investimentos
Existem diversas técnicas de analise de investimentos, mas nos focaremos nas mais utilizadas e difundidas, que são:
Período de retorno (Payback):
Tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto levará para retornar o total do investimento inicial.
Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto.
Payback significa a ideia do tempo para recuperar o investimento ou que o investimento retorne os recursos utilizados (recuperação do capital investido). Sendo assim, no momento em que o valor acumulado dos fluxos de caixa atingir o valor do investimento inicial, atinge-se o payback.
Há diferentes critérios de decisão a serem tomados com o payback, dependendo da aplicação de projetos únicos ou de projetos concorrentes. 
- Projeto único: há a definição de um tempo máximo aceitável de payback. Se o projeto apresentar um payback inferior ao máximo aceitável, tal projeto deve ser aceito, senão, de modo contrário, deve ser rejeitado. 
- Projetos concorrentes: há a existência de dois ou mais projetos, devendo ser escolhido àquele que apresenta menor payback, ou seja, que proporciona um retorno mais rápido. 
Há críticas em relação a essa técnica de avaliação, tais como: não leva em conta o valor do dinheiro no tempo, não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes, não
considera os fluxos de caixa após o período de payback.
Valor Presente Líquido (VPL):
A técnica de avaliação denominada “Valor Presente Líquido” ou “VPL“ é um método alternativo ao Método do Payback, tendo em vista que tem como objetivo complementá-lo ou até mesmo corrigir as falhas apresentadas por ele.
Apresenta como objetivo avaliar o valor presente do fluxo de caixa do investimento. Para a sua utilização, deve ser construído o Fluxo de Caixa do projeto, sendo que este deve conter as seguintes informações: investimento inicial e investimentos adicionais, fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno e valor residual do investimento (se houver). 
Essa técnica considera o fluxo total com as saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontadas a uma taxa de atratividade. E, após a montagem do fluxo de caixa. Adota-se, também, uma taxa de desconto denominada Taxa Mínima de Atratividade (TMA) para trazer o fluxo de caixa a valor presente. 
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) demonstra o retorno mínimo estabelecido pelo investidor, em porcentagem. É por meio da análise dessa taxa que o investidor verifica a possibilidade, ou não, de realizar o projeto. A taxa de atratividade a ser utilizada pode ser tanto a Taxa de Retorno da Aplicação Financeira quanto a Taxa de Captação de empréstimo. 
O Valor Presente Líquido (VPL) pode ser calculado mediante três formas: 
a) Utilizando a fórmula matemática: 
b) Mediante a utilização de uma calculadora financeira 
c) Mediante o uso de ferramentas da uma planilha de cálculo. 
O Valor Presente Líquido (VPL) obtido pode ser interpretado da seguinte forma: 
a) VPL positivo: o projeto foi capaz de recuperar o investimento inicial (payback), de pagar a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) sobre esse investimento e de produzir um retorno de valor positivo em reais, adicional ao investimento inicial e pagamento da TMA. Portanto, o projeto deve ser aceito, já que proporciona um retorno superior ao mínimo exigido (TMA). 
b) VPL negativo: o projeto não foi capaz de recuperar o investimento inicial (payback) e de pagar a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) sobre esse investimento. Portanto, o projeto deve ser rejeitado, já que proporciona um retorno inferior ao mínimo exigido (TMA).
No entanto, quando existirem diferentes tipos de projetos, os critérios de decisão diferenciam-se da seguinte forma: 
a) Projeto único: nesse caso, se o VPL for positivo, deve ser aceito o projeto. No entanto, caso seja negativo, deve ser rejeitado. 
b) Projetos concorrentes: deve-se escolher o maior VPL, mas, desde que seja positivo. Se os dois VPLs forem negativos, deve-se rejeitar os dois projetos. 
Há algumas vantagens a serem consideradas na utilização do VPL em detrimento do payback, quais sejam: considera o valor do dinheiro no tempo, por meio da utilização da TMA pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto, e considera todos os fluxos de caixa (inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade). 
Diferentemente, também são apresentadas algumas desvantagens em relação à adoção do VPL, pelo fato de não se levar em conta o valor do dinheiro no tempo, não considerar os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes, e também, não considerar os fluxos de caixa após o período de payback.
Taxa Interna de Retorno (TIR) 
Tem um método similar ao VPL, porem, apresenta os resultados em porcentagem, e não em valores monetários. 
Para a sua utilização, deve ser construído o Fluxo de Caixa do projeto, sendo que esse deve conter as seguintes informações: investimento inicial e investimentos adicionais, fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno e valor residual do investimento (se houver). Somente após montado o fluxo de caixa, é que se é possível calcular a TIR. 
Deve ser adotada uma Taxa Mínima de Atratividade para avaliar se o resultado da TIR é compatível com as expectativas do investidor, e logo, se o projeto é interessante. 
O método da TIR tem como pressuposto o cálculo do retorno composto, em porcentagem, do fluxo de caixa. Assim, será demonstrada qual é a taxa composta necessária para transformar os investimentos iniciais nos fluxos futuros, como se o valor fosse aplicado em renda fixa.
Calculos
TMA=SELIC-IOF-*(100%-IRRF)
SELIC= 10,65%
IOF= 0,38%
IRRF=15% 
TMA=10,65%-0,38%*(100%-8,28%) = 10,33%
	Taxa Interna de Retorno (TIR)
	 
