Buscar

Criminologia - Aula 2 - Positivismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Criminologia
Aula 2 – Positivismo
Acerca do positivismo criminológico, assinale a assertiva correta: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Delegado de Polícia - adaptada)
	 
	O positivismo criminológico caracteriza - se, entre outros aspectos na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.
A _________surgiu na Europa, influenciada pelos fisiocratas e iluministas; possui três fases: antropológica, sociológica e jurídica; priorizou os interesses sociais aos individuais. Em 1876, foi publicado o livro ¿O homem delinquente¿, que instaurou um período científico de estudos criminológicos, assim, é conhecida ainda como ¿surgimento da fase científica da criminologia¿. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
	 
	Escola Positiva
A escola positivista, primeira escola de criminologia, faz nascer o estudo científico do crime e, principalmente, do criminoso. Segundo essa teoria, marque a opção correta:
	 
	Consoante um dos defensores dessa escola, o criminoso seria uma peça quebrada de um relógio; por esse motivo vem a comprometer o funcionamento do relógio, e por isso, deve ser descartada e substituída por outra
Ainda presente nos dias de hoje, a análise da personalidade do réu é usada para o cálculo e definição de pena, assim como:
	 
	Seus antecedentes, culpabilidade e sua conduta social.
Analise as assertivas abaixo e considerando as principais características da escola positivista, marque a opção correta:
	 
	O positivismo é considerado como a primeira escola da criminologia, surgida a partir do desenvolvimento das ciências naturais
"Ferri ampliava em uma completa e equilibradda síntese o quadro dos fatores do delito, dispondo-os em 3 classes: fatores antropológicos, físicos e sociais" (Baratta, Alessandro. Criminologia crítica e crítica ao direito penal. Ed. Freitas Bastos). Ferri, mesmo sendo um autor positivista, inovou e ampliou os conceitos trabalhados por Lombroso. Considerando que o projeto do novo CP pretende definir como crime a atual contravenção do jogo do bicho, amoldando-se numa política de tolerância zero, que outra teoria, além da assertiva acima, foi desenvolvida por Ferri e que se coaduna com o fato narrado?
	 
	Os substitutivos penais, que consistiam na punição de condutas menos graves para previnir crimes mais graves
Lombroso foi o criador da escola positivista, considerada a primeira escola de criminologia. Esta escola tinha como objeto o estudo do criminoso, segundo sua anatomia, usando cadáveres de criminosos e partes de seus corpos, o autor desenvolveu várias análises e conclusões sobre as motivações do crime. Podemos afirmar que Lombroso, durante este estudo concluiu que:
	 
	a disfunção patológica do criminoso se exteriorizava em sua aparência. Assim ele estudou, inclusive, as vísceras de criminosos, seus crânios e maxilares.
Lombroso foi o fundador da escola positivista criminológica, para ele a disfunção patológica se exteriorizava na aparência e no comportamento do sujeito, que podiam ser estudadas para que se pudesse identificar o criminoso pela sua:
	 
	Aparência.
Marcos, por ter praticado um furto é preso, tendo sido negada a suspenção condicional do processo é condenado, tendo sua pena agrava, e negada pena alternativa, tudo isto por ser reincidente em crime doloso, mesmo já tendo cumprido a pena do delito anterior. Segundo os estudos sobre o positivismo e suas permanências, marque a opção correta sobre a reincidência e sua atual análise segundo a criminologia:
	 
	É um resquício de um direito penal do autor, pois não está se julgando o fato, mas "quem é" o delinquente
Moniz Sodré negava a igualdade entre os homens e entendia que a pena deveria ser proporcional não ao delito, mas:
	 
	À inadaptação do sujeito à vida social.
No final do século XIX, Ferri foi um dos fundadores do positivismo criminológico e foi dele a "teoria dos substitutivos penais". Assim, marque a opção que melhor explica esta teoria:
	 
	Ela defende a punição de condutas menos graves para prevenir crimes mais graves
	
No final do século XIX Ferri foi um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento do positivismo criminológico e foi dele a teoria dos ¿relógios quebrados¿, que muito se assemelha com o atual funcionalismo sistêmico em vigor na Alemanha, defendida por Jakobs, segundo o qual o criminoso é uma disfunção no sistema que está presente na sociedade. Assim, marque a opção que melhor se adequa a esta teoria positivista
	 
	A sociedade é um relógio e o criminoso uma peça defeituosa que deve ser substituída
Numa pesquisa recente foi verificado que os pretos são considerados os que têm menos oportunidades na vida e os pardos os que mais se parecem com um criminoso. (Almeida, Carlos Alberto. A cabeça do brasileiro. Ed. Record). Assim, analisando a assertiva e o positivismo criminológico, marque a opção correta:
	 
	Este resultado reflete o estereótipo do criminoso que o positivismo de Lombroso ajudou a legitimar cientificamente no séc. XIX
O positivismo, corrente filosófica que se propôs a descrever a ciência no século XIX, teve um profundo impacto no estudo da criminologia. Suas principais influências podem ser verificadas em autores como Lombroso, Ferri e Garófalo. Sobre esses, podemos dizer que:
	 
	Lombroso advogava a ideia de um criminoso nato e uma parte dos indivíduos já nascia com uma disfunção patológica que o levaria ao crime;
	
O positivismo é considerado a primeira escola de Criminologia. Com a Revolução Industrial no século XIX, o desenvolvimento do capitalismo e das ciências naturais, bem como o aumento da criminalidade, nasce o estudo científico do crime e, principalmente, do criminoso . Assim, assinale a afirmativa correta.
	 
	O positivismo fez estudos sobre anatomia do criminoso
¿Os homicidas, os arrombadores, têm cabelos crespos, são deformados no crânio, têm possantes maxilares, zigomas enormes e freqüentes tatuagens...¿ (Lombroso, César. O homem delinqüente. Ricardo Lenz Editor). O positivismo é considerado a primeira escola de criminologia e teve como Lombroso seu principal articulador. Analisando tal escola, marque a opção correta:
	 
	O positivismo foi uma ciência que tinha como fim estudar as motivações biológicas do criminoso e suas características
Um jovem é preso ao ser pego pixando muros numa rua residencial, vindo a sofrer as duras penas da lei em atendimento ao modelo de Lei e Ordem, que visa reprimir crimes mais graves, o qual se assemelha à teoria dos substitutivos penais, criada por um dos adeptos da escola positivista. Com isto, é possível afirmar que para tais teorias:
	 
	deve-se buscar a prevenção do delito punindo condutas menos graves, porém, perigosas, como a mendicância
Um juiz de uma vara criminal da capital ao condenar um réu acusado por furto define sua pena no máximo legal baseado, tão somente, em anotações de infrações cometidas quando era adolescente informando que tal fato já demonstra uma índole voltada para o crime. Verificando que tal decisão segue um modelo concernente a um direito penal do autor, aponte qual Escola criminológica se baseia tal fundamento.
	 
	Positivismo

Outros materiais

Outros materiais