Buscar

APOL 2 CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Em 1991, oito pessoas e 3 800 espécies de plantas e animais foram trancados dentro de uma redoma de 12 600 metros quadrados, no Arizona, Estados Unidos. Objetivo: criar o modelo de uma colônia humana autossuficiente, capaz de sobreviver em outros planetas. Deu tudo errado... Em pleno deserto, perto de Tucson (EUA), a Biosfera 2 foi construída como uma réplica da Biosfera 1, ou seja, o planeta Terra, com cinco de seus ecossistemas em miniatura: deserto, oceano, floresta tropical, savana e pântano. Para habitá-la foi escolhida uma equipe que viveria isolada do mundo durante dois anos. Comeriam o que plantassem. Reciclariam a água, os dejetos e até o ar. Nada entraria e nada sairia. O isolamento era a base do ideal de auto sustentação que seria transplantado para Marte, se desse certo. O mundo inteiro foi informado da experiência com estardalhaço. A revista Discover comparou-a, simplesmente, à conquista da Lua. Era um grande acontecimento. Mas só na teoria. Por trás do marketing e da publicidade de um investimento de 150 milhões de dólares em experiência científica, tudo deu errado. E, para esconder os fracassos, vieram as fraudes. De saída, a concentração de gás carbônico na atmosfera fechada tornou-se tão alta que foi preciso removê-lo. Só que isso foi feito clandestinamente, sem contar para ninguém. Além disso, por baixo do pano, injetaram ar fresco na redoma. Depois, falharam as colheitas. Houve fome. Uma tripulante que saiu para tratamento médico voltou trazendo contrabando: a bolsa cheia de comida. No final dos dois anos, a tripulação deixou a redoma, magra, pálida, faminta e desacreditada. Depois do fracasso se percebeu que a Biosfera 2 não é de modo algum análoga à Terra. É um meio sintético de um monte de coisas: concreto, vidro, aço e plantas em grandes caixas. Adaptado de: http://super.abril.com.br/ideias/biosfera-2-ascensao-e-queda-de-uma-utopia-verde/ para fins acadêmicos.
Assinale a opção que melhor descreve o porquê do fracasso da Biosfera 2:
Nota: 20.0
	
	A
	A biosfera caracteriza-se por ser uma estrutura muito complexa. A sua composição é resultado de fenômenos físicos associados à própria atividade biológica que ocorre na biosfera há milhares de anos. Esta complexidade dificulta sua reprodução em modelos reduzidos.
Você acertou!
De acordo com a Aula Teórica 2, Tema 2, sobre a complexidade da Biosfera.
 
	
	B
	Na biosfera estão incluídos a superfície da Terra, rios, lagos, mares e oceanos, e parte da atmosfera e estes elementos não foram acrescentados na Biosfera 2.
	
	C
	A biosfera pode ser dividida em três regiões físicas distintas, a Litosfera - camada superficial sólida da Terra; a Hidrosfera, representada pelo ambiente líquido: rios, lagos e oceanos; e a Atmosfera, camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra. A Biosfera 2 não continha a Hidrosfera.
	
	D
	A qualidade da biosfera sofre alterações devido a atividades humanas. Não houve alterações por conta das atividades humanas na Biosfera 2.
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O que temos nós, os seres humanos, em comum com os porcos e com anchovas encontradas no Peru e no Chile? O fato de ocuparmos mais ou menos a mesma posição que eles na cadeia alimentar global. Esta é a conclusão de uma equipe de cientistas franceses que, pela primeira vez, avaliou o nosso ranking na grande teia mundial dos alimentos. Este ranking tem uma denominação teórica. Adaptado de https://www.publico.pt/2013/12/06/ciencia/noticia/cientistas-calcularam-ranking-dos-seres-humanos-na-cadeia-alimentar-1615179, para fins acadêmicos
Assinale a opção correta quanto à denominação teórica do ranking citado no caso:
Nota: 0.0
	
	A
	Bioma
	
	B
	Biosfera
	
	C
	Nível trófico
De acordo com a Aula Teórica 2, Tema 3, Cadeias alimentares.
	
