Enfermagem e trabalho todas as questoes do AVA Anhanguera 2018 Enfermagem
25 pág.

Enfermagem e trabalho todas as questoes do AVA Anhanguera 2018 Enfermagem


DisciplinaHistória da Enfermagem2.210 materiais81.928 seguidores
Pré-visualização8 páginas
Enfermagem e trabalho 
U1S1
Florence implementou ações que visavam a prevenção e a cura de doenças. Uma das reflexões de Florence Nightingale, publicada em 1859, diz o seguinte: \u201cpode parecer talvez um estranho princípio enunciar como primeiro dever de um hospital não causar mal ao paciente\u201d. Sendo assim, podemos afirmar que o maior responsável pelo tratamento de um paciente é:
I. A equipe médica.
II. A equipe de enfermagem.
III. A equipe da farmácia.
IV. O paciente.
Dessa forma, assinale a alternativa correta.
Resposta: As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Ao longo da história da enfermagem foram adotados vários conceitos na tentativa de dirimir os fatores que podem levar a imperfeição do cuidar, com a finalidade de buscar o mais correto, o ético, o responsável e o honesto diante dos procedimentos, afinal o paciente acaba por entregar a sua vida às mãos do profissional. Diante dessa afirmação, foram estabelecidos os seguintes critérios:
I. Foi criada a Lei nº 7.498/1986 que dispõe sobre o exercício profissional e o Decreto 94.406, de 08/06/1987 que trata do exercício profissional em todo o território nacional.
II. Foi criado o Código de Ética da enfermagem.
III. Foi criado o Programa Nacional de Segurança do Paciente
IV. Foi implementado o Processo de Enfermagem, com ênfase na força de vontade, interesse, valorização e amor à profissão, valores que perpetuam ao longo da história.
Assim afirmamos que:
Resposta: As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
A reflexão de Florence sobre \u201cnão causar um mal ao paciente\u201d, pode ter como significado:
I. O significado de "não causar mal" está ligado ao controle das infecções que podem causar um dano maior a este paciente. Lembrando que tanto o paciente como a própria instituição prestadora e de cuidados a saúde também pode sofrer danos, que podem envolver custo elevados com o tratamento do paciente após o evento, sem contar com a imagem negativa para a sociedade e eventuais processos jurídicos
II. Desde o início da profissão de enfermagem, a ideia sempre foi trabalhar as questões física, social e psicológica do paciente em relação ao ambiente em que ele está inserido, isso significa não causar mal ao paciente. Nos dias atuais essas ações contemplam a cartilha de direitos do paciente.
III. O significado de \u201cnão causar mal ao paciente" está relacionado a não levá-lo à invalidez ou a morte.
IV. \u201cNão causar mal ao paciente\u201d, significa não expor o mesmo aos riscos biológicos, psicológicos e sociais.
Em relação as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
Resposta: I, II, III e IV estão corretas.
Qual é a titulação oferecida na graduação do enfermeiro, foco nas ciências, matérias teóricas, clínicas e nas teorias de Enfermagem:
Resposta: Bacharel.
De acordo com o que aprendeu no contexto do histórico da Enfermagem, é correto afirmar que:
Resposta: O B. O Programa Nacional de Segurança do paciente tem como objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, promovendo e apoiando a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da saúde
Sobre Florence Nightingale é correto afirmar que:
Resposta: Participou da Guerra da Criméia como voluntária, onde ficou conhecida como a \u201cDama da lâmpada\u201d
O processo de enfermagem (PE) é o método pelo qual toda estrutura teórica da ciência de Enfermagem é aplicada à prática. De acordo com a Resolução Cofen 358/2009, o PE é divido na seguinte sequência:
Resposta: Histórico (coleta de dados), diagnóstico, plano assistencial, plano de cuidados (intervenção) e evolução.
Florence desenvolveu a Teoria Ambientalista, a qual destaca quatro conceitos fundamentais: ser humano, meio ambiente, saúde e Enfermagem. Indique a opção CORRETA sobre essa Teoria:
Resposta: Florence diminuiu quantitativamente o percentual de mortes na guerra da Criméia (de 42% para 2%) com a implantação de suas práticas voltadas à prevenção de doença e promoção á saúde
Assinale a alternativa correta referente às práticas de saúde instintivas:
Resposta: Caracterizam-se pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos.
U1S2
Com a ocorrência de mudanças sociais e tecnológicas constantes, os profissionais enfermeiros precisam fazer investimentos na ampliação de seu desenvolvimento desde a graduação. Assim, é correto afirmar que:
Resposta: O atual mercado de trabalho espera que um profissional deva ter qualidades diferenciadas, ou seja, saiba tomar decisões, agir e usar a criatividade a fim de solucionar problemas.
É aconselhável aos enfermeiros que desejam ser empregáveis refletir sobre suas potencialidades, limites e atitudes, e rever a necessidade de capacitações. São ações que devem ser priorizadas a fim de:
Resposta: Prepararem-se para os novos desafios no mercado de trabalho.
Uma das queixas dos recém-formados é a solicitação de experiência por parte de algumas instituições de saúde, experiência essa que eles não conseguem comprovar por serem recém-formados. No entanto, durante o período de formação o aluno tem como adquirir experiências que são favoráveis ao seu currículo e para a inserção no mercado profissional. De que forma o aluno poderá conseguir experiência?
Resposta: Participando de atividades extracurriculares, como realização de estágios remunerados, monitorar disciplinas, integrar-se a comissões de eventos, participar de seminários, congressos, cursos de curta duração, voluntariado e workshops
Considera-se como dificuldade para inserção no campo de trabalho a não apropriação ou não adequação dos seguintes itens:
Resposta: Características pessoais e formação do estudante, rede social, exigências do mercado e conhecimentos teórico-científico
Todo ano no mercado chega uma grande quantidade de profissionais enfermeiros recém-formados, o que gera grande concorrência, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, onde estão concentrados os maiores empregadores. No entanto, existe carência de profissionais nas regiões do Nordeste e Norte do país, uma das especializações mais deficitárias nessas regiões é a obstetrícia, o que pode representar boas oportunidades de colocação. A área comunitária, mais especificamente o Programa de Saúde da Família, tem passado por grande expansão, assim, também promove grandes oportunidades, pois as equipes contam, no mínimo, com um enfermeiro. Como a expectativa de vida tem aumentado, o enfermeiro tem encontrado grandes oportunidades na prestação da assistência domiciliar. Mediante ao exposto, podemos afirmar que o recém-formado poderá inserir-se no mercado de trabalho em várias áreas mencionadas, como também:
I. Em serviços de home care, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas, centros de estética e ambulatórios empresariais.
II. Em hospitais, em serviços de emergência e escolas de educação em enfermagem.
III. Como especialistas em diversas áreas, como cardiologia, nefrologia, enfermagem neonatal, emergência, UTI de adultos, estomaterapia e outros.
É correto o que se afirma em:
Resposta: As alternativas  II e III estão corretas
O Decreto 94.406/1987, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, determina que incumbe ao enfermeiro:
I. Prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde coletiva e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
II. Participação na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em geral e nos programas de vigilância epidemiológica.
III. Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.
IV. Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.
É correto o que se afirma em:
Resposta: ?????????????
O mercado de trabalho é amplo e oferece várias oportunidades para os enfermeiros que possuem:
Resposta: Mais capacitação, melhor formação e/ou maior experiência