Buscar

Apanhado Participação e Controle Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Participação e Controle social
1 – A instituição social extinta por mau uso do dinheiro público, na época presidida pela primeira dama do Brasil, Rosane Collor, foi:
Resp.: E – Legião Brasileira de Assistência (LBA)
2 – A Lei publicada em 1601 que orientava sobre o desenvolvimento da caridade, instituindo que os pobres assistidos por ela deveriam trabalhar, mesmo quando atendidos por meio da caridade privada, foi denominada?
Resp.: E – Lei dos Pobres
3 – No que diz respeito à intervenção na gestão da vida das pessoas, esta passa a ser compreendida como negativa, porque inibia a vontade individual e estimulava o ser humano a sempre esperar que o Estado interviesse em sua vida. Assim, o Estado “...] teria criado condições objetivas de desestímulo aos homens para o trabalho produtivo, uma vez que acabavam escolhendo viver sob as benesses do aparelho estatal do que trabalhar” (Couto, 2010, p.69) Como sintetizamos, o documento extremamente representativo dessa forma de compreensão foi o Consenso de Washington, elaborado em:
Resp.: A - 1989
4 – Além das intervenções propostas pelo Programa Fome Zero, o governo Lula ainda organizou uma série de projetos de transferência de renda. No primeiro mandado, a população contava com os projetos cartão alimentação, bolsa alimentação, bolsa escola e vale gás. Esses também eram geridos pelo Ministério da Segurança Alimentar e também estavam vinculadas as ações do(a)
Resp.: B – Programa Bolsa Família
5 – Na Constituição de 1824 é feita uma menção, em seu artigo 179, de que deveria ser prestado socorro às Casas de Caridade pelas:
Resp.: B – Santas Casas
6 – A instituição criada no governo Vargas com o objetivo inicial de organizar e administrar nacionalmente as escolas de aprendizagem para industriários é:
Resp.: B – O Serviço Nacional da Indústria (Sesi)
7 – O modo de produção que surgiu no Japão e que recomenda a produção de acordo com a demanda e não a produção em massa é:
Resp.: C – Toyotismo
8 – O partido que surgiu em 1922 como uma organização política que se contrapôs, por muito tempo, à exploração capitalista foi o:
Resp.: E – Partido Comunista
9 – O Ato Institucional editado em 1964 que tinha com ênfase a repressão a todas as formas de organização política, alem das geridas pelo Estado, foi o
 Resp.: A – Al-1
10 – Quando Lula assumiu o poder, continuou desenvolvendo o projeto (Bolsa Escola), porém buscou modernizá-lo. Para isso, algumas alterações foram realizadas. Assim, no segundo ano do mandato, o programa Fome Zero passou por uma revisão, passou a unificar os benefícios sociais por meio do Bolsa Família: cartão-alimentação, bolsa-alimentação, bolsa-escola e vale-gás. O benefício continuou sendo mantido pelo Ministério da Segurança Alimentar, porém agora de forma unificada, sendo pago pelo(a):
Resp.: A - Caixa Econômica Federal
11- Qual alternativa é a correta de acordo com as características e peculiaridades do Estatuto dos Artesãos, em 1563?
Resp.: B - O Estatuto dos Artesãos regulamentava o exercício desse segmento e definia como necessário ao menos 7 anos de experiência para ser considerado como artesão profissional
12 – A Lei publicada em 1960 que orientava sobre o desenvolvimento da caridade, instituindo que os pobres assistidos por ela deveriam trabalhar, mesmo quando atendidos por meio da caridade privada, foi a:
Resp.: E - Lei dos Pobres
13 – Como a Lei Eloy Chaves, em 1923, as caixas de Socorro passaram a ser denominadas:
Resp.: E – Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPS)
14 A assistência social, por sua vez, adquiriu status de política social, passando a ser responsabilidade do Estado, e não mais uma intervenção pontual que conta apenas com a sociedade civil. Entretanto, só foi regulamentada a partir da Lei Orgânica da Assistência Social, ou LOAS, promulgada em:
Resp.: B - 1993
15 – O programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atua com crianças e adolescentes entre 14 e 16 anos que estejam em situação de trabalho infantil. O programa em questão concede um subsídio financeiro às famílias que possuem adolescentes envolvidos em situações de trabalho infantil. Também realiza acompanhamento assistencial das famílias, sendo que tal acompanhamento é operacionalizado no(a)(s):
Resp.: E – as alternativas A e C estão corretas
16 – A aposentadoria concedida ao trabalhador que, por doença ou acidente, fica incapacitado para o trabalho é:
Resp.: E - Aposentadoria por invalidez
17 – A ajuda ao próximo é algo tão antigo quanto o desenvolvimento do gênero humano Martinelli (2009) nos relata que ações de ajuda ao próximo iniciaram-se no antigo Egito, Grécia, Itália e Índia, não eram empreendidas pelo Estado ou por qualquer órgão que pudesse ser tido como regulador das relações entre os homens, mas eram realizadas pela caridade privada. Provavelmente em qual ano essas ajudas iniciaram segundo a autora?
