Buscar

Aula 4 - Aspectos financeiros para vendas e preços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO DE PREÇOS
Aula 4: Aspectos financeiros para vendas e preços
Para Werneck (2009. Pag. 177), “ A determinação do preço de venda a prazo deve englobar um valor relativo ao acréscimo financeiro necessário para ressarcir a empresa vendedora pelo período de financiamento que foi concedido ao cliente. Isso é interessante uma vez que, ao financiar sua vendas com recursos próprios, a empresa reduzirá suas disponibilidades financeiras e necessitará captar recursos para suprir o caixa”.
Defende-se que a empresa deve repassar aos clientes ao menos uma taxa de juros suficiente para recuperar a perda do valor aquisitivo da moeda no prazo concedido para quitação das duplicatas a receber. 
Não é suficiente, porém, adicionar uma taxa de juros “x” sobre o valor do preço de venda à vista. Isso porque, sobre tal preço, incidem fatores como impostos e comissões (com prazos de pagamentos diferentes do concedido aos clientes) e o efeito final, quanto ao resultado (lucro) da venda, não seria almejado.
Calculo do preço a prazo
Até o momento trabalhamos com a metodologia da formação de preço de venda, sem preocupação com os prazos de compra, entrega, produção, prazos de venda, prazo dos impostos, numa economia com inflação próxima de zero e taxas de juros não relevantes. Preocupamo-nos em discutir somente a metodologia da formação de preços.
Uma vez conhecida a metodologia da formação de preços, incluem-se fatores do ciclo financeiro, dos custos financeiros e, eventualmente, inflação nas considerações sobre o cálculo do Mark-up, o que gradativamente aumenta a complexidade do assunto.
Preço de vendas a prazo
Uma vez calculado o preço de venda, a empresa, ao conceder prazos adicionais de pagamento excedentes ao período do ciclo econômico, deverá incluir o custo financeiro referente ao prazo concedido.
A que taxa? 
De tomador ou aplicador?
Para estas questões, utilizaremos o conceito desenvolvido no tópico sobre juros, ou seja, a oportunidade da aplicação financeira, ponderadamente com os custos de capital da empresa. 
Bases e métodos de inclusão dos encargos financeiros
Existe variedade ampla de aplicações, métodos e possibilidades utilizadas no mercado para se incluir o custo financeiro no preço para vendas a prazo. Abordam-se métodos e bases comuns de inclusão e da prática do mercado, algumas inclusive ilógicas, senão suicidas, do ponto de vista mercadológico, porém, incluídas para demonstração; tais métodos e bases são factíveis para o cálculo e, por vezes, são até inconscientemente utilizados, gerando impacto apreciável no preço. 
É conveniente saber que as bases são os pressupostos utilizados de preços à vista que serão usados para a formação do preço a prazo. A formação do preço à vista é desenvolvida por métodos compreendidos por conceitos financeiros.
Veja no fluxo abaixo, como é feito o repasse do encargo financeiro do fornecedor utilizando o valor de compra a prazo.

Outros materiais