Buscar

RESUMO PROCESSO SAUDE DOENÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO SOBRE PROCESSO SAÚDE DOENÇA
O processo saúde doença passou por vários estágios de concepção. Em épocas passadas, bem antes do descobrimento das bactérias, acreditava-se que a doença era algo advindo de uma entidade natural ou sobrenatural externa ao corpo humano que fazia com que a doença se manifestasse ao adentrar no corpo humano.
Vários povos do passado como os gregos, hebreus, egípcios entre outros, atribuíam as enfermidades à estas entidades que tomavam conta do ser humano provocando as doenças de forma natural e sobrenatural sem que o homem tivesse qualquer participação ou controle para que isso ocorresse.
Hipócrates, médico grego do século V, VI A.C, hoje considerado o pai da medicina, dava grande importância as causas externas como a natureza na causação das doenças e as formas clínicas em tratá-las.
Com isso as noções das casualidades foi tomando forma e com ela as primeiras hipóteses sobre o contágio.
Na idade média, com a igreja sendo o principal domínio social e religioso da época, estes estudos sofreram um retrocesso, com a preocupação da salvação do espírito.
Mas no final da idade média, com as guerras e as epidemias, voltou-se a preocupação com as formas de transmissão das doenças.
Baseando-se nos métodos de René Descartes, houve um avanço na medicina com o estudo da anatomia humana com a dissecação de cadáveres, possibilitando uma nova ciência, a fisiologia, que procurava explicar o funcionamento normal do corpo humano. O que marcou os estudos científicos dessa época também foi a classificação das doenças originando uma nova disciplina, a Patologia. 
Os processos terapêuticos antes de 1700 eram muito restritos, e ainda que faziam usos de drogas, não existia mais que meia dúzia que eram realmente eficazes.
Assim sendo a Anatomia Humana, a Fisiologia e a Patologia, juntas conseguiram montar um esquema de classificação de doenças, permitindo o estudo epistemológico e clínico, da medicina moderna que antes era a arte de curar indivíduos doentes, para uma disciplina das doenças. 
 Em meados do século XIX no período da industrialização europeia, na Inglaterra, os burgueses dominavam a mão de obra que eram os fazendeiros que viviam num regime feudal, e foram obrigados a irem para as cidades para trabalharem como funcionários nas industrias em condições de vida bem precárias, eram acomodados em casas miseráveis de barros sem nenhuma proteção eficaz, e sem nenhuma forma de escoamento sanitário e água potável, com isto a taxa de mortos e doentes por cólera e febre tifoide era muito maior na zona urbana que na zona rural, e a procura por tratamentos clandestinos também causava muitas mortandades. 
Com isto a preocupações sistemáticas em tornar o ambiente físico mais saudável e com os registros das doenças perceberam que eram contagiosas, e na tentativa de explicar o contágio, resultam na compreensão de que microorganismos estariam provocando estas doenças, retomam da ideia da causualidade lá na antiguidade onde já tinha lançado a base da epidemiologia. Assim começa a era bacteriológica com Pasteur, Koch e outros para a cura das doenças infecciosas.

Outros materiais

Outros materiais