Buscar

Vascularização dos MMSS Estudo Dirigido

Prévia do material em texto

Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns | Medicina
Monitoria de Anatomia Humana 2016.1
Vascularização dos MMSS – Estudo Dirigido
Monitor responsável: Lucas Marinho
Aluna: Thamires Emyle R. Siqueira
Quais as principais veias superficiais do membro superior e qual o percurso delas desde a rede venosa dorsal até a veia axilar?
As principais veias são a cefálica e a basílica originadas a partir a rede venosa dorsal. 
A veia cefálica ascende no tecido subcutâneo a parit da face lateral da rede venosa dorsal, prosseguindo ao longo da margem lateral do punho e da superfície anterolateral da região proximal do braço e do antebraço. Anteriormente ao cotovelo, se comunica com a veia intermédia do cotovelo – essa se comunica com a veia basílica. A veia cefálica segue entre o sulco deltopeitoral (entre os músculos deltoide e peitoral maior) e entra no trígono clavipeitoral, perfurando a membrana costocoracóide e unindo- se a parte terminal da veia axilar.
Veia basílica surge da extremidade medial da rede venosa dorsal ao longo da face medial do antebraço e da parte inferior do braço. Passa profundamente perto dos dois terços médio e inferior do braço , perfurando a facia do braço e seguindo superiormente paralela à artéria braquial e ao nervo cutâneo medial até a axila, onde se funde com as ceias acompanhantes da artéria axilar para formar a veia axilar
A veia intérmedia do antebraço começa na base do dorso do polegar e curva-se ao redor da região lateral do punho e ascende no meio da face anterior do antebraço entre as veias basílica e cefálica. 
Explique o que são veias perfurantes e veias acompanhantes e quais os benefícios fisiológicos que elas proporcionam.
A veias perfurantes proporcionam a comunicação entre as veias superficiais e profundas, perfurando a aponeurose levando o sangue superficial para o profundo. Quando ocorre o inverso elas se dilatam causando varizes.
Veias acompanhantes acompanham artérias profundas e uma rede irregular de ramos. ocupam uma bainha vascular relativamente inflexível com as artérias que elas acompanham. Como resultado, elas são esticadas e achatadas à medida que a artéria se expande durante a contração do coração, o que auxilia na condução do sangue venoso em direção ao coração.
Cite os limites anatômicos da artéria axilar, suas partes e os seus ramos.
Primeira parte: entre a margem lateral da 1ª costela e a margem medial do peitoral menor, é envolvia pela bainha axilar e possui um ramo: a artéria torácica superior.
Segunda parte: posteriormente ao peitoral menor e possui dois ramos – arteia toraco-acromial e torácica lateral, que seguem medialmente e lateralmente.
Terceira parte: da parte lateral do peitoral menor até a margem inferior do redondo maior e possui três ramos. A artéria subescapular, artéria circunflexa anterior do úmero e artéria circunflexa posterior do úmero
Cite os principais ramos (no braço) que têm origem da artéria braquial e qual ganho eles proporcionam em caso de garroteamento ou lesão da artéria braquial.
Os principais ramos são: artéria braquial profunda, artéria nutícia do úmero, artéria colateral ulnar superior e artéria colateral ulnar inferior.
É possível interromper o fluxo sanguíneo manualmente o cirurgicamente (hemostasia) na artéria braquial pois existe anastomoses ao redor do cotovelo que permite circulação colateral na artéria ulnar e radial.
Quais artérias têm origem da artéria braquial, na fossa cubital? E, qual origem e ramos da artéria interóssea comum?
Na fossa cubital, divide-se em artérias radial e ulnar. A artéria interóssea comum, um ramo curto da artéria ulnar, origina-se na parte distalda fossa cubital e divide-se quase imediatamente nas artérias interósseas anterior e posterior.
Quais veias são mais comumente utilizadas para coleta de sangue?
Devido a proeminência e acessibilidade, são as veias da fossa cubital, geralmente sendo a veia intermedia do cotovelo ou a veia basílica.
Quais ramos participam da formação dos arcos arteriais carpais dorsal e palmar?
Os ramos carpais palmar e dorsal participam da anastomose arterial periarticular no punho por meio de anastomose com os ramos correspondentes da artéria ulnar e ramos terminais das artérias interósseas anterior e posterior, formando os arcos carpais palmar e dorsal.
Qual importância das anastomoses arteriais na região da articulação do cotovelo?
Anastomoses permitem uma via de circulação colateral em caso de obstrução. Isso é importante já que o cotovelo é articulado de forma bastante móvel.
Cite quais veias fazem a drenagem profunda do antebraço e quais suas origens?
Se originam do arco venoso profundo da mão; da região medial: veias lunares; da região lateral: veias radiais. 
Quais principais vasos formadores dos arcos arteriais palmares profundo e superficial?
Arco palmar superficial: um dos ramos terminais da artéria ulnar e completado na região lateral pelo ramo superficial da artéria radial ou outro de seus ramos.
Arco palmar profundo: anastomose entre a artéria radial – pois é a continuação dessa artéria- e o ramo profundo da artéria ulnar (completa na face media).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes