Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Líquidos corporais:
O corpo é formado por célula e também possui liquido. O líquido corporal corresponde, aproximadamente, 60% do peso corporal. Exemplo: Se uma pessoa possui 70 kg, ela apresenta 42 litros de liquido corporal. 
Este liquido fica dentro de dois grandes compartimentos: 
•o liquido que fica dentro da célula(meio intracelular) liquido intracelular 
•o liquido que fica fora da célula(meio extracelular) liquido extracelular 
Obs: 2/3 do liquido corporal está dentro da célula; enquanto cerca de 1/3 do liquido corporal está fora da célula. Portanto, a maior parte do liquido corporal é liquido intracelular
O vaso sanguíneo que irriga o órgão(formado por tecidos que são formados por células) é a artéria. Assim, as artérias irão levar o sangue para os órgãos. Há uma sequência de circulação: as artérias arteríolascapilaresvênulasveias. 
Quem separa o líquido intracelular do líquido extracelular é a membrana plasmática. Ela permite trocas entre o liquido intracelular com o liquido extracelular. 
O espaço entre as células é chamado de intersticial. Dessa forma, o liquido que está presente nesse espaço intersticial é denominado liquido intersticial. Além disso, o plasma sanguíneo é um liquido extracelular e está localizado dentro das célula. Sendo assim, o liquido intersticial e o plasma sanguíneo são os dois principais compartimentos de liquido extracelular. 
Nas articulações há o liquido sinovial que está entre camada de células. Há também o liquido que está dentro da cavidade abdominal; do globo ocular e das meninges estão também entre as camadas de células, havendo outro compartimento chamado de transcelular. Pleura visceral e pleura parietal entre elas possuem líquidos também chamados de liquido transcelular. Alguns autores defendem que o liquido transcelular como um terceiro compartimento do liquido extracelular, já outros dividem o liquido extracelular em apenas dois compartimentos( liquido intersticial e plasma sanguíneo) e adicionam o liquido transcelular no liquido intersticial. Além disso, o liquido transcelular é formado por efusão, que vem dos tecidos. 
Quem separa o plasma do interstício é a parede do vaso sanguíneo. O vaso que permite a troca entre o plasma e o interstício é os capilares, por isso há as trocas capilares. Trocas capilares fazem a troca entre os dois líquidos. Se uma substancia passar do plasma e ir ao interstício acontece a filtração capilar. (passagem do plasmainterstício). Se há uma substancia que esta no interstício e passa para o plasma pela parede do capilar é chamado de absorção ou reabsorção capilar( passagem do intersticioplasma).
Ex: glicose para o intestino: absorção. Pomada sofreu absorção. Toda vez que sofre absorção vai p/ sangue. 
Plasma sanguíneo e liquido intersticial formam o liquido extracelular que fica circulando no nosso corpo. Dessa forma, todas as células estão mergulhadas no liquido extracelular que fica circulando. Isso é importante, porque leva nutrientes como glicose, aminoácidos, lipídios, oxigênio, assim, mantem um ambiente favorável para a célula, removendo as escorias dela que permite uma das vias de sinalização celular. 
Vaso sanguíneo que irriga o miocárdio é a artéria coronariana. Se acontecer a oclusão do ramo da artéria coronariana, não vai permitir a chegada de nutriente e acontecerá o IAM(infarto). 
•Volemia: volume de sangue. O corpo humano possui 7-8% do peso corporal. O individuo com 70kg, possui aproximadamente uma volemia de 5l. O coração recebe sangue, o volume de sangue que o coração egeta a cada vez que contrai é chamado de volume sistólico( é o volume que o coração egeta para a circulação em cada contração). Se multiplicar esse volume com o numero de batimento por minuto é a frequência cardíaca, terá o volume de sangue que o coração egeta em um minuto (debito cardíaco) 
O numero de vez que o coração bate por minuto frequencia cardiacaVSxFC=DC
 Volume que o coração egeta em cada sístole volume sistólico 
O volume de sangue que o coração egeta em um minuto debito cardíaco.
EX:70ml de volume sistólico e 70pm = 4900 ml aproximadamente 5l. Os 5l corresponde a volemia, a volemia em um min o sangue dá uma volta completa no sistema circulatório e essa bomba faz o liquido extracelular circular. O liquido extracelular circular leva nutriente para célula. Ao jogar futebol, por exemplo, a frequência cardíaca aumenta e o debito também, uma pessoa sedentaria quando joga 15l e o volume de sangue dele 5l, então, em 1min o sangue circula 3 vezes, as células começam a trabalhar mais. Se aumentar o metabolismo da célula, ela requer mais oxigênio, produz mais CO2 para nutri-la. 
•Pressão arterial(PA):
Força que o sangue exerce na parede das arteriais. Quando se fala em sistema cardiovascular, precisa do funcionamento do coração e dos vasos sanguíneo. Funcionamento das artérias: Estiracontrai. Constriçãodilatação. PA=DC x RPT
A oposição do fluxo sanguíneo chama-se de resistência periférica. Se uma artéria dilata tem mais facilidade, se tem contração tem mais dificuldade. Assim, se possuir vasodilatação sangue passa com maior facilidade ( RP ↓); já se tiver vasoconstrição o sangue passara com mais dificuldade(RP↑). 
Durante um exercício físico, o debito cardíaco ↑ e, consequentemente, a PA ↑
O oxido nítrico é um vasodilatador. Então se uma pessoa tiver estresse oxidativo, o oxido nítrico sera reduzido do organismo e, consequentemente, terá vasoconstrição, a resistência periférica irá aumentar e a PA aumenta também. 
SUSTO: FC , DC, PA ↑. Pele fica branca, porque as arteriais sofrem vasoconstricção, a resistência aumenta e a pressão aumenta.
Se chega mais sangue no coração, estira mais, egeta mais, o volume sistólico aumenta, FC aumenta, sal aumenta a pressão. Diurético faz o sal ir pra urina, diminuindo a volemia, chegando menos sangue no coração, diminui a pressão. Droga vasodilatadora, atuando na resistência para diminuir a PA
Sangue vermelho devido a hemoglobina na hemácia que é rica em Ferro 
O maior volume de sangue está nas grandes veias. 
As células do sangue são as hemácias, os leucócitos, os trombóticos. Sendo que os leucócitos são divididos em granulocitos e agranulocitos 
células no sangue: eritrócitos, glóbulos vermelhas e hemácias. Hemácias: células com hemoglobina dentro. Importância do Fe na HB é fixar O2. O sangue possui aproximadamente 4 a 6 milhões de hemácias/ml de sangue. 
2 milhões de hemácias no sangue: anemia( diminuição de hemácia e hemoglobina no sangue) tipos de anemias: falciforme, ferropriva, perniciosa... função da hemácia: transportar O2 dos pulmões para os tecidos, entra na célula por difusão simples o oxigênio. Ao entrar na célula, o oxigênio vai para crista, pois lá se realiza a cadeia respiratória, formando ATP. Entra O2 e sai CO2 (respiração celular). Quando se tem anemia será produzido menos ATP para célula. 
8 milhões de hemácia no sangue: policitemia(↑do nº hemácia no sangue).
Se uma pessoa tiver uma das artérias renais comprimida (não totalmente comprimida, só parcialmente), ela terá policitemia. Isto porque ocorrerá a compressão do fluxo renal e, assim, terá redução do fluxo renal, levando a maior produção de eritropoietina. O aumento da concentração de eritropoietina acarreta numa maior produção de hemácias, gerando a policitemia.
 Um paciente com enfisema pulmonar grave terá dificuldade de hematose pulmonar (trocas pulmonares) e, assim, terá aumento de hemácias no sangue. Isto porque o sangue chegará ao rim com menor quantidade de oxigênio e o rim, consequentemente, aumentará a produção de eritropoietina. A eritropoietina elevará a síntese de hemácias, aumentando a sua concentração no sangue.
Leucócitos: há aqueles com grânulos no citoplasma e os que não possuem chamados de granulocitos e agranulocitos respectivamente. Os granulocitos( basófilos, eosinófilos e neutrófilos) e agranulocitos( monócitos e linfócitos). O normal de leucócito é de 4 a 10 mil. Leucopenia: diminuição de leucócitos no sangue. Sinal de infecção viral. Ex: AIDS
Leucocitose:aumento de leucócitos no sangue. Sinal de infecção bacteriana. Ex: infecção no pulmão. 
Plaquetas ou trombocitos: 150 a 450 mil plaquetas. 
Trombocitopenia: ↓ Dengue hemorrágica 
Trombocitose:↑
Plasma: parte liquida do sangue, ele possui, agua, ions, proteínas, hemoglobina, glicose, lipídeos, ureia, hormônios, fatores de coagulação, bilirrubina, creatinina. Albumina é produzido no fígado( principal proteína presente no sangue por isso que possui capilares sinusoides. A segunda proteína mais comum é o fibrinogênio e a terceira é a globulina. 
Hematocrito: é a porcentagem de sangue composta por célula. A célula que mais se destaca é a hemácia, porque ela é a célula em maior quantidade.

Mais conteúdos dessa disciplina