Buscar

MICROBIOTA NORMAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MICROBIOTA NORMAL 
Sítio Anatômico: Local em que pode ( não estéril ) ou não (estéril) serem encontrados microorganismos:
 - Sítio Anatômico estéril: sangue, cérebro, coração, rins, ureteres, etc.
 - Sítio Anatômico não estéril: pele, trato gastrointestinal, vagina, etc. 
Classificação da microbiota: 
-Residente (autóctone ou nativa) : Consiste em microorganismos que são encontrados com regularidade em determinado local. A microbiota residente divide-se em :
 Microbiota Residente Indígena: Aquela que é encontrada com maior proporção no local em questão. 
 Microbiota Residente Suplementar: Encontrada em menor proporção no mesmo lugar.
-Transitória ( alóctone): Consiste em microorganismos não patogênicos ou potencialmente patogênicos que permanecem na pele ou em mucosas por horas, dias ou semanas, ou até provocando doenças. Mas não se estabelecem em definitivo. 
obs: O útero é um sítio anatômico estéril. O RN tem contato com microorganismos ( para fazer parte da sua própria microbiota normal) quando passa pelo canal vaginal no parto normal, ou em contato com o ambiente, em caso de cesária. Quando o RN é alimentado pelo leite materno, entra em contato com bactérias GRAM positivas. Por volta dos dois anos de idade, a microbiota interstinal já está em equilíbrio. 
Benefícios da microbiota normal: Produção de vitaminas ( vitamina K, complexo B, riboflavina e tiamina), defesa, produção de enzimas, desenvolvimento do sistema imune. 
Malefícios da microbiota normal: rompimento do equilíbrio biológico, migração para outros sítios anatômicos causando doenças *, instalação de patógenos exógenos. 
*: E. Coli chegando na bexiga e causando infecção urinária. 
Principais representantes da microbiota normal :
-Pele: Há predomínio da bactéria Staphylococcus epidermidis (GRAM positiva), mas não é a única. Sua maior concentração está no períneo e nas axilas. É principalmente constituído por bactérias GRAm positivas, pela sua melhor adaptação ao ambiente seco da pele. 
-Boca e vias aéreas superiores: Microbiota mais complexa e heterogênea do corpo. Regiões estéreis antes do nascimento, mas são contaminadas pela microbiota da mãe . 
Na boca, cada lugar é habitado por diferentes tipos de bactérias. São mais de 30 gêneros de mais de 700 espécies. Em cada 1 mL de saliva, 109 bactérias. No tártaro, esse número sobe para 1011.
obs: Outro local do organismo que tem tantas bactérias quanto a boca: intestino!
Nas fossas nasais, os principais tipos de bactérias que são encontradas são: Staphylococcus e Corynebacterium . Na faringe, temos o predomínio de Streptococcus pyogenes (GRAM positivas) , mas também são encontrados: Staphylococcus, Mycoplasma.
- Conjuntiva: É um ambiente estéril. Quando encontrado microorganismo, é de origem transitória da pele ( caso o microorganismo fique, o paciente pode ter conjuntivite).
-Vagina: A microbiota normal da vaina é controlada pelo muco cervical, que possui atividade antibacteriana. Na vagina, há diveirsas populações de bactérias que sofrem alterações devido à: idade, pH, teor de glicogênio das células da mucosa, hormônios e etc. 
 - RN: estéril
 -Pouco tempo após o nascimento: pH ácido, que favorece a presença de Lactobacillus.
 -Entre 1 mês de vida e puberdade: E. Coli, Staphylococcus.
 -Após a menopausa: maior quantidade de E. Coli. 
obs: Na microbiota residente indígena da vagina, temos: Lactobacillus. E também há fungos como o Candida albicans. Quando a microbiota entra em desequilíbrio, surgem doenças como a Candidíase. 
-Uretra: Geralmente apresenta poucos microorganismos. Representantes: Staphylococcus epidermidis, Corynebacterium sp, E. Coli.Sendo a última a maior responsável por infecções urinárias. 
-Estômago: A acidez gástrica é intensa, então o número de bactérias é reduzido. 
obs: a Helycobacter pylori é uma bactéria que resiste a acidez do estômago, onde em algumas pessoas a possuem como parte da microbiota normal e, em outras, é causadora de doença como a gastrite. 
-Intestino: É estéril ao nascimento, os microorganismos são introduzidos com os alimentos. 
*crianças alimentadas com leite materno: Lactobacillus e Streptococcus. Crianças alimentadas com mamadeira: microbiota mista. 
* quando há mudanças nos hábitos alimentares, a microbiota intestinal também muda!
-Funções da microbiota intestinal: Inibição ou impedimento de estabelecimento de microorganismo patogênicos, síntese de vitaminas, absorção de nutrientes, síntese de sais biliares, entre outros. 
O intestino grosso é o mais colonizado, e a maioria são anaeróbios, como a Clostridium, Temos cocos GRAM positivos, bacilos GRAM positivos e negativos.

Outros materiais