Buscar

RESPOSTA A ACUSAÇÃO CASO CONCRETO 3

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CRMINAL DA COMARCA XXXX -(ESTADO)
MATEUS (sobrenome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador de RG (número), (órgão emissor), inscrito no CPF sob o (número), residente e domiciliado na (endereço), (bairro), (cidade), (estado), CEP (número), vem respeitosamente, por meio de seu advogado que este subscreve, com endereço profissional na (endereço), (bairro), (cidade), (estado), CEP (número), com fundamentos nos arts. 396 e 396-A do Código de Processo Penal, apresentar RESPOSTA À ACUSAÇÃO, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
O acusado foi denunciado pelo Ministério Público como incurso nas penas previstas no art. 217-A, §1º, c/c art.234-A, III do Código Penal, por um crime praticado contra MAÍSA de 19 anos de idade.
Ocorre que na peça acusatória, a conduta delitiva atribuída ao acusado foi narrada nos seguintes termos: Que no mês de agosto de 2016, em dia não determinado, Mateus dirigiu-se à residência de Maísa, ora vítima, para assistir, pela televisão, a um jogo de futebol. Naquela ocasião, aproveitando-se do fato de estar a sós com Maísa, o denunciado constrangeu-a a manter com ele conjunção carnal, fato que ocasionou a gravidez da vítima, atestada em laudo de exame de corpo de delito. 
No entanto, embora não se tenha valido de violência real ou de grave ameaça para constranger a vítima a com ele manter conjunção carnal, o denunciando aproveitou-se do fato de Maísa ser incapaz de oferecer resistência aos seus propósitos libidinosos assim como de dar validamente o seu consentimento, visto que é deficiente mental, incapaz de reger a si mesma. Nos autos, havia somente a peça inicial acusatória, os depoimentos prestados na fase do inquérito e a folha de antecedentes penais do acusado. 
O denunciado ressaltou que a vítima não era deficiente mental, que já a namorava havia algum tempo e que mora com sua avó materna OLINDA e sua mãe ALDA, que elas sabiam do namoro e que todas as relações que manteve com a vítima eram consentidas.
Salienta-se, que a vítima não quis dar ensejo à ação penal, tendo o promotor agido por conta própia e que não há provas matérias na denúncia sobre a debilidade mental da vítima. 
DO MÉRITO
A denúncia não merece prosperar tendo em vista, a ilegitimidade ativa do Parquet como autor da ação penal, pois conforme o art. 225 CP: 
Art. 225 Nos crimes definidos dos capítulos I e II deste título, procede-se mediante ação penal pública condicionada à representação.
INÉPCIA DA DENÚNCIA
A denúncia diz que a vítima era deficiente mental, mas, apenas junta nos autos exame de corpo de delito onde atesta que a suposta vítima está grávida, faltando provas materiais da debilidade mental da Sra. MAÍSA.
Assim, vem requerer a absolvição sumária por manifesta atipicidade, por consideração do desconhecimento do agente da circunstância que fazia presumir a violência ( debilidade mental da vítima).
ART. 397 do CPP- Após o cumprimento do disposto no Art. 396-A, e parágrafos deste código o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar:
II- A existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade. 
DOS PEDIDOS
1-Por todo o exposto, espera respeitosamente de Vossa Excelência a absolvição sumária do acusado, na forma do art. 397, inciso III do CPP.
2- Caso assim não entenda, o réu provará sua inocência no curso da instrução.
3- Por oportuno, requer a oitiva de testemunhas abaixo arroladas para prestarem esclarecimentos a respeito dos fatos narrados. 
Termos em que,
Pede e espera deferimento.
OAB/UF 
28 de Novembro de 2016 
Rol de testemunhas:
1- OLINDA (sobrenome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portadora de RG (número), (órgão emissor), inscrita no CPF sob o (número), residente e domiciliada (endereço), (bairro), (cidade), (estado), CEP (número).
2- ALDA (sobrenome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portadora de RG (número), (órgão emissor), inscrita no CPF sob o (número), residente e domiciliada (endereço), (bairro), (cidade), (estado), CEP (número).

Continue navegando