Buscar

Experimento 13 – Síntese das Resinas Anilina Formaldeido, Fenol Formaldeido e Resorcinol Formaldeido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Experimento 13 – Síntese das Resinas Anilina-Formaldeido, Fenol-Formaldeido e Resorcinol-Formaldeido
Material e reagentes:
Anilina 
Ácido clorídrico 6M e conc.
Formaldeido 12M
Ácido acético glacial
Fenol
Resorcinol
Hidróxido de potássio
Ácido sulfúrico conc.
Tubos de ensaio
Funil 
Bastão de vidro
Béquer 
Pinça 
Espátula
Bico de Bunsen 
Parte experimental:
Parte 1 – Resina Anilina-Formaldeído
	Primeiramente em um béquer, adicionou-se 2,5ml de anilina e 3ml de solução de ácido clorídrico 6M, amos medidos com uma pipeta, e deixou-se resfriar (solução de hidrocloreto de anilina). 
	Em um tubo de ensaio adicionou-se 1ml de formaldeido, e rapidamente adicionado também a solução de hidrocloreto de anilina, sob agitação constante. Enquanto a solução estava sendo agitada ela trocou de cor, passando de esbranquiçada até chegar ao tom amarelado com porosidade.
Parte 2 – Resina Fenol-Formaldeído
 	Em um tudo de ensaio foi adicionado 1,5ml de formaldeido, com auxílio de uma pipeta de 1ml), 2,5ml de ácido acético, medidos com uma pipeta de 5ml, 1,137g de fenol, pesado em uma balança semi-analítica com auxílio de um vidro relógio, e 2,5ml de ácido clorídrico, medidos com uma pipeta de 5ml.
	A solução foi agitada, e começou a mudança de cor. Primeiramente era transparente, ficou esbranquiçado e no final tornou-se rosa endurecido.
Parte 3 – Resina Resorcinol-Formaldeido 
	Em um primeiro momento, foram adicionados, em um tubo de ensaio, 1,017g de resorsinol, pesados em uma balança analítica, 20ml de água destilada, medidos com uma proveta, e 1,5ml de formaldeido, medidos em uma pipeta de 2ml, e com auxílio de uma pinça de madeira transferiu-se o tubo de ensaio sob o bico de Bunsen. Quando a solução entrou em processo de ebulição, retirou-se do bico de Bunsen e rapidamente adicionou-se 3 gotas de hidróxido de potássio 3M. Ocorreu uma reação exotérmica e a solução ficou da cor avermelhada e endureceu.
	Em um segundo momento em um tubo de ensaio, adicionou-se 1,004g de resorcinol, pesados em uma balança analítica, 20ml de água destilada, medidos em uma proveta de 20ml, e 1,5ml de formaldeído, medidos em uma pipeta graduada de 2ml. Imediatamente, levou-se a mistura para o bico de Bunsen, para aquecer, e adicionou-se 0,3ml de ácido sulfúrico conc., medidos com uma pipeta de 1ml. A mistura se expandiu e ficou divida em duas cores, vermelho forte e roxo.

Outros materiais