	D
	Ecossistema
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Spark Park é o nome do sistema criado pelos americanos, que permite usar as fezes dos cachorros para a produção de energia. Os parques da cidade de Cambridge, no estado americano de Massachusetts, já estão equipados com a tecnologia, que é capaz de manter suas luzes acesas. A máquina funciona de forma simples, mas para que alcance os efeitos desejados, precisa contar com o apoio dos donos. Para produzir energia, as pessoas que levam seus cães para um passeio no parque devem colocar os excrementos do animal em uma sacola biodegradável e depositá-la em um tubo na máquina. Feito isso, é necessário girar a manivela, para que o conteúdo seja comprimido e o cocô se transforme em gás metano. Esse gás é encaminhado a outro compartimento e quando entra em combustão, gera energia. No caso dos americanos, a capacidade de produção é suficiente para manter as lâmpadas dos postes do parque acesas e outros pequenos aparelhos em funcionamento. A medida é importante por atuar como fator de conscientização, pois estimula o consumo consciente. Apesar disso, um dos pontos negativos é que capacidade energética de produção é pequena, portanto só pode ser usada em pequenos aparelhos. Adaptado de http://ciclovivo.com.br/noticia/sistema_americano_transforma_fezes_de_cachorro_em_energia, para fins didáticos.
Assinale a opção mais adequada referente à relação entre o texto e o Meio Ambiente:
Nota: 0.0
	
	A
	O meio ambiente é sempre heterogêneo, o que dá origem a agrupamentos de seres vivos diferentes.
	
	B
	O meio ambiente é tudo que nos cerca.
	
	C
	O meio ambiente está sempre mudando e evoluindo. Estas mudanças são provocadas pelos seres vivos e pelas próprias atividades humanas, os quais são influenciados por essas modificações, gerando novas alterações. Esta é a essência da evolução.
De acordo com a Aula Teórica 2, Tema Meio ambiente.
	
	D
	Dentro do meio ambiente, cada espécie considerada tem um ‘endereço’ (hábitat) e desenvolve uma ‘profissão’ (nicho ecológico).
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O despejo irregular de óleo de fritura usado no meio ambiente pode contaminar rios, lagos e comprometer a vida nestes habitats. Há uma informação de que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água. No próprio solo, o lançamento indevido também é prejudicial, causando a proliferação de microorganismos e danos às plantas. Jogar óleo de fritura nos ralos também provoca entupimentos nas instalações internas e nas próprias redes de coleta de esgotos. Restos de lixo, muitas vezes jogados indevidamente pela população, aglutinam-se com o óleo e formam uma barreira rígida de sujeira. Adaptado de http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=82, para fins acadêmicos.
Assinale a opção mais adequada acerca do tipo de poluição citado no caso:
Nota: 20.0
	
	A
	Visual
	
	B
	Da água e do solo.
Você acertou!
De acordo com a Aula teórica 3, tema poluição da água
	
	C
	Sonora
	
	D
	Do ar
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A avassaladora farra consumista desencadeada a partir da Revolução Industrial, potencializada com o avanço tecnológico dos meios de produção e universalizada pela mídia na era da globalização, está custando caro ao planeta. Há evidentes sinais de exaustão dos recursos naturais não-renováveis, já denunciados em sucessivos relatórios do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), no estudo divulgado pela organização não-governamental WWF, segundo o qual “o consumo de recursos naturais já supera em 20% ao ano a capacidade do planeta de regenerá-los”, ou ainda no relatório “Estado do Mundo 2004”, do Worldwatch Institute, quando se afirma que “o consumismo desenfreado é a maior ameaça à humanidade”. Adaptado de http://mundosustentavel.com.br/2006/12/16/consumindo-a-vida/, para fins acadêmicos.
Assinale a opção que melhor se explica a situação descrita no caso:
Nota: 20.0
	
	A
	A Revolução Industrial é o resultado do aumento acelerado da população.
	
	B
	Com o surgimento da Revolução Industrial, houve intensamigração de trabalhadores dos grandes centros urbanos para o meio rural, gerando diversos problemas sociais.
	
	C
	A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, não teve nenhum tipo de participação nos impactos sociais e ambientais do mundo atual, pois é um evento muito distante no tempo.
	
	D
	A Revolução Industrial, incluindo o crescimento industrial, populacional e os hábitos da sociedade, acarretou algumas consequências negativas à vida humana e ao meio ambiente sustentável.
Você acertou!
De acordo com a Aula Teórica 3, tema Introdução ao estudo da poluição ambiental.

Outros materiais