Buscar

Documento

Prévia do material em texto

Código de referência da questão.1a Questão
Assinale a alternativa cuja ideia apontada nos parênteses corresponde à relação, estabelecida por meio do elemento coesivo em destaque.
	Embora o financiamento federal tenha aumentado cerca de quatro vezes desde o início da última década, a porcentagem do orçamento federal destinada ao setor de saúde não cresceu [...]. (explicação)
	Além disso, é preciso garantir ao SUS sua sustentabilidade política, econômica, científica e tecnológica. (condição)
	No entanto, o SUS é um sistema de saúde em desenvolvimento que continua a lutar para garantir a cobertura universal e equitativa. (razão)
	As bases legais e normativas já foram estabelecidas e já se adquiriu bastante experiência operacional. (explicação)
 Certo	À medida que a participação do setor privado no mercado aumenta, as interações entre os setores público e privado criam contradições [...]. (proporcionalidade)
 
Ref.: 201603602418	
 Código de referência da questão.2a Questão
(ENEM 2011) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, como também de problemas como morte inesperada e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. (ATALIA, M. Nossa vida. In: Revista Época. 23 mar. 2009.) As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:
 Certo	a expressão "Além disso" marca uma sequenciação de ideias.
	o termo "como", em "como morte súbita e derrame", introduz uma generalização.
	o conectivo ¿mas também¿ inicia oração que exprime ideia de contraste.
	o termo "Também" exprime uma justificativa.
	o termo "fatores" retoma coesivamente "níveis de colesterol e de glicose no sangue".
 
Ref.: 201603602423	
 Código de referência da questão.3a Questão
Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições: I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical. II. A coesão não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações. III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto. IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância. V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
	Apenas V está correta.
	II e IV estão corretas.
	II, IV e V estão corretas.
	I e III estão corretas
 Certo	I, III e V estão corretas.
 
Ref.: 201603602419	
 Código de referência da questão.4a Questão
Assinale a opção que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto a seguir. O fenômeno da globalização econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social. (Adaptado de texto da Revista do TCU, nº82).
	Quando - de que
	Portanto - de que
	Porquanto - ao que
 Certo	Não obstante - com que
	De maneira que - a que
Explicação:
Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".
Observe que no trecho podemos entender: "Apesar da estonteante rapidez e abrangência com que tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social."
 
 
Ref.: 201603602422	
 Código de referência da questão.5a Questão
(CMRJ/98) A conjunção sublinhada no trecho ¿... desde que o italiano Galileu Galilei apontou sua rudimentar luneta para o céu¿ está empregada em sentido:
	concessiva
	condicional
	causal
	proporcional
 Certo	temporal
Explicação:
Temporal porque estabelece o tempo da ação. A expressão desde que estabelece uma relação de tempo, ou seja, o tempo em que a ação ocorreu é marcado pela oração introduzida por desde que.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes