Buscar

Atividade Avaliativa- Unidade 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa- Unidade 5
Na expansão da crise dos anos de 1930, os países desenvolvidos passaram a utilizar medidas protecionistas com a intenção de proteger suas indústrias e começaram a reduzir suas importações de produtos primários. No Brasil, a dependência de capital externo, decorrente das exportações para compra e investimento nos bens de capital, começou a ser preocupante. Para suprir a escassez desses capitais, passou-se a defender uma política para reduzir a dependência externa e estimular o aumento da produtividade interna, por meio do Processo de Substituição de Importações (PSI).
Com relação ao texto acima, responda: qual motivo conduz ao PSI? Qual é a sua finalidade? Quais mecanismos de proteção foram adotados pelas indústrias? Qual era a função do Estado no processo?
A crise a crise na indústria cafeeira e a extensão da crise mundial foram fundamentais, pois os países desenvolvidos passaram a utilizar medidas protecionistas com a intenção de proteger suas indústrias e começaram a reduzir suas importações, com a dependência do capital externo o Brasil estimulou o aumento da produtividade interna.
Tem a finalidade de atender a demanda interna, substituindo gradativamente os produtos importados tornando assim o país mais industrializado, aumentar a produção aumentando a renda nacional e a demanda interna e a competitividade.
Investimentos de infraestrutura; Indústria nacional: a industrialização adquire força para se expandir; Financiamento de capital fixo e de giro à indústria; Incentivo à indústria nascente.
O estado tinha função nos aspectos de planejamento e protecionismo. O planejamento, no sentido de dar maior eficiência à locação dos recursos, e no protecionismo, quando desvaloriza o câmbio e estabelece tarifas às importações, com o intuito de tornar as indústrias nacionais mais competitivas para contrabalançar as diferenças da produtividade dos países desenvolvidos.

Outros materiais