Resp.: D – 3000 a.C 
18 – No Programa Social Pro jovem, destinado a adolescentes pertencentes a famílias atendidas no Programa Bolsa Família e aos que estejam vivenciando situação de risco social ou pessoal, as intervenções são desenvolvidas por profissionais que devem estar vinculados ao(s)
Resp.: B - Centros de Referência de Assistência Social
19 – Os benefícios sociais cartão alimentação, bolsa alimentação, bolsa escola e vale gás foram unificados no governo Lula por meio do Programa:
Resp.: B - Bolsa Família
20 – O projeto Ação Jovem, hoje com a terminologia para o jovem, também é uma intervenção empreendida pelo Governo Federal. O Pro jovem, atualmente é um programa que visa ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários de adolescentes e jovens, considerando a faixa etária entre:
Resp.: A – 15 a 17 anos de idade
21) A chamada Emenda 20, como proposta para uma reforma na Previdência Social que buscava ampliar o tempo de contribuição para fins de aposentadoria, ocorreu no governo:
Resp.: B- Fernando H. Cardoso
22) Da intervenção desenvolvida junto as caixas de socorro, Behring e Boschetti (2010) informam que em 1892 fora autorizada a organização de uma caixa de socorro para funcionários da marinha, no ano de 1923, no entanto as caixas de socorro passaram a ser denominadas de aposentadoria e pensões ou CAPS, conforme a Lei Elói Chaves, em 1923. Essas caixas tinham a forma de funcionamento similar às caixas de socorro, porém, tinham financiamento do Estado e dos empresários. Quem podia usufruir dos serviços das CAPS?
Resp.: E – Brasileiros aposentados
23) Observamos assim a adesão por parte de muitos países ao que estava posto no Consenso de Washington sendo que o Brasil foi um dos países que se tornaram signatários dos princípios postos pelo receituário neoliberal, ou, como nos diz Iamamoto (2001, p. 113) o nosso país aderiu à “terapêutica neoliberal”. Para aderir os princípios neoliberais, era necessário:
Resp.: C- Reduzir a intervenção estatal nas políticas sociais.
24) No governo Itamar Franco foi desenvolvido o plano econômico, na época idealizado e executado por seu Ministro da Economia, FHC, denominado:
Resp.: D – Plano Real
25)Nova forma de regulação que não designa apenas a gestão do Estado na economia e nas expressões da questão social, mas envolve uma série de comportamentos e atitudes que passam a ser esperados dos seres humanos. Assim, entende-se como um projeto ideológico, político e econômico e não “apenas” como um projeto de regulação econômica. Definição refere-se ao:
Resp.: E – Neoliberalismo
26) A partir da Constituição Federal temos a importância da seguridade social composta por um tripé, sendo duas não contributivas e outra contributiva. Marque a opção de seguridade social contributiva:
Resp.: E – Previdência Social
27) Martinelli (2009, p.96) destaca que as intervenções iniciais de auxílio aos segmentos em situação de vulnerabilidade social ficaram conhecidas como “confrarias do deserto” que eram organizados pela caridade de grupos específicos e inicialmente constituídas para facilitar a sobrevivência de algunsgrupos durante o trânsito pelo deserto, De acordo com a autora a caridade poderia ser identificada e detentora de um caráter:
I - ideológico
II- religioso
III – familiar
IV – direito
Resp.: A – As afirmativas I e II estão corretas
28) Em 1943 que Vargas desenvolveu sua intervenção mais notória no âmbito dos direitos trabalhistas, a Consolidação das Leis Trabalhistas, ou CLT como conhecemos popularmente. Trata-se da união das leis trabalhistas existentes até então, em que foram feitas orientações sobre seguintes aspectos, EXCETO:
Resp.: E – PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
29)O recurso financeiro destinado pelo Fundo Nacional de Assistência Social é controlado:
Resp.: D - Pelos Conselhos de Assistência Social
30) O financiamento das ações na área da Política de Assistência Social é posto pela Lei n°. 8742/93 no atr. 27, que é de responsabilidade do:
Resp.: E – Fundo Nacional de Assistência Social
31) O Estado passa a intervir nas expressões da pobreza por meio do(a):
Resp.: C – Legislações
32) Na década de 1960 especificamente no ano de 1964, foi constituída a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem) que era o órgão federal responsável por idealizar ações junto a crianças e adolescentes e que organizou também uma rede estatal por meio da Fundação Estadual do Bem-Estar (Febem). A Funabem deveria substituir o(a):
Resp.: D – SAM
33) O plano econômico que determinou o confisco das poupanças dos correntistas foi:
Resp.: A- Plano Collor I
34) A única tentativa de intervenção na área social por parte do governo Itamar Franco foi o:
Resp.: E – Plano de Combate á Fome e a Miséria e pela Vida
35) A instituição criada no Governo Vargas com o objetivo inicial de organizar e administrar nacionalmente as escolas de aprendizagem para industriários é:
A - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
36) A Instituição social criada em 1942 com a finalidade inicial de atender as famílias das “pracinhas” envolvidos com a Segunda Guerra Mundial foi:
Resp.: D – A Legião Brasileira de Assistência
37)A partir de que, o Estado passou a ter primazia de responsabilidade na condução das políticas sociais?
