Buscar

exercicio fundamentos da ciencia aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407652719)
	
	A Constituição brasileira proíbe qualquer forma de discriminação contra pessoas por suas desigualdades. Verifica-se, no entanto, grande incidência destes infortúnios recaindo sobre:
		
	
	Os estrangeiros, mulheres e crianças;
	
	Os burgueses, crianças e homens;
	
	As mulheres, as crianças e burgueses;
	
	Os capitalistas, os homens e crianças.
	 
	Mulheres, negros e homossexuais;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407652709)
	
	A análise dos estudiosos que correlacionam globalização e crescimento econômico aponta como maior exclusão social, em nível mundial:
		
	
	( ) O Chile.
	 
	( ) O continente africano;
	
	( ) A Índia;
	
	( ) O Brasil;
	
	( ) Os Estados Unidos;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407497226)
	
	"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
		
	
	A industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa o homem.
	 
	O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
	
	A política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
	
	O sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
	
	A confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407458123)
	
	Em sociedades tradicionais ela se estabelece pela pertença a um grupo (geralmente familiar) e pela posse de uma postura individual que permite evocar estes valores tradicionais perante os demais. Já a dominação carismática tem sua origem no que se convenciona chamar de prestígio, ou seja, um tipo de valorização simbólica do detentor de alguns tipos de títulos que legitimam seu destaque. Ex: um sacerdote de um culto iniciante e seus seguidores. A Dominação carismática geralmente se associa aos líderes revolucionários neste sentido. E por último a dominação de natureza burocrática (ou racional) se apóia na competência técnica com a qual o indivíduo maneja as estruturas sociais do aparato burocrático, esteja ele no âmbito social em que estiver (mas geralmente referido à burocracia do Estado ou a uma grande empresa). Que tipo de dominação apresenta as sociedades em que o poder é passado hereditariamente?
		
	
	Carismática.
	
	Burocrática.
	 
	Tradicional.
	
	Formal e Legal
	
	Tradicional e Burocrática.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407413639)
	
	ENADE 2009
"O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado umanova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003"
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
		
	
	 
utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	 
	 
defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	
	cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	 
	é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	 recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407401060)
	
	Ao final da década passada, um especialista em assuntos internacionais (Kapstein,1996:16, In: M. A. Santana, op. cit.) escreveu o seguinte acerca dos problemas gerados pela economia global: A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando. Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes. I A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos. II A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário. III A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo. IV A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista. Estão certos apenas os itens:
		
	 
	II e IV.
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	III e IV
	
	I e III.

Outros materiais