	
	 
	Ano
	Fluxo de Caixa
	 
	
	Líquido (R$)
	 
	0
	-570.555,00
	 
	1
	659.469,40
	 
	2
	718.386,84
	 
	3
	786.936,02
	 
	4
	857.843,62
	 
	5
	945.204,74
	 
	TIR =
	121,37%
	 
	 
	 
	 
A TIR é de 121,37% a.a. Isso seria equivalente a aplicar os R$570.555,00 em renda fixa a uma taxa 121,37% ao ano por cinco anos. Sendo ela maior que a TMA, torna o projeto viável.
	Valor Presente Líquido (VPL)
	 
	 
	 
	Fluxo de Caixa
	Ano
	Líquido (R$)
	0
	-570.555,00
	1
	659.469,40
	2
	718.386,84
	3
	786.936,02
	4
	857.843,62
	5
	945.204,74
	VPL =
	2.360.629,48
O VPL nessa estimativa é capaz de recuperar o investimento inicial e proporcionar um retorno de 10,33% ao ano (TMA).
	PAYBACK
	
	
	Investimento Inicial
	570.555,00
	570.555,00
	
	
	
	Ano
	Entradas de caixa
	Acumulado
	1
	659.469,40
	659.469,40
	2
	718.386,84
	1.377.856,23
	3
	786.936,02
	2.164.792,26
	4
	857.843,62
	3.022.635,88
	5
	945.204,74
	3.967.840,61
O payback é de um ano, pois esse é o tempo necessário para retornar o valor do investimento inicial de R$ 570.555,00.
� EMBED ���
� EMBED ���
� EMBED ���
� EMBED ���
� EMBED ���
� EMBED ���
� EMBED ���
� EMBED ���
� EMBED Microsoft Excel 97-Tabelle ���
_2147483644.unknown
_2147483646.unknown
_2147483647.unknown
_2147483645.unknown
_2147483642.unknown
_2147483643.unknown
_2147483640.unknown
_2147483641.unknown
_2147483639.xls
BP
		
		
		BALANÇO PATRIMONIAL
		ATIVO		Ano 1		Ano 2		Ano 3		Ano 4		Ano 5
		Circulante
		Caixa		50,000		55,000		70,000		73,000		70,000
		Bancos		150,000		200,000		500,000		400,000		405,000
		Duplicatas a Receber		400,000		700,000		800.00		830,000		870,000
		Estoques		74,500		90,000		95,000		120,000		200,000
		Outros		0		0		0		0		0
		Total AC		674,500		1,045,000		665,000		1,423,000		1,545,000
		
		Realizável a L. Prazo
		Contas Receber L.P.		300,000		250,000		310,000		320,000		420,000
		Outras Contas L.P.		50,000		45,000		48,000		35,000		33,000
		Total RLP		350,000		295,000		358,000		355,000		453,000
		
		Permanente
		Imobilizado		134,300		150,000		155,000		160,000		160,000
		(-) Depreciação Acum.		11,716		11,716		11,716		11,716		11,716
		Total AP		146,016		161,716		166,716		171,716		171,716
		TOTAL.....		1,170,516		1,501,716		1,189,716		1,949,716		2,169,716
		
		
		PASSIVO		Ano 1		Ano 2		Ano 3		Ano 4		Ano 5
		Circulante
		Contas a Pagar		600,000		700,000		550,000		500,000		350,000
		Salários / Enc. a pg		104,000		107,000		107,800		108,000		200,000
		Impostos a pagar		465,263		470,000		495,000		570,000		579,000
		Financiamentos		25,000		30,000		15,000		5,000		26,000
		Empréstimos		0		0		0		0		0
		Total PC		1,194,263		1,307,000		1,167,800		1,183,000		1,155,000
		
		Exigível a L. Prazo
		Financiamentos L. P.		100,000		80,000		95,000		60,000		40,000
		Outras Contas L.P.		500		600		300		200		240
		Total ELP		100,500		80,600		95,300		60,200		40,240
		
		Patrimônio Líquido
		Capital Social		570,555		570,555		570,555		570,555		570,555
		Lucros Acum/Retidos		659,469		718,387		786,936		857,844		945,205
		Total PL		1,230,024		1,288,942		1,357,491		1,428,399		1,515,760
		TOTAL....		2,524,787		2,676,542		2,620,591		2,671,599		2,711,000

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais