Buscar

PROVA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Teoria da Contingência preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização. Assim, baseado no conteúdo apresentado neste tema, leia as assertivas a seguir e, logo após, marque a alternativa correta.
 
Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas 1, 3 e 4 são verdadeiras;
Você acertou!
A Teoria Contingencial relaciona o sucesso organizacional com os fatores de seu ambiente externo, bem como afirma que cada empresa deve ter sua estrutura baseada nos seus objetivos e tecnologia e não um único modelo a ser seguido.
	
	B
	Apenas as alternativas 1, 3 e 5 são falsas;
	
	C
	Todas as alternativas são verdadeiras, exceto as alternativas 4 e 5;
	
	D
	Todas as alternativas são verdadeiras, exceto a alternativa 3;
	
	E
	Apenas a alternativa 2 é falsa.
Questão 2/5
Analise o caso e responda:
O MODELO DE EMPRESAS DESAGREGADAS (UNBUNDLING)
Unbundling é um padrão que nasce da compreensão de que uma empresa pode possuir três focos: relacionamento com clientes, inovação de produtos e infraestrutura. Em grandes empresas, os três podem coexistir, formando um modelo complexo que necessita de grandes recursos para funcionar corretamente.
Por exemplo, uma empresa de telecomunicações como a TIM possui um grande foco em infraestrutura, pois necessita de muitos recursos tecnológicos para manter seus clientes felizes com um serviço capaz de entregar voz e dados em qualquer lugar dentro de sua área de atuação.
Ela também precisa de foco em relacionamento, pois o grande volume de clientes precisa de atendimento e suporte via um grande call-center capaz de compreender cada necessidade ou problema de seus clientes e entregar uma resolução em pouco tempo.
Sem foco em inovação de produtos a TIM ficará rapidamente para trás, por isso precisa evoluir rapidamente migrando de tecnologias 2G para 3G e, em breve, para 4G. Seus pacotes de dados e pacotes de voz precisam evoluir conforme a necessidade de seus clientes que, cada vez mais, viajam pelo mundo precisando manter sua conectividade.
A proposta de valor da TIM envolve:
	
	A
	Conveniência, Personalização e Novidades
Você acertou!
os recursos tecnológicos dão estrutura a proposta de Conveniência, que consiste na tarefa de fazer com o produto ou serviço possa ser acessado ou utilizado em qualquer lugar; o foco no relacionamento  dá estrutura a uma proposta de Personalização, produtos e serviços adequados as necessidades dos clientes; já a inovação em produtos ou serviços nos remete a proposta de geração de novidades para o mercado.
	
	B
	Conveniência, Personalização e Marca
	
	C
	Conveniência, Status e Novidades
	
	D
	Redução de Risco, Personalização e Novidades
	
	E
	Redução de custos, acessibilidade e conveniência
Questão 3/5
Analise o caso e responda:
O MODELO DE COMPRA COLETIVA (GROUP BUYING)
O modelo de compra coletiva é um dos últimos fenômenos de sucesso na internet. Quem inventou esse conceito foi o Groupon, lá nos Estados Unidos, mas o Peixe Urbano foi o site pioneiro aqui no Brasil. Hoje, já possuímos mais de 1000 sites desse tipo e o número segue crescendo.
Os sites de compras coletivas são basicamente uma ferramenta de e-mail marketing turbinada! O grande segredo está em construir uma base de usuários cadastrados para serem oferecidos a empresas anunciantes. A única regra que precisa ser seguida é: ofereça um desconto agressivo – preferencialmente acima de 50%. Essa regra básica é a responsável por garantir altas taxas de penetração, atração e boca-a-boca. É por isso que tanta gente se cadastra nestes sites e tantas empresas estão loucas para anunciar!
Mas como esses sites ganham dinheiro? Simples: 30 a 50% do valor do que é oferecido pelo anunciante fica com o site de compra coletiva!
O resultado é que quem anuncia acaba recebendo apenas 15 a 25% do valor normal – um custo relativamente alto para os anunciantes. Ainda assim, a taxa de sucesso da campanha costuma compensar. Apesar de ser uma excelente ferramenta para micro e pequenas empresas, não dá para ficar anunciando o tempo todo, o que tem forçado os sites de compra coletiva a iniciarem uma movimentação para reinventar o seu atual modelo de negócios.
A estratégia de relacionamento com os clientes adotada por este tipo de negócio corresponde á:
	
