Buscar

Avaliação Discursiva 2 Gestão de pessoas

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 2, Gestão de Pessoas
Para essa segunda atividade avaliativa você deve: A) Ler o capítulo 10 do livro texto da disciplina: Ética na gestão de pessoas. B) Ler o Estudo de Caso e responder a questão abaixo. Tamanho de resposta: de 5 a 10 linhas, Estrutura: texto formal com coesão e coerência; Poste sua resposta na atividade avaliativa dois; Lembre-se citações devem apresentar fontes, não se aproprie das ideias de outras pessoas. Não serão aceitos em hipótese alguma respostas enviados por e-mail e cópias de textos da internet. Estudo de Caso: O Dilema de Dirceu Dirceu é gerente regional de uma empresa de comércio de varejo no Rio de Janeiro, cuja matriz e principais lojas ficam em São Paulo. Recebeu há poucos dias um convite para exercer uma posição de diretor na matriz. Dirceu é casado com Marília, que trabalha no Rio de Janeiro como gerente de uma loja comercial, que, embora proporcione segurança e bom salário, não parece dar perspectiva de carreira. Eles têm um casal de filhos, ambos estão bem adaptados no colégio em que estudam. Se todos se mudarem para São Paulo, apesar do aumento salarial de Dirceu, a família perde a renda da mãe, caso ela não consiga emprego na cidade. A carreira de Dirceu está em jogo. Se ele recusar o convite, as portas se fecharão para futuras promoções. Eles estudam as opções de se mudarem todos para São Paulo, ou, Dirceu mora em São Paulo durante a semana e vai para o Rio de Janeiro nos finais de semana, ou ainda, Dirceu recusa o convite e se conforma em permanecer por longo tempo como gerente regional.
Após a leitura do estudo de caso conceitue os Dilemas relacionando com o dilema do Dirceu e sua família, apontando se este problema é ou não um problema ético.
O que faz o dilema de Dirceu é colocar ele numa situação de dúvida entre duas alternativas. O dilema pode surgir por diversas questões: profissionais, morais, etc. É frequente que a pessoa se debata entre uma opção correta, aquilo que é suposto fazer, e uma opção sentimental, aquilo que sente que quer fazer. Num dilema nenhuma das hipóteses são suficientes, sendo que mesmo apontadas, ambas as soluções provocam sensações de descontentamento. Acredito que não seria um problema ético, aceitando a proposta, iria morar em São Paulo e nos finais de semana iria para Rio de Janeiro, assim estando sua mulher com seu emprego, seus filhos seguem em seus colégios e ele com a vaga que tanto desejou.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes