Buscar

Avaliando Fisioterapia na saúde do idoso.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201411116302)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os riscos de quedas em pessoas idosas existem e precisam ser considerados sob vários aspectos, tanto na prevenção quanto na abordagem terapêutica de pessoas idosas que sofreram quedas, pois é objetivo da fisioterapia melhorar a capacidade da pessoa para resistir às ameaças a seu equilíbrio, aumentar sua segurança diante de suas atividades e recuperar a confiança, não só da pessoa que sofreu a queda, mas também de seus cuidadores, no que diz respeito a sua capacidade de se locomover. Os muitos tipos de fraturas que a pessoa idosa pode sofrer durante uma queda podem levar à necessidade de uso de dispositivos auxiliares. Quando à indicação de andadores, é correto afirmar que:
		
	
	as muletas canadenses devem ser usadas em longas distâncias, embora não devam ser usadas no domicílio e em aescadas.
	
	o andador com quatro rodas oferece menor estabilidade que o andador sem nenhuma roda, mas poderá ser usado em espaços pequenos; é ideal para uso domiciliar, embora não confira maiores graus de mobilidade independente.
	 
	o andador sem nenhuma roda precisa ser levantado antes de cada passo em dissonância com o ritmo da marcha, criando um momento de instabilidade durante o qual o paciente fica sem nenhum apoio.
	
	a bengala quadrúpede possui uma base de três apoios e um cabo em formato ergonômico, mas oferece menor eficiência em relação ao equilíbrio que as simples. Em ambos os casos elas são indicadas quando o idoso requer um apoio mínimo ou quando ele percorre longos trechos.
	
	as muletas podem ser indicadas para uso prolongado, mas não podem ser usadas em escadas ou degraus; já os andadores de quatro rodas possuem vantagem pelo seu uso dentro de casa, em espaços limitados, mas não possibilitam marcha continua.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201411116304)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao considerarmos a abordagem fisioterapêutica de pessoas acometidas por patologias neurológicas, o conhecimento de sinais e sintomas assim como suas repercussões funcionais são importantes na intervenção fisioterapêutica. Assim sendo, quando estamos diante de um idoso com tremor em repouso, instabilidade postural, hipertonia plástica com sinal positivo para ¿roda denteada¿, déficit para execução, podendo chegar à incapacidade de iniciar espontaneamente de AVDs, diminuição ou abolição de expressão facial, dificuldade de deglutição, sialorréia, disartria, marcha a passos curtos (pettit pas), distúrbios do equilíbrio, ¿congelamento motor¿ (freezing), podendo ocorrer ainda declínio da cognição, fala monótona, vocabulário pobre em palavras e micrografia, estamos diante de um caso de:
		
	
	hemiplegia por AVE.
	
	corea
	
	espondilite anquilosante
	 
	parkinson
	
	amiotrofia espinal
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201411116357)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. Ilton recebeu o diagnóstico médico de doença de Parkinson devido alterações musculoesqueléticas que apresentava. Esta é uma doença neurodegenerativa comum. Analise: I. A rigidez muscular é caracterizada pela resistência ao movimento passivo. II. A taquicinesia é a característica mais comum da doença de Parkinson, que ocasiona a rapidez exacerbadados movimentos ativos. III. Há discreta perda de memória. IV. A instabilidade postural e o tremor estão entre as manifestações clínicas principais. É correto o que consta nas opções:
		
	
	I e II
	 
	I, III e IV
	
	I e IV
	
	I, II e III
	
	I.II,III e IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201411116391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando que o status cognitivo faz parte da avaliação geriátrica, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
		
	 
	Dentre os componentes que fazem parte da função cognitiva podemos citar a memória, atenção, percepção e planejamento das ações.
	 
	A função cognitiva está relacionada ao funcionamento mental e com isto a habilidade de sentir, pensar, perceber, lembrar, raciocinar, formar estruturas complexas de pensamento e produzir umas resposta às demandas e estímulos externos.
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento bastante utilizado na prática clínica e dentre suas vantagens podemos citar que este não sofre influência do nível educacional do idoso.
	 
	Fatores comportamentais como nível educacional, cultura, participação em atividades sociais e prática de atividade física contribuem para a reserva cognitiva, fundamental para minimizar os efeitos da senescência sobre a função cognitiva.
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento de rastreio de alteração da função cognitiva podendo inclusive ser usado para diagnóstico de demência no idoso.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201411116301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A queda pode ser considerada um evento sentinela na vida de uma pessoa idosa, um marcador potencial do início de um importante declínio da função ou um sintoma de uma patologia nova. Seu número aumenta progressivamente com a idade em ambos os sexos, em todos os grupos étnicos e raciais. Com relação a dados epidemiológicos sobre quedas em idoso, pode-se afirmar:
I. A freqüência de quedas em idosos é maior em mulheres do que em homens da mesma faixa etária.
II. Idosos de 75 a 84 anos que necessitam de ajuda nas atividades de vida diária têm uma probabilidade de cair 14 vezes maior que pessoas da mesma idade independentes.
III. 50% das quedas resultam em fraturas.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e III.
	 
	I e II.
	
	II e III.
	
	somente a I.
	
	somente a II

Outros materiais