Buscar

AD1 introdução a Informática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluna: Beatriz Oliveira da Sila
Curso: Administração Pública
Tema: O uso das tecnologias na educação 
No começo dos anos 1990, com a criação do World Wide Web pela CERN, iniciou-se a internet conhecida nos dias de hoje. Com a explosão mundial de uma tecnologia que era restrita aos norte-americanos, a internet foi se integrando à sociedade tão rapidamente que hoje em dia a sua democratização é uma das metas do milênio da Organização das Nações Unidas e o seu uso é um dos principais atrativos para os jovens se interessarem pela educação.
Com os milhares de conteúdos disponíveis na rede, como filmes, jornais, revistas e eBooks (ou livros digitais), o conhecimento torna-se muito mais fácil de se obter e, com isso, as propostas de educação que utilizam a tecnologia se tornam muito mais atraentes do que apenas utilizar o método tradicional de ensino.
Um bom exemplo disso, são as plataformas de ensino adaptativos, que ganham cada vez mais espaço entre as instituições de ensino, por darem mais autonomia aos alunos e personalizarem o processo de ensino, utilizando-se de jogos relacionados ao assunto abordado, videoaulas, testes preparatórios e do fácil acesso a essas plataformas, que podem não só ser utilizadas através do computador, mas também a partir de aplicativos disponibilizados no smartphones, que estimulam ainda mais os estudantes, pelo fato do acesso à internet pelo celular ser o mais utilizado entre os jovens atualmente.
O uso da tecnologia, também permitiu a criação de cursos à distância, que chegam com uma proposta de ensino flexível para quem não tem disponibilidade de estudar nos horários disponíveis nos cursos presenciais. O modelo EaD, além de exigir mais do aluno, por ele ter que autodisciplinar o seu tempo, é outro espaço educacional que faz uso de plataformas de ensino online, como a mais popular delas, a plataforma Moodle, que com mais de 25 mil instalações e 360 mil cursos em 155 países é um ambiente modular de aprendizagem dinâmica, encontrada principalmente em faculdades à distância, por ela ser de fácil manuseio e suportar milhares de alunos em uma única instalação. Esse sistema de gestão de aprendizagem, se baseia no construcionismo, uma filosofia educacional que acredita que o conhecimento é construído na mente do estudante e, assim, esse sistema é focado no aluno e não no professor.
Outra prova que o fator tecnologia mais educação é muito importante hoje em dia, é a alocação de alunos por sala de aula, que restringe as interações entre os presentes em determinada sala, e algumas vezes chega aos que frequentam a cantina da escola. Diferentemente da combinação entre aprendizagem cooperativa e aprendizagem 
baseada na necessidade de resolver um problema, que é dificultada pelos limites da sala de aula, mas através dos ambientes virtuais a interação não se restringe apenas a determinada sala de aula, mas sim a todos que tem interesse pelo mesmo assunto.
Contudo, para que essas plataformas adaptativas tenham o melhor desempenho possível, os gestores públicos precisam entender como as redes de ensino, a formação de professores e o uso de recursos e infraestrutura devem se adaptar na elaboração de planos educacionais em conjunto com os meios tecnológicos. Ele precisará pensar na relação que vai se estabelecer entre professor e aluno, nos problemas que a tecnologia precisa resolver e qual será o seu impacto no aprendizado subsidiado por objetos digitais de aprendizagem.
Referências:
	GARCIA, Wilton. Educação, tecnologia e subjetividade: aproximações estratégicas. InterSciencePlace 1.16 (2015). Disponível em:
http://ww.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/157/156
Acesso em: 01/08/2016
	DE MENEZES, Crediné Silva, et al. Educação a distância no Ensino Superior–Uma proposta baseada em Comunidades de Aprendizagem usando Ambientes Telemáticos. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 1. No. 1. 2002. Disponível em:
http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/176/162
Acesso em: 05/08/2016
	OLIVEIRA, Vinicius. No Teachers College, tecnologia faz do professor agente de transformação. 2015. Disponível em:
http://porvir.org/teachers-college-tecnologia-faz-professor-agente-de-transformacao/
Acesso em: 07/08/2016
	SABBATINI, Renato ME. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via internet: a plataforma moodle. Campinas: Instituto Edumed, 2007. Disponível em:
http://www.renato.sabbatini.com/papers/PlataformaMoodle.pdf
Acesso em: 10/08/2016
	PORVIR. Tecnologia na Educação: Recomendações e experiências para transformar a maneira como se ensina e aprende a partir do uso de ferramentas digitais. Porvir. 
http://porvir.org/especiais/tecnologia/
Acesso em: 11/08/2016
	ROSA, Fernanda R. Aprendizagem móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas atuais e perspectivas futuras. Fernanda R. Rosa; Gustavo S. Azenha. – São Paulo: Zinnerama, 2015. Disponível em:
http://porvir.org/wp-content/uploads/2015/08/Columbia_Aprendizagem_Movel_Integra.pdf
Acesso em: 13/08/2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais