Buscar

Experimento dos sabões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Experimento dos sabões
Material e reagentes:
Solução alcoólica de KOH 5%
Solução de CaCl2 10%
Óleo de Soja 
Tubos de Ensaio
Estante para Tubos
Banho-Maria
Pipetas
Água destilada
Pera
Pinça de madeira
Parte experimental
	Em 4 tubos de ensaios marcados com A (reação de saponificação), B (controle do teste de emulsão), C (teste de emulsão), D (teste de espuma) e E (teste de precipitação).
	No tubo A, adicionou-se 2ml de óleo de soja e 5ml de solução de KOH, ambos medidos com uma pipeta de 5ml, misturado e levado para o banho maria fervente por 10 min, formando um sabão turvo, esbranquiçado.
	No tubo B, adicionou-se 2ml de água e 2ml de óleo, medidos com uma pipeta de 2ml, ficando dividido em duas fazes bem definidas, aquosa em baixo e a oleoso em cima.
	No tubo C, adicionou-se 2ml de água, 2 ml de óleo e 1ml de sabão (mistura do tubo A), medidos em uma pipeta de 2ml. Os reagentes misturaram-se e ocorreram a emulção.
	No tubo D, adicionou-se 2ml de água e 1ml de sabão, medidos com uma pipeta de 2ml, e agitado vigorosamente. A mistura ficou homogênea.
	No tubo E, adicionou-se 2ml de sabão, medidos com uma pipeta de 2ml, e 0,5ml de solução de CaCl2, medidos com uma pipeta de 1ml. A mistura ficou homogenia na forma de uma pasta gelatinosa.

Outros materiais