	A
	Assistência Pessoal
	
	B
	Assistência Pessoal Dedicada
	
	C
	Serviços Automatizados
	
	D
	Self Service
	
	E
	Comunidades
Este tipo de estratégia é voltado para o estímulo a grupos de consumidores de um determinado produto ou serviço, a compra coletiva em função dos descontos oferecidos, características de grupos ou comunidades.
Questão 4/5
José, numa entrevista de processo seletivo para ocupar a vaga de uma grande empresa, respondeu que as empresas são sistemas abertos e compostas de vários subsistemas.
Assinale a alternativa que explica corretamente a resposta dada por José ao entrevistador.
	
	A
	As empresas não apresentam relações de intercâmbio com o ambiente e são compostas por um conjunto de elementos em interação reciproca e dinâmica.
	
	B
	As empresas apresentam relações de intercâmbio com o ambiente através das entradas e saídas e são compostas por um conjunto de elementos em interação reciproca.
Você acertou!
De acordo com Oliveira (2009), as entradas são os insumos (matéria prima) e as saídas são o resultado do processamento (transformação) destes insumos.
	
	C
	As empresas apresentam relações de intercâmbio com o ambiente e são compostas por elementos totalmente isolados que não possuem nenhum tipo de interação.
	
	D
	As empresas não apresentam relações de intercâmbio com o ambiente e são compostas por elementos totalmente isolados que não possuem nenhum tipo de interação.
Questão 5/5
Analise e responda:
O MODELO DE CROWDSOURCING
O Crowdsourcing vem causando inovações disruptivas no mercado. O termo vem de duas palavras inglesas: crowd (público ou massa) e source (fonte). Isto é, o público ou a massa fornece seu conhecimento técnico e tempo para a empresa.
Um bom exemplo são plataformas de concorrência criativa como a We Do Logos. Através de sua plataforma, qualquer pessoa pode fazer uma oferta para contratar serviços de design que serão disputados por profissionais cadastrados (atualmente mais de 10.000 designers).
O cliente tem a possibilidade de ver uma versão em baixa resolução das logomarcas antes de escolher e pagar o designer vencedor, tudo através de uma plataforma online. A maior parte dos serviços oferecidos são de identidades visuais, seguido por papelaria, websites e fundo de blogs.
Enquanto em um escritório de design convencional todos são contratados com carteira assinada (e arca-se com todos os encargos trabalhistas), na We Do Logos mais de 10.000 designers estão disponíveis para atender às propostas dos clientes e desenvolver seus trabalhos sem custo fixo algum.
Caso eles ganhem a concorrência criativa, eles recebem. Isso gera uma estruturade custos muito baixa, aumenta em muito a variedade de opções que o cliente receberá e torna o negócio muito mais escalonável. For a isso, os próprios designers se tornam advogados da marca e a divulgam em seus blogs, faculdades e  networking em geral.
No caso da We Do Logos o modelo de canal adota corresponde á:
	
	A
	Canal Próprio – equipe de vendas
	
	B
	Canal Próprio – loja própria
	
	C
	Canal Próprio – site de e-commerce
Você acertou!
No caso da We Do Logos todas as fases do canal são realizadas em site de e-commerce, via web onde diversos designers espalhados pelo mundo, ofertam suas propostas de elaboração de uma logomarca ao cliente interessada de acordo com o valor que o mesmo pode pagar pelo serviço.
	
	D
	Canal Parceiro – Atacadista
	
	E
	Canal Parceiro – Varejista

Outros materiais