Resp.: E – A partir da Constituição Federal de 1988
38) Os postulados de Keynes propunham o Estado como um sistema de proteção Social consolidado e firme para atender todas as pessoas que dele necessitassem. Esse padrão é denominado Estado:
Resp.: A - de Bem-Estar Social
39) Qual Alternativa é a correta de acordo com as características e peculiaridades da Lei de Domicílio de 1662?
Resp.: C – Impedia que os trabalhadores se mudassem dos municípios onde trabalhavam sem uma comunicação prévia as autoridades.
40) Nos momentos de grande expansão, há uma elevação das taxas de lucro que são combinadas a elevados ganhos de produtividade. Por outro lado, os períodos de crise são tipificados por inexistência de demanda, recessão, desemprego e subemprego. As organizações, principalmente privadas com fins lucrativos buscam comprar ou fundir-se com os concorrentes ou empresas do mesmo segmento para:
Resp.: B - Deter hegemonia do mercado.
41) Couto (2010) afirma que o argumento de Fernando Collor e de todo o seu corpo de ministros era de que os direitos sociais alcançados e postos na Constituição de 1988 tornavam o país ingovernável, ou seja, não seria possível que ele se desenvolvesse economicamente. Para não comprometer o nosso desenvolvimento econômico era preciso reduzir os investimentos necessários á manutenção dos serviços relacionados á política social. Diante disso, a única instituição mantida pelo então presidente, foi o(a):
Resp.: B - Legião Brasileira de Assistência (LBA)
42) Na Constituição de 1824 é feita uma menção, em seu artigo 179 de que devia ser prestado socorro ás Casas de Caridade pelas:
Resp.: A - Câmaras
Discursivas
1) Em que consistiam os projetos empreendidos para o desenvolvimento agropecuário na década de 1970?
R: Consistiam na modernização na agricultura, com o desenvolvimento rural viu-se associado ao desenvolvimento sustentável a fim de melhorias na qualidade de vida da população, conjugando distribuição de renda, melhorias nos serviços sociais, incorporando às dimensões econômicas, sociais e as preocupações com o meio ambiente.
2) Qual a finalidade inicial da instituição LBA criada em 1942?
R: fundado em 28 de agosto de 1942, pela então primeira-dama Darcy Vargas, com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados à Segunda Guerra Mundial, contando com o apoio da Federação das Associações Comerciais e da Confederação Nacional da Indústria.
3) Qual o objetivo do Programa Brasil Carinhoso, criado no governo Dilma?
R: O Brasil Carinhoso foi organizado para atender famílias com crianças de 0 a 6 anos, tendo em vista o objetivo de retirá-las da situação de extrema pobreza presente em suas realidades. A intervenção seria operacionalizada por meio da transferência de renda para as famílias, mas também combinaria a essa transferência de renda ações empreendidas na área da educação, da saúde e da segurança alimentar e seria viabilizada para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família.
4) Cite algumas características do movimento de reconceituação do Serviço Social?
R: Romper com o conservadorismo; elevação do padrão técnico, científico e cultural dos profissionais de assistência social; reivindicação de funções não apenas executivas na programação e implementação de projetos de desenvolvimento...
