Buscar

AD2+ +EPO

Prévia do material em texto

AD2 – ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
ALUNA: LETÍCIA DA COSTA CUNHA
MATRÍCULA: 11215060033
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
POLO: PIRAÍ
1ª Questão: (2,0 pontos)
Em que consiste o Fluxograma Descritivo?
Resposta:
 O fluxograma descritivo é aquele que descreve por meio de símbolos padronizados, todas as atividades, documentos e informações que envolvem um determinado processo. Ele é mais difícil de ser elaborado se comparado ao vertical, pois é mais detalhado e consegue descrever o processo de maneira mais precisa.
Qual é o objetivo da utilização do Fluxograma Descritivo na pesquisa de fluxos de trabalho?
Resposta:
O fluxograma descritivo tem como objetivo a racionalização do processo, permitindo identificar falhas na distribuição de encargos, formulários inadequados, processamentos incoerentes do trabalho e outros aspectos característicos do ambiente administrativo.
 
 
2ª Questão: (1,0 ponto)
A análise de um processo consiste no exame de cada parte do processo, visando a conhecer seus objetivos, atividades, funções, fluxo de produção ou de informações e as relações com os demais processos existentes na organização. Que etapas podem ser seguidas pela equipe de analistas para a realização da análise do processo?
 
Resposta:
Para realizar a análise do processo, a equipe de analistas pode seguir as seguintes etapas: análise do levantamento; elaboração do fluxograma do processo atual; alocação do volume de trabalho, dos recursos, dos custos e do tempo de execução para cada atividade mostrada no fluxo do processo; análise do fluxo atual do processo; e análise da tecnologia de informação (TI) utilizada. 
 
 
3ª Questão: (2,0 pontos)
O que são “gargalos” em um processo organizacional?
Resposta:
 “Gargalos” são estreitamentos que causam interrupções no fluxo normal de qualquer processo. 
Escolha qualquer estabelecimento comercial perto da sua casa (supermercado, padaria, locadora de vídeos etc.), selecione um processo qualquer (compra de produtos, produção de pães, aluguel de DVDs etc.) e identifique um “gargalo” no processo que você escolheu. Explique.
Resposta:
Ao analisar o processo de produção de pães, em uma padaria, encontrei o seguinte “gargalo”: por coincidência, na ocasião estava faltando fermento, um dos ingredientes dos pães, pois houve um problema com a empresa que fornece e a padaria não tinha uma reserva. A produção teve que ser interrompida até eles encontrarem um lugar para comprar o fermento ( quantidade necessária para aquele dia ), aumento também os gastos.
 
4ª Questão: (2,0 pontos)
Em que consiste, basicamente, o Redesenho do Processo?
Resposta:
O redesenho do processo consiste, basicamente, na elaboração de um novo desenho do processo em estudo, com base na análise já feita e visando à melhoria da qualidade.
Quais são os passos que devem ser utilizados no Redesenho do Processo?
Resposta:
Devem ser utilizados os seguintes passos: definição do novo fluxo; definição das novas funções; definição da tecnologia de informação (TI); e aprovação do novo processo.
 
5ª Questão: (2,0 pontos)
O que é a Normatização (ou Normalização) de um novo processo?
Resposta:
Normatização (ou normalização) é o estabelecimento, de forma documentada, das regras ou normas para os procedimentos de cada atividade do processo.
O que é o Workflow (sistema informatizado de gerenciamento)?
Resposta:
O workflow é uma tecnologia que utiliza os recursos da informática para gerenciar um processo administrativo e/ou produtivo de uma empresa. Constitui-se de um conjunto de softwares que gerenciam os componentes de um processo.
 
6ª Questão: (1,0 ponto)
Podemos conceituar formulário como um documento padronizado, que possui campos pré-impressos nos quais são colocados os dados e as informações necessárias à formalização do fluxo das comunicações nas organizações.
Quais são os tipos de formulários mais freqüentemente encontrados nas organizações?
Resposta:
Os tipos de formulários mais freqüentemente encontrados são: Formulários planos/jatos; Formulários contínuos; Formulários eletrônicos; Formulários virtuais; e Fichas.

Outros materiais