A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Glossario de termos em microbiologia

Pré-visualização | Página 8 de 10

codifica uma proteína na célula.
Quarentena Limitação da liberdade de movimentos de um indivíduo infectado, visando impedir a disseminação da doença para outros membros da população.
Quimiolitotrófico Organismo que obtém energia a partir da oxidação de compostos inorgânicos.
Quimiorganotrófico Organismo que obtém energia a partir da oxidação de compostos orgânicos.
Quimiosmose Uso de gradientes iônicos, especialmente de prótons, ao longo da membrana para gerar ATP. Ver também Força próton motiva.
Quimiostato Equipamento utilizado para a realização de culturas contínuas, controlado pela concentração de um nutriente limitante e pela taxa de diluição.
Quimiotaxia Movimento em direção ou contra um composto químico.
Quimioterapia Tratamento de doenças infecciosas com compostos químicos ou antibióticos.
Quinase Enzima que adiciona um grupo fosforil, geralmente oriundo do ATP a um composto.
Radioimunoensaio Ensaio imunológico, empregando anticorpos ou antígenos marcados radioativamente, para a detecção de um antígeno ou a ligação de um determinado anticorpo.
Radioisótopo Isótopo de um elemento que sofre decaimento espontâneo, liberando partículas radioativas.
Raiva Doença neurológica, geralmente fatal, causada pelo vírus da raiva, que normalmente é transmitido pela mordida ou saliva de um animal carnívoro infectado.
Reação de óxido-redução (redox) Um par de reações onde um composto é oxidado enquanto o outro é reduzido, a partir da captação de elétrons liberados na reação de oxidação.
Reação de polimerização em cadeia (PCR) Método utilizado para amplificar seqüências específicas de DNA in vitro, a partir de repetição de ciclos envolvendo a síntese de DNA, empregando iniciadores específicos e DNA polimerase.
Reação endergônica Reação química que requer o fornecimento de energia para que ocorra.
Reação exergônica Reação química que ocorre com a liberação de energia.
Recalcitrante Resistente ao ataque microbiano.
Recombinação Processo pelo qual elementos genéticos de dois genomas distintos se combinam, originando uma unidade.
Redox Ver Reação de óxido-redução.
Redução Processo em que um composto recebe elétrons e se torna reduzido.
Regulação Processos que controlam as taxas de síntese de proteínas. A indução e a repressão são exemplos de mecanismos de regulação.
Regulon Conjunto de operons onde todos são controlados pela mesma proteína regulatória (repressora ou ativadora).
Replicação Processo de síntese de DNA a partir da utilização de uma fita de DNA como molde.
Replicação semiconservativa Processo de síntese de DNA, originando duas novas duplas hélices, onde cada uma é composta por uma fita parental e outra recém-sintetizada.
Repressão Processo onde a síntese de uma enzima é inibida pela presença de uma substância externa, o repressor.
Repressão catabólica Repressão de uma variedade de enzimas não relacionadas, quando células crescem em um meio contendo glicose.
Reservatório Em epidemiologia, refere-se a um organismo ou ambiente que normalmente alberga um patógeno.
Resistência a antibióticos Capacidade adquirida por um microrganismo de crescer na presença de um antibiótico ao qual este é geralmente sensível.
Resistência a drogas antimicrobianas Capacidade adquirida por um microrganismo de crescer na presença de uma droga antimicrobiana à qual este é normalmente sensível.
Respiração Conjunto de reações catabólicas produtoras de ATP, onde compostos orgânicos e inorgânicos atuam como doadores iniciais de elétrons e compostos orgânicos e inorgânicos atuam como aceptores finais de elétrons.
Respiração aeróbia Processo de oxidação envolvendo o transporte de elétrons, tendo com aceptor final O2, originando uma força próton motiva.
Respiração anaeróbia Processo de oxidação envolvendo o transporte de elétrons, tendo com aceptor final um composto diferente do O2, originando uma força próton motiva.
Resposta primária Anticorpos sintetizados em resposta a um primeiro contato com um antígeno, sendo, em sua maior, da classe IgM.
Resposta secundária Anticorpos sintetizados a partir de uma segunda (subseqüente) exposição a um antígeno, sendo, geralmente a maioria dos anticorpos da classe IgG.
Retículo endoplasmático Extenso complexo membranoso, presente no interior de células eucarióticas.
Retrovírus Vírus contendo RNA de fita simples como material genético, o qual produz DNA complementar (cDNA) pela ação da enzima transcriptase reversa.
Ribossomo Partícula citoplasmática, composta por rRNA e proteínas, compondo paret da maquinaria de síntese protéica de uma célula.
Ribozima Molécula de RNA que catalisa uma reação química.
Riquetsias Bactérias parasitas intracelulares obrigatórios que causam uma série de doenças, incluindo tifo, febra maculosa das Montanhas Rochosas, etc.
Rizosfera Região localizada imediatamente adjacente às raízes de uma planta.
RNA mensageiro (mRNA) Molécula de RNA transcrita a partir do DNA, contendo informação genética necessária para codificar uma proteína particular.
RNA polimerase Enzima que promove a síntese de RNA, no sentido 5´( 3´, utilizando como molde uma fita antiparalela de DNA, no sentido 3´( 5´.
RNA ribossomal (rRNA) Tipo de RNA encontrado nos ribossomos; alguns rRNAs participam ativamente no processo de síntese protéica.
RNA transportador (tRNA) Tipo de RNA que leva os aminoácidos ao ribossomo durante a tradução; molécula que contém o anticódon.
rRNA 16S Polinucleotídeo extenso (~1500 bases) integrante da subunidade menor do ribossomo de procariotos (Bacteria e Archaea); a partir de sua seqüência podem-se estabelecer relações evolutivas; eucariotos, apresentam como equivalente o rRNA 18S.
Rúmen Um dos compartimentos do estômago de animais ruminantes, onde ocorre a digestão da celulose.
Salmonelose Enterocolite causada por um 2.500 sorovares de Salmonella.
Saúde pública A saúde de uma população considerada como um todo.
Seleção Procedimento em que os microrganismos são submetidos a condições que favorecem o crescimento daqueles apresentando um determinado genótipo.
Selvagem Linhagem de microrganismo isolada na natureza. Corresponde à forma nativa ou usual de um gene ou organismo.
Sensor de quorum (do inglês quorum sensing) Vias regulatórias presentes em procariotos , que respondem à densidade populacional.
Seqüência assinatura Pequenos oligonucleotídeos de seqüência única, encontrados no RNA ribossomal 16S de um grupo particular de procariotos.
Seqüência de inserção (Elementos IS) Tipo mais simples de elemento genético transponível. Apresenta somente os genes envolvidos na transposição.
Seqüência de Shine-Dalgarno Pequeno segmento nucleotídico encontrado no mRNA de células procarióticas, situado acima do sítio de iniciação da tradução, no qual o RNA ribossomal se liga, posicionando o ribossomo no códon de iniciação.
Seqüência sinal Pequena seqüência de aminoácidos, encontrada no início de proteínas destinadas à secreção. A seqüência sinal normalmente é rica em aminoácidos hidrofóbicos, os quais auxiliam o transporte do polipeptídeo através da membrana.
Sideróforo Composto com capacidade de quelar ferro presente em baixas concentrações.
Simbiose relação benéfica entre dois organismos.
Síndrome do choque tóxico Quadro de choque sistêmico agudo resultante da reação de um hospedeiro a uma exotoxina produzida por Staphylococcus aureus.
Síndrome pulmonar por hantavírus Doença viral aguda emergente, caracterizada por pneumonia, adquirida pela transmissão de hantavírus a partir de roedores.
Sintrofia Situação nutricional em que dois ou mais organismos combinam suas capacidades metabólicas para catabolizar uma substância que não é degradada por nenhum destes, isoladamente.
Sistema binomial Sistema de nomenclatura dos organismos no qual se dá um nome de gênero e um epíteto de espécie ao organismo.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.