Buscar

Resenha sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
Acadêmicos: Camila Junges Massairo, Gean Carlos Lipa, Manoela Mattos Paim;	 
Professora: Margarete Panerai Araújo; Disciplina: Sociologia da Educação.
Resenha crítica
Obra original: 
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 2000, p. 98-110.
	A autora do artigo analisado formou-se em Pedagogia pela USP no ano de 1966, fez mestrado e doutorado em educação e, paralelamente à sua atividade de docente, trabalhou mais de dez anos como pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais. Realizou a sua primeira análise abrangendo a educação básica brasileira no período de 1960 a 1980. Em 1997, ocupando o cargo de Conselheira do Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Básica, participou da elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores da Educação Básica em nível superior. De 1998 à 2000, deu consultoria na elaboração da proposta do MEC para a Reforma Curricular dos cursos de formação de professores em nível superior. 
Sendo assim, neste artigo de revisão bibliográfica, Mello apresenta uma proposta inovadora para uma formação mais eficaz de novos docentes e, com isso, promete alavancar a qualidade da educação básica nacional e tornar possível a diminuição dos investimentos com formação docente continuada.
	Inicialmente, a autora apresenta o contexto da formação de professores no país. De forma geral, este aspecto não vai bem, já que a nova LDB prescreve um paradigma curricular em que os conteúdos de ensino deixam de ter importância em si mesmos, passando a serem entendidos como meios de produção de aprendizagem nos alunos. Na tentativa que sucedeu a LDB, os esforços foram no sentido de programar um novo paradigma: Focar as competências que se quer constituir nos alunos, abrindo espaço para que os sistemas e escolas definam os conteúdos ou disciplinas específicas. A proposta apresentada tem presente à ideia de reforma do sistema educacional, iniciando pelo ensino superior e provocando um efeito em cadeia de reforma em todo o sistema. 
	De acordo com este artigo, existe uma falha no currículo dos cursos de formação de professores, entre eles a pedagogia e demais licenciaturas, resultando numa identidade sem conteúdo. Assim, inicia-se a busca por uma visão geral da formação do professor da educação básica, que perceba importância da aquisição de conhecimento nas áreas de conteúdos e também entenda como crucial a construção de competências para ensinar. 
Recomendamos a leitura, principalmente para professores ingressantes no ensino superior. Acreditamos fortemente que através de uma nova concepção de formação inicial do educador é possível a promoção das maiores mudanças educacionais no sistema de ensino do país hoje, e por este motivo, indicamos à leitura aos ingressantes nos cursos de licenciatura, estes são o futuro da educação. Também concordamos que esta proposta terá resultados econômicos satisfatórios ao Estado, já que uma boa base de formação inicial, como afirma a autora, ensina o educador em formação a “aprender a aprender”, assim tornando sua atualização independente. 
Esta resenha teve como ponto de partida a análise do artigo da autora Mello, cujo nome é Guiomar Namo de Mello e foi publicada na revista São Paulo em Perspectiva, volume 14, n.1, páginas 98-110.

Outros materiais