5) Explique a permuta (barganha) entre a caridade e o trabalho, de acordo com as leis dos pobres.
R: Quem tinha “ajuda” precisava retribuir com trabalho, tal como posto nas diversas versões das Leis dos Pobres. Algo como uma contrapartida necessária para quem era beneficiado, ou, então, quem trabalhava tinha alguns poucos direitos, como ter um salário. Assim, o que tais legislações buscavam era garantir que todas as pessoas que tivessem capacidade pudessem trabalhar, sendo esta uma forma de “forçar” o trabalho.
6) De acordo com Behring e Boschetti (2010), como era a intervenção estatal nas expressões da pobreza?
R: Era necessário que o poder público gerasse emprego ou qualquer outra forma de renda, para que as pessoas pudessem consumir. Assim, é idealizado que o Estado consiga alcançar o pleno emprego. Por meio dele será possível gerar renda para uma grande parcela da população e, se tal população possuir renda, voltará a consumir e o mercado retomará o seu crescimento. Porém, para aqueles que não conseguirem ter suas necessidades atendidas pelo mercado, cabe também ao Estado proporcionar uma “renda” para que essas pessoas possam consumir. A principal intervenção do Estado nesse sentido seria com os idosos, pessoas com deficiência ou crianças. Isso porque seriam segmentos que nem sempre teriam condições para o trabalho, decorrentes do próprio estágio de desenvolvimento que vivenciam.
7) Qual a principal metodologia aplicada pelo Serviço Social até a década de 1950 e em que consistia?
R: Era uma prática assistencialista embasada nos dogmas da Igreja Católica.
8) Conceitue projetos societários?
R: O projeto societário é considerado um projeto com propostas e demandas para atender uma sociedade a ser construída, com amplitude e exclusividade no âmbito macroeconômico. Possui dimensões políticas, não necessariamente partidárias, mas estabelece uma relação de poder dentro do projeto hegemônico, pode sofrer transformações sociais, renovações e mudanças socioeconômicas decorrentes do contexto histórico, cultural que se apresentam devido ao pluralismo. Segundo Netto, (1999), “os projetos societários aprestam uma imagem de sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-la e que privilegiam certos meios (materiais e culturais) para concretizá-la. Constituem-se em projetos macroscópicos, para o conjunto da sociedade”.
9) Qual a definição de programas, conforme o artigo 24 da Lei Orgânica da Assistência Social?
R: Art. 24. Os programas de assistênciasocial compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.
10) Explique o que eram as Caixas de Aposentadoria e Pensão Social (CAPS)
R: tinham a forma de funcionamento similar às Caixas de Socorro, porém com financiamento do Estado e de empresários. Buscavam atender às demandas dos trabalhadores nos momentos em que não pudessem mais trabalhar, seja por motivo de doença, invalidez ou idade. Os primeiros segmentos que tiveram autorização do Estado para organizar as Caps foram os ferroviários e os marítimos. E, assim como os demais que conseguiram autorização para organizá-las, foram privilegiados, porque eram trabalhadores necessários ao modo de produção capitalista.
Anotações:
Em 1943 que Vargas desenvolveu sua intervenção mais notória no âmbito dos direitos trabalhistas, a Consolidação das Leis Trabalhistas, ou CLT como conhecemos popularmente. Trata-se da união das leis trabalhistas existentes até então, em que foram feitas orientações sobre seguintes aspectos: carteira de trabalho, jornada de oito horas diárias, férias remuneradas, salário-maternidade, necessidade de segurança e Medicina do Trabalho, entre outros.
Reconceituação do Serviço Social
Foram as inúmeras transformações que ocorreram entre as décadas de 60 até 90 – e atualmente – influenciaram na formação profissional acadêmica e na organização política da categoria profissional de assistentes sociais, bem como da sociedade. A Reconceitualização do Serviço Social surge paulatinamente em toda a América Latina em 1930 até a segunda metade de 1960, nos países com desigualdades sociais. Foi criado para dar resposta aos questionamentos da sociedade ao serviço social tradicional, e para atendimento das reais necessidades da América latina, em confronto com governos imperialistas e capitalistas.
O movimento de reconceituação germinou no interior da categoria, tendo como causa o acirramento das contradições ou aumento das desigualdades sociais, e também a inadequação do Serviço Social para atendimento destas demandas brasileiras, pois toda a sua fundamentação teórica vinha de outros países e não atendiam a situação brasileira.
O seu significado foi e é principalmente a ruptura com o conservadorismo e o tradicionalismo do serviço social.

Outros materiais