Buscar

A democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A democracia especialmente na atualidade pode ser vista a partir de dois enfoques principais, o primeiro deles tratando acerca de uma construção em que foi possível a conquista do cidadão por maior participação no processo de construção dos ideários coletivos ou na visão negativa, onde se verifica a questão do descrédito, da desconfiança e da crise no âmbito público, especialmente por conta dos representantes eleitos. 
	Contudo, a democracia é um conceito complexo, que não deve ser reduzido à questão apenas do voto, mas que tem uma íntima ligação com o aperfeiçoamento da liberdade, direito, transparência e participação. A nossa sociedade passa por momentos de transformações, tanto na área tecnológica, quanto na área democrática. Estas mudanças ocorrem devido às novas tecnologias de informação e comunicação, que aos poucos, vão se interligando às nossas atividades. E também em nossa democracia, onde os partidos políticos, especialmente, foram fraudados em sua função de intermediação, comprometendo sua função na democracia. 
	Nos dias atuais, onde nossa democracia vem sendo tratada com desconfiança pelos cidadãos, que passam a perceber as instituições como algo alheio à sua finalidade, visto que, é muito grande a proporção dos que se sentem fraudados pelo comportamento anti-republicano dos políticos. A tecnologia é uma realidade aliada e que traz inúmeros benefícios, pois em um momento no qual a cultura e os valores da sociedade estão mudando, exigem-se novas formas de acesso ao conhecimento e cidadãos críticos, criativos, competentes e dinâmicos.
.

Outros materiais