Buscar

Solubilidade de monoálcoois em água

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
PROFESSOR: José de Jesus
DISCIPLINA: Citologia e Genética
CURSO: Nutrição 1° período 
DISCENTE: Naíres Matias Souza
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 
1. TÍTULO: Solubilidade de monoálcoois em água
2. INTRODUÇÃO
Álcoois são funções orgânicas que possuem o grupo OH ligado a carbono saturado. O número de hidroxilas (monoálcool, diálcool, etc) e sua posição (primário, secundário, etc. é quem vai determinar sua classificação. A solubilidade das moléculas de álcoois se dá tanto em substâncias polares quanto apolares e sua miscibilidade ocorre pela presença conjunta de polaridade e apolaridade a nível molecular, assim eles acabam sendo solúveis tanto em água como em gasolina. Os álcoois são considerados compostos anfóteros (ambíguos) ,isto é, em dado momento apresentam-se como ácido e em outro como base, mas, nos dois casos com pouca consistência, tal ocorrência está relacionada principalmente à natureza de outro reagente. 
3. OBJETIVOS
3.1 Verificar a miscibilidade de álcoois em água
4. Material
4.1 Proveta
4.2 Bécker
4.3 Pipeta
4.4 Bastão
5. REAGENTES
5.1 Etanol
5.2 Butanol
5.3 Propanol
5.4 Pentanol
5.5 Corante (ácido colion carboxílico) 
6. PROCEDIMENTO
Em quatro provetas foram colocados 15ml de água com o corante já adicionado, em seguida foram adicionados 10 ml de álcool. Esperou-se 3 a 5 minutos para que o ocorrido pudesse ser verificado. Após este estágio de homogeneização os “resultados” foram examinados. A união de etanol e água resultou numa mistura homogênea, sendo impossível separar os dois, o propanol com a água também apresentou pouca ou quase nenhuma alteração na solução, o butanol por sua vez mostrou uma solubilidade pequena, já butanol apresentou pouca interação com a água.
7. CONCLUSÃO
Observou-se que ao misturar água com etanol e propanol eles formaram uma solução homogênea, entretanto, butanol e pentanol em contato com a água não dissolveram. As duas primeiras substâncias citadas apresentam uma intensa interação com as moléculas de água, sendo portanto miscíveis nela. As moléculas do butanol e pentanol possuem uma cadeia carbônica extensa, teno assim uma região apolar também extensa, ou seja, a interação que vai se definir entre essas substâncias e a água será fraca. Desse modo, entende-se que quanto mais carbonos apresentar uma cadeia menor será a solubilidade do álcool em água.
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
CURSO DE NUTRIÇÃO
NAÍRES MATIAS DE SOUZA
QUÍMICA ORGÂNICA: Relatório de aula prática
São luís
2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais